Use sua nota do ENEM e ganhe 50% de desconto na matrícula.Powered by Rock Convert

Manufacturing 4.0 é o nome dado à Indústria 4.0, que tem como característica o uso combinado de tecnologias digitais, assim como recursos físicos e biológicos em prol da transformação digital. Essa transformação digital, aliás, está gerando uma reestruturação nas empresas, com o uso dos novos recursos disponíveis no mercado — na busca por melhores resultados.

Por definição, “estamos a bordo de uma revolução tecnológica que transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Em sua escala, alcance e complexidade, a transformação será diferente de qualquer coisa que o ser humano tenha experimentado antes”. As palavras são de Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial.

Investir nesse tipo de conhecimento pode garantir posição de destaque em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido. Entenda que ser um especialista em gestão com foco na 4ª Revolução Industrial é um diferencial significativo para o profissional que deseja estar em evidência no mercado. Ter conhecimentos teóricos e práticos da filosofia Lean Manufacturing (ou manufatura enxuta) é uma capacitação que pode beneficiar a sua carreira e o futuro de um profissional.

Ficou interessado? Conversamos com Pablo Deivid Valle, doutor em Engenharia Mecânica e professor do Master of Business Administration (MBA) em Lean Manufacturing 4.0, pela UCEFF. Entenda como uma especialização na área pode contribuir para o seu sucesso profissional.

Lean Manufacturing 4.0: entenda o conceito

A manufatura enxuta é uma filosofia inspirada pelas práticas e resultados do Sistema Toyota de Produção. A metodologia tem como foco a redução de custos com o desperdício, assim como uma gestão centralizada na eficiência dos processos. Dessa forma, é um conceito que busca:

  • identificar e eliminar desperdícios;

  • criar um sistema produtivo ágil;

  • otimizar processos;

  • evitar burocracias.

Na prática, o levantamento de dados atua como um importante pilar da mensuração dos processos que podem ser melhorados ou otimizados.

Pablo Deivid Valle define o conceito como “uma cultura focada nas pessoas, na sustentabilidade, na segurança e no longo prazo”. Além disso, é uma metodologia que “desperta nas pessoas a convicção pela melhoria contínua dos processos, pela eliminação progressiva dos desperdícios, pela convergência de propósito e, sobretudo, pela perenidade das pessoas enquanto colaboradores e da organização enquanto empresa lucrativa”.

Uma tendência na indústria

O especialista explica que a fama do Lean Manufacturing está ligada ao fato deste ser “o sistema de gestão de maior sucesso no planeta”. O grande potencial para geração de lucro crescente, seja para pequenas, médias ou mesmo grandes empresas é o que justifica parte dessa ótima aceitação.

Mas não é só isso que faz da manufatura enxuta algo a ser tão estudado. “O Lean Manufacturing proporciona aos colaboradores o maior nível de segurança, o melhor retorno financeiro e a estabilidade familiar tão almejada pela sociedade”, destaca Pablo.

Esses pontos fazem com que o mercado esteja em busca de profissionais capacitados na metodologia. A especialização, dessa forma, traz significativos benefícios para a carreira. Por isso, separamos 4 prós de investir em um MBA como o Lean Manufacturing 4.0

Lean Manufacturing 4.0: 4 razões para apostar no MBA

Optar entre uma pós-graduação ou um MBA pode gerar dúvida e, até mesmo, insegurança. Trata-se de uma escolha que, acima de tudo, demonstra disposição para continuar os estudos e ter uma experiência mais aprofundada em determinados assuntos. Aliás, expertise é algo que faz toda a diferença para um profissional.

1. Curso que tem ótima aceitação de mercado

Um profissional capacitado nos processos de manufatura enxuta encontra um mercado que tem ótimo potencial para empregabilidade. “É o que todas as organizações buscam, ou seja, profissionais habilitados que possam contribuir com o desenvolvimento delas”, ressalta Pablo Deivid Valle. Vale dizer que a especialização em Lean Manufacturing está em alta tanto no mercado de trabalho quanto na indústria.

Ainda assim, mais do que um incremento significativo na carreira, o MBA em Lean Manufacturing 4.0 também tem potencial para influenciar até mesmo a vida pessoal do profissional.

“O aluno conclui o curso e percebe que se encontra em outro patamar de vida profissional e pessoal”, explica o coordenador. Contudo, ele lembra que “é fundamental o engajamento e dedicação, pois não há magia. É preciso trabalho árduo, contínuo e com muito respeito para alçar voos significativos.”

2. Formação adequada para graduados em áreas diversas

O coordenador Pablo Deivid também ressalta que o curso contribui para uma “jornada vencedora” e que é adequado para alunos graduados nos mais diversos cursos, entre Administração, Ciências Contábeis, Economia, Engenharia de Produção, entre outros.

Por essa razão, também é uma aposta que apresenta ótimas oportunidades de networking. É possível praticar habilidades sociais e conhecer profissionais que estão alinhados às suas ambições de trabalho.

3. Aulas que combinam conhecimento teórico e atividades práticas

A UCEFF preza para formar alunos que sejam especialistas na gestão da indústria 4.0. A formação abrange desde disciplinas teóricas, como gestão da produção lean, gestão da sustentabilidade e gerenciamento estratégico, até disciplinas como implementação do lean, sistemas de qualidade (QFD) e manufatura classe mundial (WCM).

Com isso, o aluno que investe em uma graduação desse porte conquista embasamento completo para colocar em prática a filosofia Lean Manufacturing. Isso é exatamente o que lembra o coordenador do MBA. “O curso é mão na massa. Os alunos aprendem fazendo e praticando. Isso porque as etapas do processo forjam as habilidades, competências e atitudes que fazem a diferença do aluno UCEFF”, pontua.

4. Estrutura física que simula ambientes de trabalho

Na UCEFF, a estrutura é de primeiro nível e o corpo docente é altamente capacitado. Mais do que isso, “a instituição também pratica o Lean Manufacturing”, lembra Pablo. Trata-se de um local que busca otimizar processos de seu funcionamento para melhorar a eficiência e eliminar os possíveis desperdícios na instituição.

Descobrir qual carreira combina com você é um passo determinante na busca pelo sucesso profissional. O MBA em Lean Manufacturing 4.0 pode trazer novos rumos para a sua carreira ou mesmo garantir aquela atualização necessária para que a sua competitividade aumente. Para quem já está atuando, ter conhecimentos avançados nas práticas da manufatura enxuta em tempos de Indústria 4.0 mostra disposição para construir soluções transformadoras, que geram redução de custos e otimização dos lucros.

Quer saber mais sobre o MBA oferecido pela UCEFF? Entre em contato!

 

Facebook Comments