O momento de preparação para provas de vestibulares e o Enem é bastante cansativo: são diversas matérias e inúmeros assuntos que o estudante precisa conhecer para obter um bom resultado. A boa notícia, entretanto, é que há ótimos sites para estudar, o que pode ajudar a criar uma rotina mais dinâmica.

Para isso, faça um planejamento diário e separe horários por disciplina. Uma boa dica é definir um período do dia para estudar a matéria teórica e, em um segundo momento, acessar os sites a seguir para fixar o conteúdo. Assim você evita que o cérebro se canse com facilidade e absorve melhor dados importantes.

Se você deseja saber mais sobre o assunto para manter o foco, continue a leitura e conheça 10 sites para estudar e arrasar nas provas. Confira!

1. Khan Academy

Site norte-americano, o Khan Academy reúne diversos vídeos para focar em tutoriais. Esse trabalho teve início em 2008 e, com o passar do tempo, foi se aperfeiçoando até a elaboração de um site para a reunião de todos os tutoriais criados.

Os vídeos contam com tradução para o português, o que auxilia no estudo do público brasileiro, e fornecem aulas relacionadas às disciplinas de matemática, matemática avançada, economia e finanças, ciências humanas, ciências e engenharia, computação e português. Todos os materiais são gratuitos.

2. Coursera

Outro site norte-americano, o Coursera também é gratuito e fornece materiais mais avançados. Tanto que é possível encontrar programas de graduação e pós-graduação online, além de assuntos específicos, como o curso de Suporte de TI do Google.

Ele é indicado para alunos mais curiosos e que desejam aprofundar os seus estudos. Se você é um deles, acesse o site e se aventure nos mais diferentes programas oferecidos.

3. OpenCourseWare

Conhecido pela sigla OCW, o site é um termo aplicado às disciplinas geradas pelas universidades. Por isso, são apresentados temas avançados e específicos aos alunos, tais como mecânica clássica e o sistema político norte-americano.

É uma ferramenta bastante completa e repleta de cursos. O seu único problema é que o site não tem tradução para o português, apenas para o chinês, turco e coreano. Se você deseja estudar a língua inglesa, pode ser uma ótima ideia utilizar o OCW.

4. Open Culture

O diferencial do Open Culture é o oferecimento não apenas de cursos online, mas também de livros, filmes e lições de outras línguas. Por isso, o estudante consegue se distrair de forma ainda direcionada à preparação ao vestibular.

O Open Culture também é apresentado apenas em inglês. No entanto, é possível encontrar diversos cursos gratuitos da língua inglesa no site. Procure o curso mais adequado ao seu perfil e faça sua inscrição!

5. TED Talks

O conhecido TED é uma série de conferências realizadas pelo mundo afora com o fim de disseminar boas ideias. Esse conceito teve início em 1984 reunindo os assuntos relacionados à tecnologia, entretenimento e design. Hoje, as conferências abordam os mais diferentes temas.

Com vídeos que duram de 4 a 12 minutos, aproximadamente, o TED Talks reúne conteúdos bastante interessantes. Tanto é que durante uma mesma tarde de estudo o aluno pode assistir à conferência sobre como funcionam as transfusões de sangue e o vídeo que trata sobre softwares que enviaram seres humanos para a lua. Acesse o TED Talks em seu momento de descanso para investir em conhecimento.

6. edX

O edX fornece cursos a nível universitário, preparados por Harvard, MIT e outras grandes instituições. São mais de 2500 cursos gratuitos, em que o aluno pode escolher entre arquitetura, química, comunicação, direito, literatura e outras áreas.

O edX também tem uma área direcionada a negócios, sendo bastante interessante para quem deseja se aventurar nesse universo. O site, porém, é em inglês e não oferece tradução para a língua portuguesa.

7. AppProva

Organizado como forma de promover simulados online e oferecer diversos conteúdos aos alunos, o AppProva é um site brasileiro de destaque. Tanto é que mais de 1 milhão de alunos utilizaram essa ferramenta durante a preparação para o vestibular.

O interessante do site AppProva é a correção em tempo real dos simulados aplicados. Assim, o aluno tem um feedback com agilidade e sabe quais pontos deve estudar mais. Bastante útil, não?

8. Quero Bolsa

Como o seu próprio nome sugere, o site Quero Bolsa reúne diversas possibilidades de bolsas de estudos aos alunos: seja em universidades brasileiras ou para utilização em países no exterior. O site também fornece vídeos sobre as possibilidades de financiamento de cursos do ensino superior, oferecendo informações valiosas aos alunos.

Também há uma aba no site que reúne dicas para a escolha do melhor curso de graduação. Se você ainda está em dúvida sobre qual rumo tomar, visite o Quero Bolsa e pesquise as áreas mencionadas.

9. Na Prática

O portal Na Prática é um dos mais completos desta lista, reunindo conteúdos, cursos, conferências e vagas no mercado de trabalho. Com materiais educativos de qualidade e em português, o aluno pode ter uma ótima experiência com os conteúdos preparados.

Também há um espaço para postagem de conteúdos essenciais às pessoas que desejam ingressar no mercado de trabalho, como um passo a passo para montar um currículo profissional de destaque. Acesse o Na Prática e prepare-se para render mais!

10. Universia

O Universia é uma boa ferramenta para auxiliar a escolha do melhor curso de graduação, bem como a faculdade em que estudar. Com dados sobre instituições do Brasil afora, o aluno consegue acessar diversas informações a partir de um só site.

Contar com sites para estudar é uma ótima ferramenta, considerando a quantidade de informação de qualidade presente no universo online. Como não é uma tarefa simples se preparar para o vestibular, conte com bons sites de estudo e mantenha o foco nessa missão. Arregace as mangas e bons estudos!

As informações apresentadas em nosso artigo foram úteis? Então, compartilhe este post em suas redes sociais e convide os seus colegas para conhecer esses sites para estudar!

Facebook Comments