Escolher qual carreira seguir não é uma tarefa fácil para grande parte das pessoas, principalmente para os jovens que estão iniciando a primeira graduação. O momento de definição da vida acadêmica e profissional precisa de auxílio. Por isso, para quem quer ser um engenheiro, por exemplo, pode ser de grande ajuda assistir a filmes sobre engenharia.

Obras audiovisuais, sejam de ficção, sejam de histórias baseadas em fatos, são capazes de passar conteúdos muito relevantes sobre diversas áreas profissionais. Assim, filmes sobre profissões podem ser considerados excelentes ferramentas de reflexão para estudantes que querem iniciar uma graduação, mas não sabem qual caminho seguir.

Neste post, vamos mostrar 7 filmes aos quais todo estudante de engenharia deverá assistir se quiser trabalhar na área. Confira!

1. O Jogo da Imitação

Atualmente, um profissional no mercado de trabalho deve ter pensamento lógico e estratégico, não importa a área que deseja seguir. A estratégia e o trabalho em equipe são ações fundamentais para que uma pessoa consiga se desenvolver cada vez mais dentro de uma empresa e aumente a sua produtividade aprendendo com os outros.

O filme “O Jogo da Imitação”, dirigido por Morten Tyldum e lançado em 2015, conta a história de um grupo de aliados escondidos em uma instalação secreta dentro do campo inglês em plena Segunda Guerra Mundial. Liderados por Alan Turing, eles tentam decifrar um código secreto nazista. A obra é uma aula de trabalho em equipe, estratégia e pensamento lógico.

2. Tempos Modernos

Caso você esteja pensando em trabalhar com engenharia, é essencial ter em mente que vai precisar se especializar em algo para poder seguir um caminho dentro de área. Mesmo sendo uma profissão com muitas oportunidades, é importante buscar cursos para que você consiga se aprimorar dentro do segmento em que deseja seguir uma carreira.

O filme “Tempos Modernos”, dirigido e estrelado por Charles Chaplin, é uma obra norte-americana lançada em 1936 e considerada um dos maiores clássicos da história. Ele ilustra a importância da especialização do trabalho para poder se destacar no mercado. Além disso, mesmo de uma maneira cômica, mostra como os profissionais devem saber fazer de tudo em uma empresa.

3. Piratas da Informática

Vivemos em um período no qual podemos acessar a internet praticamente de qualquer lugar, seja por um notebook, seja por um smartphone, seja por relógios. Mas nem sempre foi assim! Em meados dos anos 1990, os computadores começaram a se popularizar em todo o mundo, e as pessoas passaram a ter acesso a eles, mesmo que suas funções ainda fossem bem limitadas.

O filme “Piratas da Informática” é uma excelente referência para quem deseja seguir a área de engenharia eletrônica. A obra, dirigida Martyn Burke e lançada em 2007, conta a história da disputa entre Steve Jobs e Bill Gates, fundadores da Apple e Microsoft, respectivamente, pelo mercado da informática no mundo. O filme serve de inspiração para muitos profissionais.

4. Exterminador do Futuro

Não são apenas filmes baseados em histórias reais que servem de inspiração para os profissionais no mercado de trabalho. Diversas obras que mesclam ficção com ação servem de reflexão para muitas pessoas. A sequência de filmes “O Exterminador do Futuro” é um ótimo exemplo de como unir temas importantes com cenas explosivas.

Considerado um dos grandes clássicos dos filmes de ação, ele mostra a importância da inteligência artificial e os cuidados que as pessoas precisam tomar. Para quem pensa em seguir a carreira de engenheiro, é uma grande obra para refletir sobre o futuro desse segmento e das novas tecnologias.

5. A.I. – Inteligência Artificial

Já que citamos um filme de ficção sobre inteligência artificial, não podemos deixar de mencionar uma das principais obras sobre o assunto. Dirigido por Steven Spielberg e com um elenco recheado de estrelas da história do cinema, como Robin Williams, Meryl Streep e Jude Law, “A.I. – Inteligência Artificial” é uma obrigação na sua lista.

A obra foi lançada em 2001 e tem uma história baseada na criação de máquinas com sentimentos. Ela mostra como a tecnologia pode avançar de tal maneira a ponto de fazer com que um robô tenha a capacidade de amar as pessoas ao seu redor. Mesmo sendo uma ficção, tem um enredo muito interessante e ótimo para refletir sobre o futuro da engenharia.

6. Estrelas Além do Tempo

Não é possível mencionar filmes para engenheiros e não citar aqueles que envolvam a corrida espacial. Obras sobre agências de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial são muito interessantes para fazer com que os futuros engenheiros reflitam.

O filme “Estrelas Além do Tempo”, dirigido por Theodore Melfi e lançado em 2017, conta a história de uma equipe de cientistas da NASA formada apenas por mulheres negras. Na obra, em meio a uma corrida espacial entre Estados Unidos e Rússia durante o período da Guerra Fria, elas conseguem liderar uma das maiores operações tecnológicas da história.

7. Homens de Honra

Existem filmes que não falam diretamente sobre engenharia, mas são muito importantes para os profissionais refletirem sobre força de vontade, trabalho em equipe e superação de obstáculos impostos por outras pessoas. O filme “Homens de Honra”, dirigido por George Tillman Jr. e lançado em 2000, é um grande exemplo disso.

A obra conta a história real de Carl Brashear, o primeiro negro a conquistar o título de mergulhador chefe da Marinha dos Estados Unidos. Em um período no qual essa função era destinada apenas às pessoas brancas, Carl precisa superar o racismo e a deficiência física para conquistar o seu grande sonho. O filme é uma verdadeira aula de superação.

Obras audiovisuais, sejam voltadas para o cinema, sejam para a televisão, são fundamentais para fazer com que as pessoas reflitam sobre diversos assuntos. Filmes sobre engenharia podem variar entre ficção e realidade, mas são muito importantes para influenciar os futuros engenheiros de maneira direta.

Conseguiu entender a importância dos filmes para a escolha do seu futuro acadêmico? Então, acesse nosso site e entre em contato conosco para saber mais informações sobre os cursos e os serviços disponíveis.

Facebook Comments