O home office não só é uma das principais tendências do mercado, como é algo que já faz parte da rotina de milhares de profissionais. No entanto, esse modo de trabalho remoto ainda é uma novidade para algumas pessoas. Tanto é que muitos são pegos desprevenidos quando a empresa decide flexibilizar o local de atuação do colaborador, permitindo que as pessoas façam as atividades delas de casa.

Diante dessa situação, elas se questionam sobre como se organizar e preparar o lar para serem produtivos, não desperdiçar o tempo à toa e não deixar a vida doméstica se misturar com a profissional. Se esse é o seu caso, vamos ajudar você! Listamos 8 dicas imbatíveis para se sair bem-sucedido e até, quem sabe, conquistar uma promoção por bom desempenho. Continue acompanhando e se inspire nelas!

1. Separe um espaço específico para o home office

Para um home office tranquilo e produtivo, o ideal é que você separe um espaço específico do seu lar, preferencialmente um no qual você possa se isolar dos demais moradores, evitar possíveis interrupções e não ser incomodado por barulhos dos outros cômodos ou mesmo sons externos ao imóvel (como pessoas na calçada ou carros no trânsito).

Vale lembrar, é claro, que o ambiente também deve ter um bom acesso à internet para que você não tenha dificuldades de participar de reuniões online, realizar suas tarefas diárias e upar ou baixar arquivos.

2. Decore-o com objetos de que gosta e que precisa por perto

O home office não precisa ser um local sem cor e sem graça só porque é onde você vai trabalhar. Esqueça essa ideia antiquada! Você pode decorá-lo com objetos de que gosta e traduzem a sua personalidade sem problemas, como quadros, plantas, souvenirs, livros, estatuetas e bonecos colecionáveis.

Além disso, é recomendado que você mantenha por perto os itens de que precisará para não ter que ficar indo e voltando de outros cômodos para pegá-los. É o caso, por exemplo, de impressora, HD externo, cooler e mesa digitalizadora.

3. Estabeleça uma jornada de trabalho

A nossa terceira dica é sobre planejamento. Trata-se de estabelecer uma jornada de trabalho da mesma forma que você tem quando atua dentro de uma empresa: com uma lista de tarefas a ser cumprida e metas a bater. Isso ajuda você a organizar horários, compromissos virtuais (como videochamadas com membros da equipe e clientes), prazos de entrega de documentação e arquivos, entre outras atividades.

Inclusive, esse planejamento pode ser compartilhado com os seus colegas e supervisores por meios de plataforma online de gerenciamento de atividades. Assim, eles acompanham os seus avanços e sabem de antemão se você já entregou a sua parte nos projetos.

4. Programe pausas

Ao estabelecer a sua rotina de trabalho no home office, programe pequenas pausas durante o dia. Elas podem ter entre 5 e 15 minutos. Isso é importante para que você não passe longos períodos sentado na mesma posição diante do computador.

Tenha em mente que se levantar, caminhar um pouco e se alongar fazem bem à coluna e relaxam sua musculatura, evitando dores, espasmos e tensões. Além disso, você pode aproveitar esses momentos para fazer um lanche e resolver imprevistos no seu lar.

5. Mantenha o ambiente organizado

A nossa quinta dica é manter o ambiente organizado. Sempre. Parece óbvio falar isso, mas é fundamental que você não se esqueça de arrumar o seu espaço de home office ao fim do seu expediente, em especial a sua mesa de trabalho — onde fica computador, agenda, documentos e arquivos necessários para suas atividades.

Tenha em mente que a desorganização é inimiga número um da produtividade, pois estimula a preguiça e a procrastinação. Para completar, ela pode se tornar um problema sério, já que você fica suscetível a perder coisas ou guardá-las em locais dos quais não se lembra. Quando precisa utilizá-las, não sabe onde elas estão e perde minutos preciosos do seu dia à procura delas.

6. Cuide do seu conforto no home office

Além do que já foi dito, lembre-se de cuidar do seu conforto no home office para evitar incômodos que situações que atrapalham, tornam mais cansativas e até mesmo dificultam as suas atividades. Por isso, mantenha uma iluminação adequada com luz fluorescente ou LED branca — que contribui para aumentar a sua atenção e manter você desperto — e escolha um assento ergonômico, flexível e ajustável.

Não se esqueça também da climatização do local, que deve estar arejado e em uma temperatura agradável e constante — sem provocar frio ou calor.

7. Desligue a TV e outros aparelhos

Uma dica importante é não deixar a TV nem qualquer outro item eletrônico ligado que possa causar distração ou fazer você deixar a sua mesa de trabalho. Essas interrupções abruptas nas suas tarefas só vão fazer com que elas levem mais tempo que o necessário para serem concluídas e se tornem maçantes.

Por isso, antes de começar o seu expediente, faça uma pequena vistoria na sua casa para se certificar de que todos os aparelhos estão devidamente desligados ou, pelo menos, com o volume controlado.

8. Peça compreensão para quem mora com você

Por fim, converse com os demais moradores da casa sobre o seu trabalho, independentemente de eles serem seus familiares, amigos ou apenas colegas de residência. Isso porque de nada adianta você seguir as dicas anteriores, mas eles não colaborarem fazendo barulho (conversando alto ou ouvindo música, por exemplo), recebendo convidados ou importunando você a cada cinco minutos por qualquer coisa irrelevante.

Como resultado, você perde toda a concentração, acaba procrastinando e tem um rendimento inferior ao desejado. Portanto, é necessário que haja respeito, empatia e bom senso de todas as partes. Sem isso, a convivência domiciliar vira um caos e se torna impossível fazer home office com qualidade.

Como mostrado, um home office produtivo não requer ideias mirabolantes, mudanças drásticas de rotina ou intervenções pesadas na sua residência. O segredo para o sucesso profissional nessa modalidade de trabalho está no planejamento e na organização. Por isso, siga as nossas sugestões e não abra mão do autocuidado com o seu corpo e a sua mente. Afinal, você precisa relaxar, descansar bem, alimentar-se adequadamente e praticar exercícios para estar bem-disposto e, consequentemente, produzir mais.

Gostou do post? Pois já que falamos sobre home office, baixe o nosso e-book sobre gestão de tempo para tornar o seu trabalho remoto ainda mais eficiente e com melhores resultados!

Facebook Comments