Economizar dinheiro é a melhor forma de poupar para investir em sonhos e metas de vida. Entretanto, somar uma quantia significativa requer disciplina e clareza para definir prioridades a fim de que os objetivos sejam alcançados.

Seja para dar início a uma pós-graduação, fazer um curso de extensão, mudar de carreira ou viver um período de estudos em outro país, tudo demanda planejamento financeiro, organização e paciência. O êxito ao obter aquilo que se deseja, todavia, é uma excelente recompensa.

Para administrar suas contas e conseguir economizar dinheiro, acompanhe algumas de nossas dicas a seguir!

1. Faça um controle mensal de quanto ganha e de quanto gasta

Parece óbvio, mas muitas pessoas recebem seu salário a cada mês e não têm convicção sobre o valor total ou sobre o percentual que utilizam para pagar suas despesas fixas. A partir de um controle mensal, que pode ser realizado com o auxílio de planilhas ou de aplicativos práticos em seu celular, contabilize tudo o que é utilizado no período.

No cálculo, devem entrar despesas como aluguel, plano de saúde, mensalidades de instituições de ensino e demais compras. Ter uma dimensão exata de quanto é destinado a cada item é uma forma de visualizar em quais pontos você gasta excessivamente e, portanto, pode reduzir valores.

Ademais, um profissional organizado financeiramente tem qualidades que também o tornam mais interessante para futuras oportunidades no mercado de trabalho, na medida em que é capaz de aplicar seus conhecimentos na gestão propriamente dita.

2. Evite gastos impulsivos com o cartão de crédito

O cartão de crédito pode ser uma excelente ferramenta para organização financeira. Muitas pessoas optam por centralizar suas despesas nele visando juntar milhas e utilizar programas de pontos, por exemplo.

Contudo, essa opção não é para todos. Afinal, com o cartão de crédito, a sensação de pagar depois pode fazer com que se gaste mais do que o necessário, sob a ilusão de que a conta nunca vai chegar. Além disso, pela facilidade da transação em crédito, compras pela internet, por exemplo, podem ser grandes vilãs.

Existe ainda o fato de que, se não for muito bem planejado, o parcelamento pode atrapalhar a organização financeira. Por menores que sejam as parcelas, quando se acumulam, o prejuízo pode ser grande somado a outras despesas.

3. Faça pesquisa de preços

Embora possa parecer um processo trabalhoso, hoje em dia há diversas ferramentas e aplicativos que ajudam a comparar e fazer pesquisas de preços, como JáCotei e Buscapé. Com eles, você pode ponderar valores de novos eletrônicos ou itens para casa que deseja adquirir.

Em se tratando de questões do dia a dia, acompanhe os jornais de supermercados, compare mensalidades de uma faculdade e outra, avalie diferentes instituições de ensino em que deseja iniciar um novo curso e tenha certeza de optar pelo melhor custo-benefício. Seu bolso agradece.

4. Organize listas antes de ir ao supermercado

Fazer compras com fome e sem uma lista pode contribuir para que você gaste muito mais do que o necessário e ainda se esqueça de comprar itens essenciais para sua rotina. Por isso, antes de ir ao supermercado, faça uma lista com tudo aquilo de que precisa e experimente também estipular preços máximos que deseja pagar.

Na parte de alimentação, avalie quais marcas atendem melhor suas prioridades. Opte principalmente por alimentos frescos e minimamente processados, nas quantidades que é capaz de consumir. Se tem o hábito de montar marmitas para o trabalho, por exemplo, organize-se para cozinhar grandes quantidades e experimente congelar uma parte dos alimentos para aproveitamento posterior.

5. Aproveite programas de descontos e de créditos e negocie

Na hora de economizar dinheiro, valem todos os cupons e programas de descontos. Seja para restaurantes, aplicativos de transportes ou compras que esteja planejando, busque sempre reduzir os valores.

Ademais, avalie se diferentes formas de pagamento no estabelecimento também entregam mais vantagens financeiras. Na maioria dos casos, compras em dinheiro possibilitam ótimas deduções e ajudam você a fazer suas aquisições sem ter dívidas para o futuro.

Se considerar a ideia de iniciar um novo curso, o crédito universitário ou uma bolsa de estudos podem ser duas boas opções de entrada que vão auxiliar você a trilhar uma próspera carreira acadêmica.

6. Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo

Independentemente dos motivos que levam você a economizar dinheiro, o planejamento é sempre determinante no sucesso que terá ao fim. Considerando-se isso, busque desenvolver um planejamento estratégico para manter o foco, a motivação e a produtividade no trabalho como meios de melhorar seus rendimentos.

Estabelecer metas de um mês, com pequenos gastos, um semestre e um ano, por exemplo, pode, aos poucos, conduzir seu caminho a conquistar sonhos que antes pareciam muito distantes. Isso porque o segredo de quem é bem-sucedido é perseverar sempre.

7. Compre somente o necessário

Às vezes, um anúncio atrativo ou a ideia de uma nova aula imperdível nos convencem a fazer gastos desnecessários. Evite que seus impulsos motivem suas compras. Antes de adquirir qualquer coisa, de uma simples embalagem de produto de limpeza a um novo celular, considere quão importante ele pode ser em sua vida e quão imprescindível é naquele momento.

Em certos casos, por mais que necessite de algo, pode valer mais a pena adquiri-lo no mês seguinte ou em uma época de promoção, como a Black Friday, a fim de obter um desconto satisfatório e compatível com seu bolso.

8. Escolha opções de lazer mais acessíveis

Teatro, cinema, festas, restaurantes com os amigos, viagens… há muitas opções de lazer que podem nos induzir a gastos bastante elevados. Embora seja muito prazeroso estar ao lado de quem você gosta em um programa de qualidade, nem sempre é necessário ter uma ocasião de pompa para garantir o entretenimento.

Em épocas nas quais deseja ou precisa economizar mais, invista na criatividade e escolha opções de lazer mais acessíveis. Vale a pena preparar um jantar temático especial em casa para receber seus colegas, sair para uma caminhada com piquenique no parque, ir a uma exposição cultural gratuita ou praticar alguma atividade ao ar livre em contato com a natureza.

Alguns momentos extremamente especiais podem também ser muito econômicos. Quando há disposição e interesse de todos, o lazer se torna ainda melhor.

Ainda que economizar dinheiro soe como um verdadeiro entrave para muitas pessoas, é necessário acreditar, organizar e dar o primeiro passo a fim de atingir a meta designada por você. Com dedicação e constância, o sucesso é assegurado!

Tem alguma experiência bem-sucedida ao se organizar financeiramente? Economizou e conseguiu alcançar um sonho? Então, compartilhe com a gente nos comentários abaixo!

Facebook Comments