Como uma pós-graduação ajuda a desenvolver o pensamento crítico?

6 minutos para ler

A pós-graduação é uma etapa importante da formação acadêmica a qual permite que o aluno se torne especialista em determinado tema de estudo, contribuindo para o desenvolvimento do seu pensamento crítico.

Enquanto a graduação é necessária para estudar os conceitos básicos da profissão, a pós auxilia a aprofundar os conhecimentos na área de interesse. Isso permite que o indivíduo elabore textos e pesquisas fundamentadas e esteja mais próximo de se destacar e conquistar o emprego dos sonhos.

Continue a leitura deste post e entenda qual a importância do curso de pós-graduação para o desenvolvimento do pensamento crítico.

O que é pensamento crítico e qual é sua importância?

Trata-se da habilidade de analisar problemas ou questões de forma reflexiva, justa e igualitária. Pensar de maneira crítica sobre o mundo e suas inúmeras facetas significa que você deve deixar de lado as suas opiniões e visões pessoais e agir com base em evidências racionais para as mais variadas respostas e propostas.

Isso tudo exige que o indivíduo busque informações em diferentes fontes. O objetivo é conhecer outros pontos de vista sobre um mesmo tema de estudo e se aprofundar em determinados assuntos que apresentam pensamentos divergentes.

Essa competência é extremamente valorizada em praticamente todas as áreas de atuação no mercado de trabalho. Atualmente, grande parte dos empregadores e líderes busca por profissionais que pensem de forma crítica e tragam ideias inovadoras para seus negócios.

Para desenvolver e melhorar o senso crítico, será preciso se dedicar aos estudos e se manter sempre informado. Além disso, conversar com pessoas que pensam diferente de você e fazer o máximo de perguntas, entendendo os argumentos apresentados, é um fator que beneficia o pensamento e a visão crítica.

Com isso, você ganhará experiência e ainda será mais tolerante diante das opiniões e ideias contrárias. Debater sobre os variados pontos de vista também é uma atitude saudável e demonstra que você deseja se aperfeiçoar. A habilidade, mesmo que não seja trabalhada desde o início da formação educativa, favorece a vida profissional e abre muitas portas.

Como a pós-graduação ajuda nesse processo?

A pós-graduação ou MBA são etapas da formação acadêmica que colaboram significativamente para o desenvolvimento do pensamento crítico nos alunos. Nessa fase, o estudante se dedica exclusivamente ao aprofundamento de seu tema de pesquisa a fim de se tornar um especialista na área.

Esses cursos permitem compreender diferentes contextos de maneira complexa e enxergar possibilidades para os mais distintos problemas e situações. Ao longo do processo, o estudante exercita constantemente o seu pensamento crítico, pois um dos objetivos é justamente alcançar uma reflexão ou até mesmo um caminho possível para solucionar as questões feitas desde o início da pesquisa.

Sendo assim, a pós-graduação auxilia o estudante a embasar seus argumentos e a desenvolver melhor o seu senso crítico diante do mundo. Em uma época de opiniões e ideias extremas, o exercício é importante para que o aluno dialogue de forma mais tolerante e consciente em relação aos diferentes pontos de vista em sua formação acadêmica.

Quais são os tipos de pós-graduação disponíveis?

Os cursos de pós-graduação são divididos em dois tipos: stricto sensu e lato sensu. O primeiro tem um caráter mais acadêmico e seu intuito é a produção de pesquisas e a formação de professores. Já o segundo consiste em cursos de menor duração e seu propósito principal é focar as exigências apresentadas pelo mercado de trabalho. Veja, a seguir, quais são as principais características de cada um.

Stricto sensu

A pós-graduação stricto sensu oferece titulações de mestrado e doutorado a candidatos que já apresentam uma graduação no currículo. O mestrado, por exemplo, tem duração aproximada de 2 anos e deve ser realizado com dedicação exclusiva. Já o doutorado tem duração de 4 anos, e algumas instituições de ensino exigem o título de mestre para ingressar nesse programa.

Ambos têm como foco o aprofundamento em uma determinada área ou tema, permitindo que o aluno elabore pesquisas inéditas e inovadoras em seu campo de estudo.

Lato sensu

Nesse programa, você pode fazer a pós-graduação EAD ou presencialmente, tendo, no mínimo, 360 horas de duração. A alternativa é ideal para quem deseja aperfeiçoar sua trajetória profissional, adquirindo conhecimentos aplicáveis na atuação.

As especializações apresentam abordagem mais técnica e seu principal objetivo é aprofundar os alunos em sua área de formação. Também existem os cursos de aperfeiçoamento, como o MBA, que é voltado para quem já está no mercado e deseja adquirir conhecimentos estratégicos para conquistar melhores cargos e remunerações.

Para concluir os cursos lato sensu, as instituições de ensino geralmente exigem um Trabalho de Conclusão de Curso que esteja relacionado aos temas estudados no período da pós-graduação. Como a qualificação tem uma ênfase mais prática, o trabalho final deve ser elaborado de acordo com a realidade das empresas, tendo uma perspectiva menos teórica e mais prática.

Como escolher a pós-graduação ideal?

Caso você ainda esteja em dúvida sobre como escolher uma pós-graduação e o que considerar no momento da sua escolha, saiba que é fundamental verificar se a instituição é autorizada pelo MEC e se apresenta referências positivas de seus ex-alunos e professores.

Ainda existe a possibilidade de cursar a pós inteiramente à distância. São inúmeros os benefícios do EAD e essa modalidade é indicada sobretudo para quem busca por mais flexibilidade para realizar o curso.

O importante é ter a garantia de que a sua formação acadêmica será de qualidade e contará com os melhores materiais de apoio e orientadores dedicados ao seu desenvolvimento nos estudos. Para se candidatar aos cursos, ainda será preciso apresentar um pré-projeto de pesquisa e passar por um processo seletivo com algumas etapas de provas, exames e entrevista.

A pós-graduação é uma das melhores opções para quem deseja alavancar sua experiência profissional e acadêmica. Além disso, a modalidade é excelente para desenvolver o pensamento crítico no aluno, permitindo que tenha mais embasamento, autoridade e reconhecimento diante dos empregadores no mercado de trabalho e em sua área de atuação.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e entre em contato com a UCEFF agora mesmo para conhecer mais sobre os cursos de pós-graduação e especialização oferecidos por nossa instituição de ensino!

Facebook Comments
Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This