EAD ou presencial: como escolher a melhor opção?

ead ou presencial
6 minutos para ler

Acompanhar as tendências na educação é responsabilidade das instituições de ensino. Afinal, é a partir dessas mudanças que o setor se revoluciona e passa a atender ainda mais às demandas da sociedade, sempre caminhando lado a lado com uma prioridade: o aprendizado de seus alunos.

Uma das tendências que mais deram o que falar nos últimos anos foi o ensino a distância. Bastante popularizado durante a pandemia de covid-19 — ainda que nesse período vigorasse um modelo de ensino remoto —, ele se mostrou uma opção viável de educação sem prejudicar em nada o ensino.

Mas, afinal, como escolher uma faculdade? O meu curso ideal seria no modelo EAD ou presencial? Pensando nessa dúvida, preparamos um artigo que tem como objetivo responder a essa questão de uma vez por todas para você. Vamos lá? Boa leitura!

Como funciona o ensino presencial?

O ensino presencial é a metodologia de aprendizado ao qual já estamos acostumados. Tradicional, ela envolve a presença do aluno no polo da instituição diariamente e em horários fixos para que ele possa assistir às aulas do dia.

Aqui, o contato com os colegas e professores é direto e constante. As atividades práticas também são realizadas presencialmente, assim como os estágios. Essa é a modalidade perfeita para quem pode se dedicar apenas aos estudos.

Como funciona o ensino a distância?

O EAD, por sua vez, traz inovações no modo de ensinar. Aqui, a presença online do estudante é muito mais requisitada. Ferramentas virtuais e tecnológicas fazem parte do dia a dia, ajudando na aproximação dos envolvidos e fazendo com que a interação entre alunos e professores seja frequente e constante.

O ensino a distância pode funcionar de um modo 100% online ou semipresencial. Neste, os alunos dividem seu tempo entre atividades virtuais e presenciais. Essa modalidade é ideal para quem quer conciliar os estudos com outras áreas da vida (como o trabalho) ou gosta de ter mais flexibilidade para conduzir a própria rotina e aprendizado.

E aí, qual escolher: EAD ou presencial?

Agora, veremos quais são os pontos que devem ser analisados ao escolhermos uma modalidade de ensino. Todos eles devem ser ponderados ao longo de sua reflexão, ok? Vamos dar uma conferida?

Analise as suas necessidades

O primeiro passo é refletir sobre as coisas que você deseja e precisa. Quais são as suas prioridades no momento? Você precisa conciliar os estudos com o trabalho? Seu curso está disponível em quais modalidades? É possível, para você, estudar em tempo quase integral?

Independentemente de qual seja a sua escolha, tenha em mente que ambas as modalidades são amplamente reconhecidas e valorizadas pelo mercado de trabalho e que elas trabalham e desenvolvem habilidades fundamentais para o dia a dia de sua futura profissão.

Veja qual é a sua disponibilidade de investimento

Como está o seu orçamento no momento? Cursos presenciais costumam trazer mais gastos, tanto na mensalidade (que é mais cara) quanto na manutenção da graduação. Além disso, é preciso arcar com questões como o transporte e a alimentação. Por isso, por vezes, optar pelo EAD é uma boa opção.

Apesar disso, devemos também lembrar que muitas instituições oferecem bolsas e descontos para estudantes tanto do ensino presencial quanto do EAD. Pesquise todas as suas opções e escolha aquela que melhor se encaixa em sua realidade financeira!

Pense no modo que gosta de estudar

Nem todas as pessoas são iguais. Embora algumas gostem de estudar seguindo uma rotina, esse tipo de estratégia não funciona para todo mundo. Conhecer o seu estilo de aprendizado é algo fundamental para que você possa tomar uma decisão acertada.

Por isso, pense bem. Você gosta de estudar no período em que o curso presencial é ministrado? Se sente produtivo a essa hora do dia? Gosta de estudar sozinho e conduzir o seu aprendizado a partir de suas próprias opções? A partir de questionamentos como esses, você escolherá o melhor para si!

Entenda quais são os seus objetivos

Os objetivos pessoais e profissionais também devem ser considerados na hora de escolher uma modalidade de ensino. O ensino presencial, por exemplo, permite o desenvolvimento de habilidades como o trabalho em equipe, a desenvoltura para falar em público, entre outras.

Já o EAD ajuda o estudante a trabalhar o autoconhecimento, a organização e a disciplina, habilidades também valorizadas pelo mercado. Opte por uma alternativa que desenvolva suas fraquezas e o torne mais desenvolto em novas competências.

Explore as possibilidades

Sair da zona de conforto também pode ser uma boa alternativa, ainda mais se você já tem maturidade e autoconhecimento suficientes para tal. Nem sempre nos desenvolvemos plenamente ao permanecermos em um mesmo modo de ensino.

Por isso, se você quer explorar novos horizontes e tentar coisas novas, optar pelo EAD (ou pelo presencial, caso você já estude a distância) pode ser uma boa alternativa. Considerar todos esses pontos certamente o ajudará bastante na hora de escolher!

Como a UCEFF pode ajudar nesse processo?

Neste contexto, não podemos deixar de apresentar para você a UCEFF, uma instituição realmente preocupada com a qualificação de seus estudantes e que traz todas as modalidades de ensino mencionadas ao longo do texto!

Oferecemos cursos presenciais, semipresenciais e 100% onlines, todos com reconhecimento pelo MEC e diferenciais que tornarão a sua educação completamente única, deixando o seu currículo muito mais atraente para o mercado.

Contamos com ferramentas tecnológicas de ponta, uma matriz curricular atualizada e um corpo docente preparado para qualificá-lo para se destacar em sua área de atuação. Saiba mais sobre a instituição em nosso site oficial!

Gostou de conhecer as diferenças entre as modalidades de ensino? Acha que já deu para decidir entre o aprendizado EAD ou presencial? Agora é com você! Não fique aí dando mole e corra atrás de seus objetivos. Em breve, você estará com um diploma reconhecido pelo mercado em suas mãos e poderá dar início à sua carreira!

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira conhecer mais sobre o funcionamento das modalidades de ensino na UCEFF, não deixe de entrar em contato. Nossa equipe está sempre à disposição para auxiliá-lo no que for preciso!

Facebook Comments
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Share This