Fazer uma boa especialização é um dos caminhos para quem deseja criar novas oportunidades no mercado de trabalho. No post de hoje, vamos falar do MBA em Auditoria, Perícia e Licenciamento Ambiental da UCEFF.

Afinal, não dá para negar que a responsabilidade socioambiental seja hoje uma tendência que demanda especialistas para lidar com as questões relativas à área.

Então, conversamos com o professor Jorge Luiz Haack para ter uma perspectiva atual sobre o campo e descobrir alguns detalhes do curso. Acompanhe a leitura para conferir essas informações e ficar por dentro do assunto!

O que é o MBA em Auditoria, Perícia e Licenciamento Ambiental?

Esse é um curso do tipo pós-graduação lato sensu com foco no desenvolvimento de habilidades gerenciais para os alunos que querem explorar o segmento ambiental. Logo, seu objetivo é preparar profissionais que sejam capazes de atuar no planejamento, coordenação e implantação de sistemas mais sustentáveis.

Para tanto, a instituição propõe uma formação de 360 horas que reúne os principais e mais atuais objetos de estudo dentro do campo. Segundo Jorge, a ideia do curso é proporcionar ao acadêmico um conhecimento maior da legislação ligada ao meio ambiente para que, a partir disso, ele possa atuar com propriedade.

Ele ainda ressalta que a formação também proporciona “a melhoria de habilidades técnicas, no sentido de gestão de recursos ambientais”. Na verdade, essa é uma profissão de grande importância para assegurar a qualidade de vida das presentes e futuras gerações.

O desconhecimento e o desinteresse dos códigos ambientais é um risco para a sociedade. 

Quanto mais pessoas tiverem consciência de como conviver em paz com a natureza, produzindo com o mínimo de interferência, com certeza o futuro pode ser melhor para todos.

O que vou aprender no curso?

Conhecer a matriz curricular é um aspecto importante para a tomada de decisão, já que o candidato consegue ter uma visão geral do que será estudado ao longo do curso.

Nesse aspecto, o MBA em Auditoria, Perícia e Licenciamento Ambiental da UCEFF combina tópicos que são indispensáveis para a qualificação do profissional da área. Confira algumas das disciplinas estudadas:

  • Política, Legislação e Normatização Ambiental;

  • Direito Ambiental;

  • Planejamento Estratégico;

  • Licenciamento Ambiental;

  • Impactos Ambientais;

  • Auditoria Ambiental;

  • Perícia Ambiental;

  • Certificação Ambiental;

  • Recuperação e Gerenciamento de Áreas Degradadas e Passivos Ambientais;

  • Gerenciamento de Riscos Ambientais;

  • Águas e Efluentes;

  • Responsabilidade Penal Ambiental;

  • Responsabilidade Civil Ambiental;

  • Legislação Urbanística.

Para quem se destina esse MBA?

O público-alvo é formado por pessoas já graduadas — em geral, vindas de áreas como Engenharia, Biologia, Direito, Agronomia, Administração e afins — e que estão em busca de uma capacitação específica para trabalhar com as questões ambientais.

Não há grandes restrições no perfil dos alunos, a não ser a curiosidade pelo tema e o fato de terem concluído um curso superior previamente. Como o MBA é um curso para formar gestores, a análise do currículo dos candidatos pode ser um diferencial para conseguir uma vaga.

Como estamos falando de uma área que está em alta, essa é uma ótima chance dos estudantes renovarem seus conhecimentos e adquirirem novas habilidades para aplicar no mercado. Não deixa de ser também uma maneira de dar um novo rumo para a carreira.

Haack destaca que o desconhecimento sobre o assunto é uma realidade e uma excelente oportunidade para os profissionais que se especializam. “O Brasil é um país grande e a questão ambiental está em voga, o que significa um campo de trabalho extenso”, ele completa.

Tanto o setor privado como os órgãos públicos buscam pessoas que entendam das leis ambientais para colocar em prática ações estratégicas, até porque temos uma legislação bastante complexa e não é qualquer um que consegue lidar com isso.

Por exemplo, uma empresa certificada precisa passar pela etapa de auditoria, o que vai garantir a correção das suas práticas para que ela opere de acordo com as exigências da lei. Por sua vez, a certificação atesta o cuidado da organização com o aspecto socioambiental e agrega valor à marca.

Outra função que merece destaque é a consultoria. Aliás, essa é uma das alternativas de empreendimento para quem fez o MBA e quer variar as suas fontes de renda atuando como autônomo ou abrindo um negócio próprio para prestar serviço especializado.

Por que estudar na UCEFF?

Por fim, a escolha da instituição de ensino é algo que faz toda a diferença nesse processo de preparação profissional. O ideal é que seja estabelecida uma verdadeira parceria, mirando o sucesso do aluno no mercado de trabalho.

A tradição de quase 20 anos no segmento de educação superior faz com que a UCEFF apresente vários benefícios para a sua comunidade acadêmica. A começar pelo corpo docente, que tem um papel fundamental na transmissão do conhecimento.

Em vista disso, a instituição faz uma seleção criteriosa para montar cada curso, prezando por professores que têm experiência universitária e também uma boa sintonia com as demandas do mercado. O próprio MBA em questão é ministrado por especialistas, mestres e doutores.

A metodologia de ensino e os recursos didáticos ajudam a compor a qualidade do curso. Um diferencial apontado pelo professor Jorge é a inclusão de aulas práticas no programa, o que contribui para envolver mais os estudantes e despertar o desenvolvimento das habilidades necessária para o exercício da profissão.

Consequentemente, a receptividade dos alunos nas organizações costuma ser muito positiva, um reflexo de toda a estrutura oferecida pela universidade — além da sua preocupação em formar pessoas cada vez mais conscientes, éticas e responsáveis na prática das suas atividades.

Enfim, não há dúvidas de que o MBA em Auditoria, Perícia e Licenciamento Ambiental da UCEFF tem um enorme potencial para formar bons profissionais para o mercado. Quem se interessa por essa área de estudo e já tem um diploma de graduação garantido deve considerar essa chance de alavancar a carreira.

O que você achou de conhecer melhor o nosso curso? Aproveite para conferir a matriz curricular completa e outros detalhes. Lembre-se de que investir em capacitação é essencial, mas não deixe de cercar-se de informação antes de tomar uma decisão importante como essa!

Facebook Comments