O Ensino Médio é um período bastante difícil na vida do estudante, pois além de todas as transformações físicas e mentais, existe a necessidade de conciliar a escola e os vestibulares que se aproximam à escolha de uma carreira que poderá ser para a vida toda, não é mesmo?

Nesse cenário, muitos pensam que é preciso estudar horas a fio e abrir mão de uma infinidade de hobbies, focando somente em atividades que estimulem o cérebro, como testes numéricos e de raciocínio lógico. No entanto, incluir outras práticas no dia a dia, como o exercício físico, pode ter um impacto muito mais positivo.

Você já deve saber o quão importante é se movimentar, certo? Mas você sabe como isso pode realmente influenciar o seu rendimento no Ensino Médio? No artigo de hoje vamos explicar alguns benefícios da atividade física e por que você não deve deixá-la de lado nesse período tão importante da sua vida escolar. Continue a leitura para saber mais!

Melhora da memória

Ao praticar exercícios aeróbicos, uma parte do cérebro é fortemente estimulada: o hipocampo. Essa estrutura aumenta de volume de acordo com a quantidade de exercícios que você pratica e, uma vez que ela é responsável pelo aprendizado e memória, entre outras funções, você estimulará essas faculdades mentais ao se exercitar.

Além disso, a atividade física pode ter um impacto mais imediato na formação da memória, facilitando a fixação de conteúdos novos, principalmente durante as revisões das matérias. No entanto, é preciso ter cautela, pois treinos muito intensos podem aumentar os níveis de estresse, prejudicando o processo de aprendizagem e causando o efeito contrário.

Evolução da concentração

Outro ponto que entra na lista dos benefícios da atividade física é a concentração. O exercício pode ajudá-lo a manter o foco e permanecer mais tempo em uma tarefa. Isso ocorre porque você se torna mais hábil a ignorar distrações, consegue desempenhar diversas tarefas ao mesmo tempo e manter informações por períodos maiores.

E se você pensa que para isso é preciso se exercitar até ficar sem fôlego, está muito enganado! Apenas 10 minutos diários de algum exercício como caminhar, correr ou pedalar já são mais do que suficientes para que você perceba uma melhora significativa em longo prazo.

Aperfeiçoamento da criatividade

Se você não se dá também nas matérias que pedem um esforço maior da sua criatividade, talvez seja hora de começar a se movimentar um pouco mais. Essa necessidade se dá porque ter o hábito de caminhar ou correr por alguns minutos diariamente pode dar um “up” nesse fator.

Provavelmente você já deve ter escutado por aí que fazer uma caminhada é um bom hábito para tentar colocar as ideias do lugar. Seja numa esteira, no campo ou na calçada da sua rua, andar faz com que o pensamento criativo gerador de ideias seja estimulado, favorecendo a oxigenação do cérebro e propiciando diversas soluções para problemas, tarefas artísticas, situações complicadas ou momentos de dúvidas.

Melhora da saúde mental

O Ensino Médio nem sempre é um período fácil; além de todas as mudanças físicas e hormonais, muitas vezes enfrenta-se a pressão dos vestibulares e provas, bem como a escolha de um curso. O resultado, então, pode ser o estresse, a ansiedade e a depressão, armas poderosas contra a sua motivação e desempenho escolar.

A boa notícia é que praticar atividades físicas com frequência pode alterar esse cenário e te ajudar a enfrentar os obstáculos de maneira mais fácil. O exercício ajuda a liberar endorfina no cérebro, auxilia no relaxamento, na diminuição do medo, do estresse e da ansiedade e também se mostra bastante eficaz em casos depressivos, assemelhando-se ao que é esperado de drogas antidepressivas e psicoterapias.

Desenvolvimento da autoestima e autoconfiança

Com as grandes mudanças enfrentadas na adolescência, a insegurança e a falta de autoestima podem se tornar amigas frequentes e, consequentemente, afetar toda a sua produtividade durante o Ensino Médio, impossibilitando que você alcance suas metas e objetivos.

Independentemente do que prega a mídia do corpo perfeito, ter um regime de atividades físicas frequente propicia uma mudança mental e física, favorecendo a perda de peso, a melhor postura, o ganho de massa muscular ou a simples sensação de bem-estar. Com isso, você tem uma imagem melhor de si, um ganho de confiança e aumento da autoestima, beneficiando outros aspectos da sua vida pessoal.

Aumento da disposição

Sabe aquela sensação de cansaço extremo quando o despertador toca para você ir para o colégio ou aquela vontade imensa de dormir durante uma aula superimportante? Saiba que elas podem ser reduzidas com a prática de exercícios físicos regulares.

Quando você planeja e executa essas atividades na rotina, você libera uma série de hormônios benéficos para todos os sistemas que compõem o nosso corpo. A partir daí, eles entendem que é preciso melhorar as capacidades cardiorrespiratória e muscular, propiciando, assim, maior disposição para o desempenho de diversas outras tarefas, como dar aquele gás nos estudos e evitar a procrastinação.

É importante lembrar que, antes de sair por aí seguindo treinos e rotinas de exercícios diversas e que prometem mil resultados, é imprescindível consultar com um profissional da área. Só ele está habilitado para avaliar seu corpo em todas as suas especificidades e propor a melhor atividade.

Claro que você pode começar a incluir hábitos leves no seu dia a dia, como caminhar, correr sem ultrapassar seus limites, nadar, praticar yoga e meditação ou mesmo dançar com os amigos, mas saiba que para a prática correta de qualquer exercício é crucial ter prudência.

Em um primeiro momento, os benefícios da atividade física podem parecer não ter relação com seu desempenho no Ensino Médio, mas, ao incluir uma rotina mais ativa no seu dia a dia, você verá o grande impacto que ela trará. E se você associar essa rotina a uma dieta equilibrada, os ganhos serão ainda maiores!

Esperamos que este artigo motive você a deixar o sedentarismo de lado e a se exercitar cada vez mais. Se gostou, compartilhe com seus amigos nas redes sociais e os motive a sair da inércia também!

 

Facebook Comments