O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, muito por conta da alta capacitação dos profissionais e do grande volume de desempregados no país. Por isso, contar com um diploma de Ensino Superior pode ser um grande diferencial na busca por uma vaga em qualquer área de atuação.
No entanto, o estudante pode encontrar alguns problemas ao cursar uma graduação, que podem levá-lo a, até mesmo, trancar a faculdade. Fatores como a falta de tempo e de dinheiro, assim como os longos deslocamentos pela cidade, estão entre os principais pontos que levam ao abandono do curso.
Com isso em mente, você descobrirá o que é a Educação a Distância (EAD), como funciona o diploma EAD e quais são as vantagens de optar por essa modalidade de ensino. Continue a leitura e confira!
O que é a Educação a Distância (EAD)?
A Educação a Distância é caracterizada por cursos em que ao menos 70% do conteúdo é oferecido sem que o aluno precise estar presente na instituição de ensino.
Para as aulas em formato digital, o aluno terá acesso a uma plataforma projetada para EAD, na qual os professores poderão disponibilizar as aulas em formato de vídeo, assim como o material de apoio e as apostilas com os tópicos que fazem parte do cronograma. Também é possível acessar um fórum de discussões e trocar mensagens com outros alunos e tutores.
Assim como o modelo presencial, o curso a distância terá protocolos que precisam ser seguidos, como a realização de trabalhos e avaliações, a presença nas aulas e as notas mínimas para aprovação.
Quais são as principais dúvidas sobre o diploma EAD?
Na hora de decidir entre um curso EAD ou presencial, muitas pessoas ficam em dúvida por medo de receber um diploma que não seja reconhecido pelo MEC ou que não tenha um bom peso para o mercado de trabalho.
Por isso, a seguir, vamos tirar essas principais dúvidas para ajudar você a fazer a melhor opção. Confira!
Reconhecimento pelo MEC
Quando uma instituição começa a lecionar um curso novo, é preciso que o MEC reconheça a sua qualidade. Isso só pode ocorrer a partir do momento que a primeira turma de alunos tenha concluído 50% da graduação.
Quando esse processo de reconhecimento é aplicado, ele vale para toda a instituição. Ou seja, se o curso tiver boa qualidade, tanto a modalidade presencial quanto a EAD serão reconhecidas pelo MEC.
Validade do diploma
Uma vez que o curso recebe o reconhecimento do MEC, o diploma se torna válido em todo o território nacional. E isso serve para os cursos presenciais e a distância, certo?
Porém, como as instituições podem dar andamento aos cursos mesmo sem que eles sejam reconhecidos pelo Ministério da Educação, vale a pena pesquisar no portal do MEC a situação da graduação que você pretende cursar.
Peso no mercado de trabalho
Curso reconhecido e diploma com validade em todo país: não resta dúvidas de que ele terá um bom peso no mercado de trabalho, certo?
Além disso, quando fazemos uma entrevista de emprego ou montamos o nosso currículo, não precisamos mencionar se a formação foi feita presencialmente ou a distância. Isso porque ambas as modalidades apresentam a mesma qualidade e geram o mesmo nível de conhecimento para o estudante.
Quais são as vantagens de fazer um curso EAD?
Até aqui, vimos o que é um curso a distância e tiramos as principais dúvidas sobre o diploma EAD. Agora, que tal conferir algumas das vantagens de optar por essa modalidade de ensino? Veja os principais benefícios de apostar nessa escolha a seguir!
Flexibilidade
Uma das principais vantagens da EAD é que o aluno tem mais flexibilidade para estudar quando e de onde ele quiser, de acordo com a sua rotina. Tudo o que ele precisará é de um dispositivo conectado à internet para acessar a plataforma virtual da instituição de ensino em que está matriculado.
Custos reduzidos
Por não precisar frequentar as aulas presencialmente, o estudante terá os seus gastos reduzidos, já que não arcará com o transporte de ida e volta para a faculdade. Além disso, as mensalidades do curso EAD costumam ser mais baratas, uma vez que a instituição não disponibiliza o espaço físico para as aulas.
Economia de tempo
Como mencionamos no tópico anterior, o fato de não precisar ir para a faculdade assistir às aulas gera uma boa economia financeira. Mas não é só isso: você também economiza tempo.
Esses minutos — ou até mesmo horas, dependendo da cidade — que seriam gastos no trânsito poderão ser aplicados em atividades de seu interesse.
Variedade de cursos
Com a procura cada vez maior por essa modalidade de ensino, é possível encontrar uma grande variedade de cursos EAD no mercado — tanto de graduação como de pós-graduação.
Disponibilização de material didático
Na plataforma virtual da instituição de ensino, o professor poderá disponibilizar as aulas em vídeo, assim como o material didático e de apoio para os alunos, artigos digitais e conteúdos interativos.
Além disso, o espaço oferece um fórum de discussão para que os alunos e os professores possam manter contato e solucionar possíveis dúvidas sobre os tópicos estudados.
Educação inclusiva
Outra vantagem da EAD é que essa modalidade permite que alunos com mobilidade reduzida ou que moram longe da faculdade possam ter acesso a um ensino de qualidade sem precisar sair de casa. Assim, eles poderão ter autonomia, conforto e flexibilidade para se dedicar ao seu aprendizado.
Desenvolvimento pessoal
Por fim, o estudante que opta pelo curso EAD também conquista um importante desenvolvimento pessoal. Afinal, ele terá que demonstrar foco, disciplina e comprometimento para se dedicar aos estudos e concluir a graduação de maneira satisfatória — e essas habilidades são muito procuradas por recrutadores no mercado de trabalho.
Como vimos, o diploma EAD tem o mesmo peso do presencial e também é visto com bons olhos pelo mercado de trabalho. Isso porque os recrutadores levam em conta, além da formação acadêmica, o desenvolvimento pessoal daquele profissional. Por isso, não perca mais tempo e procure agora mesmo um curso EAD que tenha a sua cara!
Se você gostou deste post, aproveite para assinar a nossa newsletter. Dessa forma, você receberá nossos conteúdos diretamente em sua caixa de e-mail, gratuitamente!