Já se foi o tempo em que ter uma graduação era a conquista final do currículo de um bom profissional. Hoje, os cursos de especialização são muito valorizados, além de as oportunidades para quem tem esse diploma serem variadas. Neste post, vamos falar um pouco do curso de pós-graduação em Controladoria e Finanças da UCEFF.

Conversamos com o ex-aluno Márcio Rodrigues da Silva para conhecer os detalhes dessa formação a partir da visão de alguém que já está atuando no mercado de trabalho. Ou seja, se você tem interesse pela área, não deixe de conferir o resumo dessa conversa e outras informações gerais sobre o curso. Acompanhe a leitura!

A pós-graduação em Controladoria e Finanças da UCEFF

O curso foi elaborado para oferecer conhecimentos avançados sobre Controladoria e Finanças para os estudantes, fazendo com que eles conheçam a legislação contábil e dominem as ferramentas mais recentes de gestão financeira corporativa.

Para tanto, é fundamental ter um diploma de graduação, sendo o público-alvo os profissionais de áreas como Administração, Economia, Ciências Contábeis e afins. Como se trata de uma pós-graduação, esse é um critério definitivo para a seleção de candidatos.

A duração prevista é de 18 meses, seguindo uma rotina de aulas quinzenais — que normalmente acontecem às sextas-feiras e aos sábados para que os alunos consigam conciliar os estudos com o trabalho.

Em relação à matriz curricular, pode-se dizer que ela combina assuntos que vão formar um gestor capacitado para lidar com as atividades de contabilidade, controladoria e administração financeira. Entre as disciplinas estudadas estão: Análise de Projetos e Investimentos, Planejamento e Gestão Tributária, Estratégia e Orçamento Empresarial, Finanças Corporativas, Gestão Estratégica de Custos, Mercado de Capitais e Liderança Organizacional.

Márcio ressalta que um dos pontos positivos da pós é oferecer não só matérias teóricas, mas uma dinâmica com a parte comercial. Segundo ele, “são atividades práticas e laborais, que você tem que fazer como se estivesse em uma gincana de progresso, de melhora e desempenho, de conversação e relacionamento com as pessoas — é um diferencial”.

De fato, nem sempre essa é uma preocupação das universidades. Porém, a UCEFF acredita que um profissional bem preparado não é aquele que se propõe a cumprir as matérias de um curso, mas quem busca a melhoria constante. Inclusive, não é por acaso que a instituição tem como lema a formação de cidadãos inovadores, éticos, responsáveis e empreendedores.

Por que estudar na UCEFF

Escolher uma instituição de ensino para fazer uma graduação ou pós-graduação é um processo que exige cuidado. Afinal, estamos falando de uma decisão importante que deve impactar a carreira, além de ser um investimento considerável de tempo e dinheiro, não é verdade?

Portanto, a fase que antecede essa escolha precisa ser cheia de informação e planejamento. Para facilitar essa parte, destacamos aqui alguns fatores que devem ser considerados, pontuando quais são os diferenciais oferecidos pela UCEFF. Confira!

Metodologia de ensino

Como foi dito, a instituição tem uma metodologia de ensino que associa a teoria com a prática, sobretudo para que os alunos consigam se preparar melhor para os desafios que encontramos no mercado de trabalho. Junto a isso, uma matriz curricular atualizada ajuda a cumprir esse objetivo. 

O próprio ex-aluno Márcio da Silva compartilha a sua experiência como proprietário de uma empresa. As aulas práticas foram fundamentais para que ele pudesse aprender como aplicar o conhecimento no seu dia a dia.

Ele dá o exemplo do aprendizado de controladoria para fazer o controle da sua empresa: “Aprendi como poderia trabalhar com o sistema implantado para tirar nota fiscal eletrônica, ter controle da quantidade de material, saber fazer um orçamento, descobrir o custo de um produto acabado, entre outros”. A ideia é mesmo abranger todos os aspectos importantes para a área e oferecer uma formação que seja a mais completa possível. 

Infraestrutura

Outra questão de grande valor é ter a infraestrutura adequada para promover o aprendizado. Nesse sentido, a UCEFF tem como prioridade proporcionar uma experiência diferenciada para a sua comunidade, focando principalmente conforto e tecnologia. As salas de aula são modernas e bem equipadas, assim como os laboratórios e ambientes de apoio.

Qualificação do corpo docente

O ensino de alta qualidade não seria possível sem um corpo docente do mesmo nível. Como os professores têm um papel essencial na transmissão do conhecimento, a capacitação de todos eles é imprescindível.

Por essa razão, a UCEFF cuida criteriosamente da seleção dos seus educadores, escolhendo profissionais que têm experiência na carreira acadêmica e que também estão em sintonia com as necessidades do mercado. É importante conhecer toda a dinâmica da profissão para que a troca durante as aulas seja cada vez mais rica.

Reconhecimento

Com quase 20 anos de história, a UCEFF já possui tradição no mercado de educação. Sua qualidade é reconhecida pelas empresas e organizações da região, o que resulta em um excelente índice de empregabilidade dos alunos — embora muitos deles também atuem em outros lugares.

Além do reconhecimento do mercado, a avaliação do MEC (Ministério da Educação) ajuda a comprovar o alto padrão dos cursos e serve como um indicador para o público. Aliás, esse é um dos motivos que fez da UCEFF um centro de estudos de referência, já que grande parte dos seus cursos atingiu o conceito máximo, de nota 5, e vários outros receberam nota 4 na classificação.

Em conjunto, todos esses fatores atraem pessoas que estão interessadas em construir uma carreira de sucesso. Para Márcio, a idoneidade e a transparência da instituição foram decisivas para a sua escolha. Ele confirma a qualidade dos professores e de toda a programação dos cursos, o que foi substancial para deixá-lo confiante de fazer o investimento em uma pós-graduação.

Ao final da sua formação, ele reuniu todo o conhecimento adquirido para mudar de vida e abrir um empreendimento. Depois de vários anos trabalhando como funcionário, ele percebeu que tinha capacitação suficiente para criar o seu negócio e aproveitar uma nova oportunidade. E, claro, o curso fez toda a diferença para isso.

E você, o que achou de conhecer melhor a pós-graduação em Controladoria e Finanças da UCEFF? Já pensou que essa pode ser uma ótima chance para atingir os seus objetivos profissionais?

Se você tem interesse no curso e deseja saber mais sobre ele, não deixe de entrar em contato conosco. Tire todas as suas dúvidas e dê o primeiro passo para se tornar um especialista na área!

 

Facebook Comments