Já reparou como a internet tem mudado muita coisa em nossa vida? Para se comunicar com aquele parente que mora longe, por exemplo, raramente se usa cartas ou mesmo ligação telefônica: os aplicativos de mensagem e as redes sociais assumem essa função com mais comodidade para todos os lados. Até novas profissões surgiram nesse cenário, como é o caso do digital influencer.

Há poucos anos, trabalhar de casa só usando a internet e a criatividade parecia bem distante da realidade. Mas agora é possível, inclusive, ampliar sua carreira dessa forma, tornando-se um digital influencer de sucesso. Mas você sabe o que esse profissional faz de verdade?

Continue a leitura para solucionar todas as suas dúvidas sobre o trabalho do digital influencer!

O que é um digital influencer?

O digital influencer nada mais é do que um formador de opiniões. Como o próprio nome indica, seu principal objetivo é influenciar as pessoas a adquirirem algum produto, serviço ou mesmo ideia, divulgando-os em seu próprio perfil nas redes sociais. Para isso, deve desenvolver credibilidade junto ao seu público, de modo a criar tendências e conquistar um lucro em cima disso.

Cada influenciador tem o seu nicho, com sua forma particular de comunicação. Afinal, é quase impossível agradar a todos na internet. Um exemplo disso são os digital influencers de maquiagem e skincare. Geralmente, as marcas enviam seus produtos e eles divulgam os benefícios e diferenciais para seus seguidores. Por ser alguém que se aproxima da realidade das pessoas, elas tendem a confiar na opinião desses profissionais.

Inclusive, essa tem sido uma das estratégias mais eficientes que as empresas encontram para potencializar o seu Marketing Digital. Ainda que escolher artistas (atores, cantores, modelos etc.) seja uma boa ideia, os rostos pouco conhecidos estão ganhando a atenção das marcas por causa do alcance e segmentação de público.

Pelo lado do profissional, é uma forma de construir uma imagem digital para transformá-la em carreira ou até mesmo ganhar uma renda extra online. Geralmente, ele atua no modelo home office, sem precisar ir a alguma agência ou escritório. Caso tenha que sair, é justamente para fazer campanhas in loco.

Como é o trabalho de um digital influencer?

Como vimos, o digital influencer faz a divulgação da marca e o que ela oferta ao público. Mas isso pode acontecer de diferentes maneiras. Ao receber produtos, por exemplo, ele idealiza vídeos e postagens para mostrar os “recebidos” e logo usá-los para dar feedbacks aos seguidores –– ou seja, as pessoas que o seguem nas redes sociais.

Muita gente pensa que, por causa dessas mordomias, a vida de um digital influencer é fácil. Porém, não imaginam que existe todo um trabalho até alcançar bons resultados que impulsionem sua imagem, principalmente para aqueles que não são reconhecidos por outra atuação. É preciso ir em busca das parcerias, criar conteúdos inovadores e relevantes, acompanhar métricas e aprender a se reinventar sempre.

Dependendo da plataforma, a remuneração do digital influencer está relacionada com a quantidade de visualizações e o chamado engajamento. É o caso do YouTube, que paga alguns dólares a cada mil acessos no vídeo. Mas há outras que monitoram essa interação de uma forma diferente, como o Instagram. Assim, cabe ao profissional buscar maneiras de se manter relevante.

Veja alguns exemplos de trabalho do influenciador digital.

Posts patrocinados

Os famosos “publi” são aquelas publicações em que o influenciador vende o peixe da marca. Pode aparecer em formato de vídeo, foto, história, tuíte e assim por diante. Tudo depende da criatividade e da persuasão do profissional.

Marketing de afiliados

Nesse caso, ele faz parceria com marcas e disponibiliza links para que os seguidores façam as compras. Enquanto o público não paga nada a mais por isso e até ganha brindes em alguns casos, o digital influencer recebe uma comissão a cada transação.

Eventos e cursos

Quando o conhecimento do influenciador vai além da superfície e ele se torna um especialista em algum tema, pode ser convidado para dar palestras ou ministrar cursos online. É o caso de cozinheiros que produzem canais de culinária, com alguma particularidade da gastronomia, e investem depois em cursos para propagar boas dicas.

Comunicação empresarial

Algumas organizações contratam o digital influencer até para a comunicação empresarial, em que divulgam suas propostas para motivar os colaboradores. Assim, além de engajarem o público, conseguem o apoio integral de quem faz todo o trabalho acontecer.

Como me tornar um digital influencer?

Agora, vamos à parte prática. Confira dicas simples para ganhar credibilidade entre seus seguidores e ter sucesso em uma carreira como influenciador!

Escolha um nicho

O nicho é a segmentação do seu público. Para descobrir, questione-se sobre o que quer falar, quem seriam as pessoas mais interessadas no que você tem a dizer e com quais marcas gostaria de fazer parceria. Tendo essas informações em mente, é possível até definir melhor a plataforma em que investirá seu trabalho.

Priorize as próprias habilidades

Se você está fazendo uma faculdade de Nutrição e tem paixão por essa área, pode não ser uma boa ideia se arriscar no universo das finanças para ser digital influencer. É mais interessante escolher o nicho ao redor de algo que domina. Nesse exemplo, um Instagram com receitas a baixo custo ou um YouTube com dicas de vida saudável seriam mais indicados.

Seja verdadeiro

Há quem prefira criar personagens nas redes sociais para render mais engajamento ou proteger a privacidade. Mas essa estratégia deve ser bem pensada, para que não perca a credibilidade no meio do caminho. Ao ser você mesmo, é possível evitar essas questões e se aproximar da sua audiência, que sentirá confiança no que é dito nas suas redes sociais.

Siga as regras do jogo

A publicidade na internet tem suas regras, para que não ofenda ninguém ou aja de forma imprudente. Nos posts patrocinados, por exemplo, é preciso sinalizar essa questão para não enganar seus seguidores. A falta dessa prática gera penalizações tanto para o digital influencer quanto para a marca.

Ofereça conteúdo de qualidade

Por fim, mas não menos importante, você só conquista relevância quando oferece valor ao seu público. Posts patrocinados com caras e bocas aparecem no feed das pessoas a todo instante. É preciso ter um diferencial que chame a atenção delas e as faça interagir com você por comentário, salvando a publicação, curtindo e assim por diante.

Para isso, vale fazer um benchmarking para saber o que seus concorrentes fazem e aprimorar essas técnicas. Não estamos falando para copiar ou reproduzir algo levemente parecido. Essa pesquisa é somente para criar insights e orientar o seu caminho.

Trabalhar pela internet tem rendido bons salários para o digital influencer, que ganha cada vez mais espaço na web. Se você gostou das possibilidades dessa carreira, tenha as dicas deste post em mente para dar início à sua atuação. Com uma dose de persuasão e outra de carisma, também pode conquistar seu lugar como formador de opinião.

Gostou das informações deste post? Conte para gente o que achou e se já conhecia essa carreira. É só deixar seu comentário abaixo!

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