Poucas coisas são tão difíceis quanto decidir qual carreira seguir. E esse é um questionamento muito pertinente para quem está no Ensino Médio e começa a planejar seus próximos passos. Uma dica importante para a solução dessa dúvida é compreender o cenário atual de cada área. Nesse sentido, a graduação em Agronegócio pode ser bastante interessante.

Afinal, nada melhor do que um setor que representa, em média, 24% do PIB brasileiro, certo? Assim sendo, escolher trabalhar no agronegócio pode ser extremamente atrativo para quem está em dúvida sobre qual caminho profissional seguir durante o Ensino Superior. Mas, antes, é preciso conhecer melhor esse setor.

Que tal, então, saber mais sobre esse mercado de atuação e como a graduação em Agronegócio pode ser uma excelente opção para o seu futuro profissional? Continue a leitura deste artigo para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e entender se o seu perfil se encaixa no que as empresas do setor estão procurando. Confira!

Qual é a realidade do agronegócio atualmente?

Antes de nos aprofundarmos nas possibilidades de atuação no agronegócio, na composição da grade curricular do curso de graduação e nos motivos para seguir esse caminho, é fundamental conhecer melhor o agronegócio no Brasil e no mundo. Por conta das condições climáticas e geográficas favoráveis, esse setor é altamente produtivo em nosso país.

Não à toa, como mostramos acima, a área tem sido responsável por uma parcela significativa do PIB nacional nos últimos anos, representando quase ¼ do total gerado. Além disso, o agronegócio acaba movimentando outras áreas da economia brasileira, já que 37% das nossas exportações são de produtos ligado ao setor.

Por conta das suas dimensões territoriais, o Brasil é líder em diversos segmentos, como na produção mundial de café, açúcar e laranja. Também é o 2º maior produtor de soja em todo o mundo e o país que mais exporta carne bovina e de aves. Além disso, um estudo da Fiesp mostra que, até 2026, alguns setores terão desempenho acima da média global.

Portanto, se você procura por uma área sólida e importante para a economia nacional e com muitas possibilidades de crescimento — especialmente na aplicação da tecnologia nos processos de produção, por exemplo —, a graduação em Agronegócio pode ser uma excelente alternativa para ter um futuro profissional de sucesso.

Quais são as possibilidades de atuação na área?

Além de ser um setor importante para a economia e com possibilidades de crescimento, outro atrativo para quem quer fazer uma graduação em Agronegócio são as muitas opções de atuação. Elas vão desde o trabalho com a tecnologia para facilitar os processos de produção ou a logística até as funções ligadas a gerenciamento de riscos e relações internacionais.

Assim sendo, após finalizar sua graduação, é possível encontrar algumas áreas do agronegócio para se especializar e direcionar ainda mais as possibilidades de atuação da sua carreira. De acordo com informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), são mais de 18 milhões de postos de trabalho ocupados no setor.

Seja lidando com o trabalho de planejamento para garantir uma maior produtividade no campo ou assegurando-se de que a logística é a melhor possível, as possibilidades de atuação são inúmeras. É possível assumir uma função mais estratégica ou até mesmo prática, como encontrar ferramentas e máquinas que facilitem o dia a dia de trabalho e contribuir para a inovação do agronegócio.

A própria grade curricular da graduação em Agronegócio já indica uma ampla oferta de possibilidades de atuação após a conclusão do curso. Afinal, se assuntos como física e biologia do solo são fundamentais para a formação, gestão ambiental e legislação agrária são outros temas relevantes durante o período de estudos.

Quais são os 3 principais motivos para fazer graduação em Agronegócio?

Que tal, então, conferir quais são os principais motivos para fazer uma graduação em Agronegócio e facilitar sua escolha? Confira alguns pontos importantes!

1. Setor extremamente relevante da economia

Quando procuramos por alguma carreira para seguir, parte significativa desse exercício é analisar o contexto em que aquela profissão vai se encaixar. Sendo assim, a graduação em Agronegócio coloca você em um setor extremamente promissor e relevante para a economia nacional, com muitos investimentos a serem feitos e diversas vagas de trabalho.

2. Variedade de possibilidades de atuação

Além da quantidade, o agronegócio oferece outra vantagem: a variedade. As possibilidades de atuação são diversas, o que permite que você se encaixe em um cargo ou função que realmente seja do seu interesse e que aumente suas chances de sucesso profissional.

3. Especialização pode se tornar diferencial

Outro ponto interessante que pode motivar você a escolher uma graduação em Agronegócio é a possibilidade de se especializar, fazendo, por exemplo, uma pós-graduação e adicionando um diferencial competitivo ao seu currículo.

Qual a importância de contar com um programa de acompanhamento de carreira?

Além de fazer a escolha certa de qual carreira seguir no Ensino Superior, é importante acertar na definição da instituição de ensino. Por isso, certifique-se de que você vai contar, por exemplo, com um corpo docente extremamente qualificado e uma estrutura que permite o melhor desenvolvimento possível para a sua carreira.

Ao se matricular na UCEFF, por exemplo, além desses pontos acima, você conta com um acompanhamento de carreira. Você vai ter o suporte de alguns dos nossos profissionais para saber quais são as melhores decisões para o seu futuro. Na prática, a ideia é auxiliar você nas escolhas que podem gerar os resultados mais adequados para sua carreira.

Como visto, a graduação em Agronegócio pode ser uma opção extremamente válida para quem procura atuar em um setor estável e valorizado dentro da economia brasileira. Caso você se encaixe nessas características e tenha interesse em trabalhar com alguma dessas funções, essa pode ser a solução para ter um futuro profissional de sucesso.

Agora que você já sabe quais são os motivos para fazer sua graduação em Agronegócio, que tal se aprofundar um pouco mais nas possibilidades de atuação dentro desse setor tão importante para a economia brasileira? Confira outro artigo sobre o assunto e conheça mais sobre como é possível trabalhar no agronegócio!

Facebook Comments