Se antes um dos mais importantes passos para ter uma carreira bem-sucedida era entrar no ensino superior e obter um diploma, hoje o mercado de trabalho mostra que isso já é não o suficiente. Ao contrário, é cada vez mais indispensável ter uma especialização e/ou um MBA para não estagnar na profissão, atualizar os próprios conhecimentos, conseguir cargos relevantes, ter um maior retorno financeiro e conquistar status social. No entanto, para dar esse próximo passo na sua formação é essencial fazer um planejamento financeiro para pós.

Afinal, trata-se de um investimento muito importante e que deve estar de acordo com o seu orçamento mensal para não pesar no seu bolso e até mesmo dificultar a realização de outras atividades pessoais. Por essa razão, reunimos algumas dicas fundamentais para ajudá-lo nessa organização financeira. Acompanhe!

Avalie a sua situação financeira

A primeira delas refere-se justamente a avaliar como anda a sua situação financeira. Isso porque se você está com a renda comprometida por conta de outras despesas e não tem um valor disponível para arcar com as mensalidades da sua pós-graduação, certamente, não será uma boa ideia se matricular em um curso apenas por impulso.

É por essa razão que o ideal é quitar dívidas pendentes, cortar gastos frequentes que são supérfluos e enxugar as contas mensais que reduzem (e muito) o valor e a duração do seu salário.

A partir daí, você ficará com o seu orçamento mais flexível e capaz de comportar as mensalidades da pós sem dificuldades ou preocupações que tiram o seu sono e o deixam receoso de ficar ainda mais endividado.

Escolha o curso desejado

Após avaliar como anda o seu orçamento, é a hora de sentar e, com muita calma, analisar as suas alternativas de pós-graduação. Afinal, existem diversos cursos destinados a quem tem a sua formação, porém, nem todos vão atender às suas necessidades e aos seus interesses profissionais.

Logo, é essencial que você escolha aquele que, de fato, permitirá maior qualificação e um avanço na sua carreira. Por isso, antes de qualquer coisa, decida se deseja fazer uma especialização — para se tornar especialista em determinado ramo de atuação — ou um MBA — para ocupar cargos de gestão em projetos e ser o responsável pela tomada de decisões dentro de empresas.

A partir disso, pesquise opções de pós que tenham uma grade curricular que contemple aquilo que envolve diretamente o seu trabalho e as tendências da sua área. Além, é claro, de possibilitar o desenvolvimento de novas habilidades e competências para que você se torne apto a assumir novos desafios e responsabilidades.

Conheça as formas de pagamento

Encontrou o curso que buscava? Ótimo. Agora, você deve se informar sobre as formas de pagamento que a instituição de ensino disponibiliza para os estudantes, em especial a respeito do parcelamento de mensalidades e do pagamento da matrícula.

Além disso, não deixe de ficar por dentro de possíveis descontos para pagamentos à vista, existência de convênios com empresas e ofertas especiais para novos alunos, pois tudo isso vai contribuir para reduzir os custos com a continuidade da sua formação e facilitar o seu ingresso em uma pós-graduação.

Pesquise pelas parcerias da instituição de ensino

Uma quarta dica bastante valiosa e que muitas pessoas deixam passar é a de pesquisar pelas parcerias que a faculdade tem e que trazem uma baita economia para os alunos, sejam eles de graduação ou pós-graduação. Por essa razão, antes de se decidir entre suas possibilidades de lugar para estudar, procure saber mais a respeito!

A UCEFF, por exemplo, conta com o programa “Eu Ganho Mais“, no qual os acadêmicos conseguem descontos e preços especiais em serviços e produtos em inúmeras empresas em Itapiranga — e acredite, não é exagero dizer isso.

Para se ter ideia, são academias, restaurantes, concessionárias, lojas de autopeças e acessórios, comércios, lojas de vestuário, farmácias, petshops, postos de combustível e, inclusive, clínicas odontológicas. E o melhor: para ter acesso a esses benefícios, basta apresentar a carteirinha de aluno da instituição.

Ou seja, ser um aluno nessa faculdade é um investimento com excelente custo-benefício, pois, além de permitir que você alcance a qualificação profissional que deseja, possibilita também que você reduza suas despesas mensais de uma maneira simples e prática. Ótima notícia, não é?

Comece a poupar para fazer sua pós

Caso ocorra de você decidir dar continuidade à sua formação apenas no meio de um semestre (em abril ou outubro, por exemplo), que é algo que costuma acontecer com inúmeras pessoas, não se desespere, ok? Faça o oposto: controle a sua ansiedade e se programe para fazer sua pós no semestre seguinte.

Dessa forma, é possível aproveitar esses meses de intervalo para poupar o valor referente às mensalidades e fazer uma reserva com uma quantia significativa para, quem sabe, adiantar o pagamento delas ou até mesmo pagar de uma vez todo o curso à vista.

Pense em alternativas para aumentar a sua renda

A última dica de planejamento financeiro para pós é para quem já percebeu que o salário vai permanecer apertado por um longo tempo — mesmo cortando gastos e reduzindo algumas contas — e que não é possível arcar com nenhuma despesa a mais.

Algo que acontece com quem tem débitos longos para quitar como um financiamento de carro ou imóvel ainda pendente por alguns anos.

Se esse também é o seu caso, uma boa solução é investir em alternativas de trabalho (freelance e autônomo, por exemplo) que gerem renda extra e complementem o seu orçamento. Assim, você conseguirá juntar o valor necessário para começar o seu curso.

Seguindo nossas dicas de planejamento financeiro para pós, você vai conseguir não só organizar o orçamento para, enfim, fazer sua especialização e/ou MBA, como também aprenderá formas alternativas para poupar, evitar dívidas, reduzir os custos e aproveitar benefícios que você nem mesmo sabia que algumas faculdades oferecem. Por isso, já sabe: siga todas as nossas sugestões e dê um passo certeiro rumo ao sucesso!

E já que falamos sobre pós-graduação neste post, aproveite para saber como acertar na ênfase do curso!

 

Facebook Comments