Use sua nota do ENEM e ganhe 50% de desconto na matrícula.Powered by Rock Convert

Você mora na região de Itapiranga, entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul? Está terminando o Ensino Médio? Então, é hora de pesquisar quais são as melhores instituições de ensino superior na área, para decidir onde você vai fazer sua graduação.

O sul do Brasil tem se mostrado uma região com alto potencial econômico, o que incentiva o surgimento de IES que oferecem cursos de qualidade. Elas preparam os profissionais que vão “surfar” nessas novas ondas de prosperidade.

Neste post, vamos falar um pouco sobre o estado de Santa Catarina e explicar por que uma instituição de ensino em Itapiranga pode ser a escolha ideal para cursar o ensino superior, apresentando o Centro Universitário UCEFF. E aí, vamos começar?

Por que estudar em uma instituição de ensino em Itapiranga?

Quando você vai escolher uma instituição de ensino superior, precisa pensar além dos estudos. Essa decisão pode colocá-lo no lugar certo para terminar o curso não apenas com o diploma nas mãos, mas com uma boa oportunidade de trabalho a caminho.

Não se esqueça, por exemplo, de que muitos recém-formados começam a trajetória profissional na própria empresa em que fizeram estágio durante a graduação. Isso significa que, se a instituição tem uma boa localização, suas chances de começar a carreira na direção certa são maiores. É por isso que faz todo sentido estudar em Itapiranga, município de Santa Catarina.

Sobre Santa Catarina

Está entre os estados com economia mais forte do país. Em 2016, por exemplo, das 50 cidades brasileiras com maior PIB, quatro delas eram catarinenses.

Santa Catarina é conhecida pela agropecuária, mas sua economia vai além. Tem um parque industrial expressivo e, na indústria de transformação (que inclui agroindústria, abatedouros e derivados, indústrias de móveis, estofados e marcenarias), é o 4º estado com mais empresas e o 5º que mais gera empregos.

E, por falar em empregos, entre fevereiro de 2017 e janeiro de 2018 foram criados mais de 17.300 novos postos de trabalho formais no estado. Em outras palavras, o mercado de trabalho está aquecido.

Fique atento, porque as áreas que nós mencionamos acima — agropecuária e indústria — são responsáveis pela contratação de engenheiros de cursos como Engenharia Agrônoma (Agronomia), Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica. Então, quem fizer um desses cursos vai encontrar excelentes oportunidades de trabalho em Santa Catarina.

Sobre Itapiranga

O município fica na fronteira entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Esse fato já é uma vantagem, pois é uma posição estratégica para empresas e para jovens profissionais que desejam ter mais oportunidades de acesso ao mercado de trabalho.

É um município pequeno? Sim, não podemos negar. O censo de 2010 apontou que Itapiranga teria cerca de 16.000 habitantes. No entanto, do ponto de vista de um universitário, essa também pode ser uma vantagem. É uma cidade tranquila para se viver enquanto faz a graduação, especialmente para quem vai morar sozinho pela primeira vez.

Mas ser pequena não significa que Itapiranga tenha poucas oportunidades. Seu PIB de 2015 ultrapassou R$ 802 mil. A base da sua economia é a agropecuária, porém, isso não limita a entrada de empresas de outros segmentos. É o caso da Techsun Engenharia, do segmento de geração de energia solar, que se instalou em Itapiranga em 2018. Segundo a prefeitura, são no total 830 negócios em funcionamento no município.

Onde fazer graduação em Itapiranga?

Agora, vamos ao que realmente interessa: se Itapiranga é uma boa cidade para estudar, você precisa conhecer a UCEFF, que tem campus na cidade. É uma instituição reconhecida pelo MEC, com excelente avaliação e importantes diferenciais.

A UCEFF é o resultado da união de duas outras grandes instituições de ensino superior do oeste catarinense: o Centro Universitário FAI, de Itapiranga, e a FAEM, de Chapecó. Assim, é a maior instituição de ensino superior da região, com campi nessas duas cidades e uma ampla lista de cursos de graduação presenciais e EaD (a distância).

No campus de Itapiranga, os cursos presenciais disponíveis atualmente são:

  • Administração;

  • Agronomia;

  • Arquitetura e Urbanismo;

  • Ciências Contábeis;

  • Direito;

  • Engenharia Civil;

  • Engenharia de Produção;

  • Gestão da Tecnologia da Informação;

  • Medicina Veterinária;

  • Pedagogia;

  • Tecnologia em Alimentos.

Na avaliação do MEC de 2016, a UCEFF recebeu nota 4 em Conceito Institucional (numa escala que vai até 5), o que é considerado um ótimo resultado.

Mas a avaliação do MEC está longe de ser o único motivo para fazer graduação na UCEFF. Por exemplo, você sabia que recentemente essa instituição foi credenciada como Centro Universitário? Isso significa que, pelo menos, um terço do corpo docente da UCEFF tem mestrado ou doutorado, e um corpo docente bem qualificado garante maior qualidade para as aulas.

Outro ponto que merece destaque é que a UCEFF vem investindo e incentivando a pesquisa e a extensão. A pesquisa corresponde à produção científica, que é desenvolvida pelos professores e também pelos próprios alunos. A Iniciação Científica é parte importante dessa atividade. A extensão, por sua vez, é a aproximação entre instituição de ensino e sociedade, com o desenvolvimento de programas que buscam resolver problemas reais. Assim, a comunidade acadêmica contribui e retribui a toda a comunidade.

Ao desenvolver uma preocupação com esses dois aspectos que constituem o tripé do ensino superior, junto do ensino, a UCEFF se afasta daquela ideia de que o aluno está lá somente para conseguir um diploma. Em vez disso, é um ambiente de formação integral do indivíduo.

Acha que acabou? Ainda não! Você também precisa saber que os cursos que estão disponíveis nos dois campi da UCEFF têm matrizes curriculares iguais. Isso quer dizer que você, aluno de Itapiranga, e seu colega que faz a mesma graduação na UCEFF Chapecó terão as mesmas matérias, no mesmo período do curso, com a mesma ementa e carga horária.

Por que isso é uma vantagem? É que fica muito mais fácil aproveitar as oportunidades que estão disponíveis no campus Chapecó. Seja um evento extracurricular, uma disciplina da graduação ou até mesmo uma vaga de estágio anunciada, você pode participar sempre que for do seu interesse.

Que tal saber mais sobre o que a UCEFF tem a oferecer aos seus alunos? Entre em contato com a gente! Nossa equipe vai responder a todas as suas perguntas sobre como é fazer a graduação em uma instituição de ensino em Itapiranga e sobre os nossos cursos. Não demore mais: fale conosco e tire suas dúvidas!

 

Facebook Comments
50% de desconto na matrícula usando nota do ENEMPowered by Rock Convert