O curso de Nutrição forma profissionais interessados na relação do homem com a alimentação, com o intuito de preservar a vida humana e oferecer mais saúde às pessoas.

O curso atrai estudantes por oferecer diversas possibilidades de trabalho aos recém-formados. Atualmente, com a criação do curso de Nutrição semipresencial, esse número vem crescendo ainda mais.

Se você está interessado em cursar Nutrição, continue a leitura e saiba mais detalhes sobre esse curso!

O que é abordado no curso de Nutrição?

O profissional formado no curso de Nutrição recebe o nome de nutricionista e é responsável por prestar assistência nutricional aos seus pacientes. Ou seja, deve avaliar qual a dieta mais indicada para o seu paciente, seja ele enfermo ou saudável.

Caso uma pessoa queira perder peso, ela deve procurar um nutricionista para a elaboração de um cardápio saudável e equilibrado. Da mesma forma, se a intenção é ganhar massa muscular ou apenas retirar um alimento do dia a dia, também é ele a pessoa mais indicada para montar uma dieta a partir do objetivo pretendido.

O nutricionista também pode realizar o controle sanitário de estabelecimentos que produzam refeições, bem como atuar na indústria de alimentos. Por isso, existe um leque de oportunidades bastante interessante para quem se forma no curso de Nutrição.

Para estar apto a todas essas funções, o aluno estuda, durante os 4 anos de graduação, os processos fisiológicos do corpo humano, a terapia nutricional, a relação da nutrição com a prevenção de doenças, além da adequação de todos esses detalhes à realidade de cada pessoa.

Ou seja, de nada adianta fornecer as dietas mais modernas da atualidade sem a devida adaptação aos aspectos econômicos, locais e culturais dos pacientes atendidos. Por isso, apesar de o curso de Nutrição ser voltado à área biológica, sua matriz curricular também apresenta disciplinas ligadas às ciências sociais e humanas.

Como funcionam as modalidades de ensino desse curso?

A modalidade de ensino presencial para cursos universitários não é mais a única oferecida no mercado. Veja, a seguir, como funcionam as modalidades do curso de Nutrição.

Presencial

O curso presencial é o mais tradicional oferecido no mercado. Como o próprio nome da modalidade indica, o estudante tem 100% de suas aulas presencialmente na faculdade: ou seja, é preciso comparecer às aulas teóricas e práticas, cumprindo o percentual de presença obrigatória.

São 4 anos de curso para o bacharelado e os horários das aulas dependem da faculdade escolhida. Fique atento aos dias e horários e escolha o turno de ensino mais adequado à sua rotina.

Semipresencial

O curso de Nutrição semipresencial é uma ótima ideia para quem conta com uma rotina atarefada. Isso porque a maioria das aulas serão oferecidas a distância, de forma digital.

Para ser caracterizado como um curso semipresencial, é preciso haver um equilíbrio entre as aulas presenciais e as aulas a distância. Ou seja, o aluno não precisa comparecer diariamente à faculdade: dependendo da instituição, as aulas presenciais acontecem uma ou duas vezes por semana.

Já as provas finais das disciplinas devem ser feitas presencialmente. Por isso, o aluno pode contar com mais flexibilidade de horários e, ao mesmo tempo, garantir a convivência com outros colegas de turma.

EAD

O chamado ensino a distância resume-se a todas as aulas oferecidas de forma online, a partir da criação de um ambiente virtual. Como não é necessário comparecer aos polos de ensino, cada estudante tem o seu próprio ritmo de realização das atividades propostas.

Em relação ao curso de Nutrição, como existem atividades práticas a serem realizadas, o aluno que deseja contar com o ensino a distância deve procurar o curso semipresencial.

Por que investir em um ensino semipresencial ou EAD?

Você está em dúvida sobre investir em um ensino semipresencial ou EAD? Continue a leitura e veja 3 ótimas vantagens para optar pelo ensino digital!

Flexibilidade de horários

Poder montar a própria agenda é uma vantagem e tanto: é possível aliar trabalho, prática de atividade física, estudos diários e tantos outros compromissos à realização das aulas.

Como existe um ambiente virtual, com as aulas e livros disponíveis online, cada aluno segue o seu próprio ritmo de aprendizado. No entanto, atividades e avaliações podem ser agendadas para datas específicas.

Em outras palavras, ao investir em um curso semipresencial ou EAD, você tem mais controle sobre a sua própria agenda. Bastante interessante, não?

Mais economia

O curso presencial significa mais gastos com a infraestrutura necessária não só à operação do curso, bem como da própria faculdade. Por isso, o aluno paga pelo salário dos professores e também pela manutenção da instituição de ensino.

Como um curso a distância não requer a presença diária do aluno na faculdade, a mensalidade tem uma boa diminuição, possibilitando muito mais economia no bolso.

Intensa vivência digital

Atualmente, inúmeras pessoas estão conectadas. Por esse motivo, os jovens têm uma ótima relação com a internet e os meios tecnológicos: o ensino semipresencial ou a distância só vem a comprovar esse fato.

Quem opta por esse tipo de curso conta com uma intensa vivência digital e consegue aproveitar essa ferramenta da melhor forma possível.

Qual a importância de contar com uma boa instituição de ensino?

Com tantos cursos oferecidos no mercado, diversos profissionais se formam como bacharéis de Nutrição a cada ano. Isso significa mais concorrência e, por consequência, a necessidade de preparação de um bom currículo.

A importância de contar com uma boa instituição de ensino surge dessa questão. Procure um curso que seja reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), oferecido por uma faculdade conceituada.

Com o nome de uma instituição de renome em seu currículo, as portas do mercado de trabalho se abrem de forma mais tranquila.

Como funciona a modalidade de ensino semipresencial híbrido praticada pela UCEFF?

Separados em semestres, o curso oferece 5 disciplinas de 80 horas, sendo que cada uma delas será entregue ao longo de 4 semanas letivas. Entre as disciplinas oferecidas, 3 delas contarão com 3 encontros presenciais durante a semana, ao passo que as outras duas terão 1 encontro presencial por semana.

Os materiais de estudo serão oferecidos de forma prévia aos estudantes, por meio da plataforma virtual UCEFF Connect. Em relação às atividades avaliativas, elas serão aplicadas de forma presencial nos polos. Bastante interessante, não?

É essencial entender como funciona o curso de Nutrição semipresencial antes de realizar o vestibular. Conte com as nossas dicas apresentadas neste post e fique por dentro de todos os detalhes.

Gostou de saber mais sobre as modalidades do curso de Nutrição? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco! Ficaremos felizes em responder a sua solicitação!

Powered by Rock Convert
Facebook Comments