Como a Internet das Coisas está revolucionando os ambientes empresariais

internet das coisas
6 minutos para ler

A revolução tecnológica cresce rapidamente e ocupa um espaço importante nos mais variados processos das empresas. A Internet das Coisas (Internet of Things — IoT) é uma das inúmeras ferramentas que têm sido aplicadas no ambiente corporativo, levando a automação e a tomada de decisão a um nível de excelência.

Atualmente, os negócios que utilizam a tecnologia têm se destacado por apresentar resultados positivos em suas operações ao reduzir custos na análise de dados, na otimização da performance e da gestão, e por se basear em uma organização mais eficiente, competitiva e moderna.

Acompanhe a seguir e entenda como a Internet das Coisas revolucionou os ambientes empresariais e como utilizá-la a seu favor. Confira!

O que é a Internet das Coisas?

A Internet das Coisas consiste em sistemas de informação que transmitem dados de uma rede para outra. Ela representa o modo como os objetos físicos estão conectados e se comunicam entre si e com os usuários. Geralmente, a IoT conta com um conjunto de dispositivos inteligentes que se conectam a redes sem fio para efetuar a coleta e a troca de dados do ambiente em que estão inseridos.

As informações obtidas pelo sistema podem ser utilizadas para uma série de ocasiões, como automação de ambientes e tarefas, análise de serviços e integração entre aparelhos. Atualmente, a Internet das Coisas é considerada a principal aposta para o mercado tecnológico, devido à eficiência que oferece para diferentes processos e serviços.

Por conta dos dispositivos serem flexíveis e adaptáveis, eles podem ser facilmente integrados a ambientes domésticos e empresariais. No caso dos empreendimentos, os gestores podem utilizar a Internet das Coisas para coletar dados sobre o funcionamento dos sistemas internos em tempo real, detectando possíveis ameaças ou, até mesmo, para programar alertas automatizados para a equipe de trabalho.

A IoT tem um grande potencial para otimizar a rotina, reduzir custos e direcionar melhor os recursos, representando um processo estratégico para as empresas e as pessoas, o que pode levar à maior lucratividade e produtividade dos negócios.

Todos os dados gerados pela IoT podem ser utilizados de diferentes maneiras e de acordo com a realidade de cada companhia. A gestão do negócio deve tomar a decisão sobre como aplicar a tecnologia em seus processos da melhor forma para aproveitar todos os excelentes benefícios e funcionalidades da ferramenta.

Como a Internet das Coisas tem revolucionado os ambientes empresariais?

As corporações podem utilizar a IoT para aperfeiçoar os ambientes de trabalho e automatizar uma série de processos e atividades em seus setores. Os dispositivos de sistema inteligentes ainda permitem a coleta de informações que efetuam análises de dados e de mercado mais precisas.

Isso permite que os gestores entendam o perfil de consumo de seus clientes e público-alvo, contribuindo para que definam estratégias de maior impacto e que gerem grande lucratividade a médio e longo prazo. Tudo isso é essencial para direcionar melhor os serviços e produtos da empresa, e a gestão pode criar fluxos de trabalho planejados para atender às atuais demandas do mercado.

Qualquer tipo de negócio pode se beneficiar das funcionalidades e recursos oferecidos pela Internet das Coisas. Porém, é importante que o sistema esteja sempre atualizado e contenha rotinas de homologação e segurança para evitar riscos e vulnerabilidades na infraestrutura de TI da companhia.

Empresas de pequeno a grande porte, startups, hospitais, academias, dentre outros empreendimentos, podem implementar a IoT em suas rotinas e aprimorar ainda mais seus resultados. Assim, é fundamental que a utilização da tecnologia seja bem planejada para que o sistema de informação consiga manter o nível de inovação, performance e estratégia das marcas.

Como usar a Internet das Coisas a seu favor?

Como a Internet das Coisas é um assunto bastante em voga, sobretudo no meio empresarial, é fundamental que os profissionais adquiram conhecimento e desenvolvam soft skills para alavancar suas carreiras. Cursos e palestras na área da tecnologia, por exemplo, podem contribuir aprender mais sobre a IoT e conceitos relacionados.

Além disso, diversas empresas e instituições requisitam colaboradores cada vez mais capacitados e que demonstrem habilidades nas atuais ferramentas e sistemas de informação. As companhias devem garantir que os dispositivos sejam utilizados de forma adequada para melhorar os processos internos do negócio, por isso é interessante priorizar o investimento em cursos livres e capacitações para apresentar resultados ainda melhores.

Os profissionais podem transformar os novos aparelhos e gadgets em fontes de serviços mais flexíveis, competitivos e eficazes para as empresas. Os softwares também podem ser aprimorados a fim de ampliar a quantidade de informações disponibilizadas às companhias.

Para conquistar e concorrer à melhores oportunidades de trabalho no mercado, o profissional deve ter mente que a atualização deve ser tida como base para o seu desenvolvimento. Isso quer dizer que é preciso se qualificar para adquirir as habilidades digitais mais buscadas pelos empregadores.

O candidato pode optar por realizar uma pós-graduação, MBA ou especialização em uma área que tenha relação com o setor de tecnologia. Muitos cursos podem ser feitos a distância e conciliados com as atividades de trabalho e os compromissos pessoais. O bacana desse formato é que você terá mais flexibilidade e tempo para se dedicar aos temas de estudo.

Além de ter acesso a todos os benefícios do EAD, o profissional ainda estará investindo em conhecimentos e técnicas que podem representar excelentes oportunidades futuras. Grande parte dos empregadores, atualmente, opta por colaboradores que consigam lidar com as mais variadas ferramentas tecnológicas. 

Entender mais sobre a Internet das Coisas pode levar você a um patamar acima da média, tendo ainda mais chances de conquistar uma boa remuneração e cargo. Para ter ainda mais competitividade, invista em especializações e cursos de qualidade para a sua formação. Lembre-se que existe a opção de estudar a distância, e inúmeras instituições já oferecem projetos para capacitar os profissionais nessa modalidade de ensino.

Gostou do conteúdo e quer ficar por dentro de todas as novidades da UCEFF? Aproveite e siga as nossas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Facebook Comments
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Share This