O inglês tornou-se um dos idiomas mais importantes do mundo, seja para ingressar no ensino superior, conseguir uma vaga no mercado de trabalho ou até mesmo viajar pelo mundo. Diante dessa realidade, resolvemos listar algumas dicas para aprender inglês sozinho.
Infelizmente, a falta de tempo ou de condições para investir em um curso são motivos que acabam dificultando o aprendizado de uma língua estrangeira. Contudo, isso pode ser superado com a inclusão de algumas práticas no dia a dia.
Quer saber quais são elas? Continue a leitura e confira 13 dicas de como você pode melhorar o seu inglês e conquistar todos os seus objetivos!
1. Escute músicas em inglês
Sem sombra de dúvidas, uma das melhores formas de aprender inglês sozinho é escutando as suas músicas favoritas. Isso acontece porque o fato de ouvir canções que você gosta é capaz de ativar certas regiões do cérebro — o que ajuda a fixar aquilo que está sendo escutado.
Sendo assim, monte uma playlist com as suas bandas favoritas e comece a prestar atenção às letras, ouvindo cada palavra e ficando atento na pronúncia de cada uma delas. Depois, procure as letras na internet e cante junto. Além de começar a entender melhor (ou seja, melhorar o seu listening), você vai poder aprimorar também a sua fala.
2. Assista a filmes e séries sem legendas
Não é à toa que os filmes e séries são uma das melhores formas de entretenimento, não é mesmo? Afinal, rimos, choramos, ficamos aflitos, com medo e até reflexivos após assistir a uma boa história na telinha. E quando o assunto é aprender inglês, eles também são ótimos aliados!
Assim como as músicas, os filmes também ativam regiões cerebrais importantes para o aprendizado. Nesse caso, a dica é começar colocando as legendas em inglês e, depois de um tempo, passar para a experiência de assistir a tudo sem legenda.
Aos poucos você vai entender os diálogos, reconhecer as suas dificuldades e, ainda, aprender expressões novas para usar nas mais diversas situações. Um exemplo bem comum disso são os phrasal verbs — categoria especial de verbos do inglês, que, geralmente, não têm tradução literal e são formados por um verbo e uma preposição, um advérbio ou uma outra classe gramatical.
3. Leia livros em inglês
Sabe aquele livro que você tanto gosta e já leu várias vezes? Ele também pode ser uma boa ferramenta na aquisição de idiomas. Basta procurar a versão em inglês para iniciar a sua aventura de ler muitas páginas em outra língua.
Por já conhecer a história original, você não deve encontrar tanta dificuldade, já que vai saber como é o enredo e quais são os conceitos principais abordados no livro. Talvez alguns termos sejam desconhecidos e você se perca na tradução deles, mas não haverá tanto problema para compreender o contexto geral.
Como você já conhece a narrativa, o acompanhamento fica mais tranquilo. Porém, se ainda assim você tiver dificuldade, vale começar pelos livros infantis ou infanto juvenis. Eles contam com uma linguagem mais simples e, consequentemente, mais compreensível para iniciantes. À medida que for conquistando segurança, você pode passar para os exemplares mais complexos.
4. Ouça rádios e podcasts
Com uma rápida busca na internet é possível encontrar vários sites com rádios online e canais de podcasts em inglês. A vantagem desse tipo de conteúdo é ser muito variado, o que facilita que cada pessoa acompanhe os temas que preferir.
O site Radio Garden é uma espécie de mapa múndi com opções de rádios de diversos países. Logo, você pode escolher qual é a variedade do inglês que deseja ouvir — se prefere o sotaque britânico ou americano, por exemplo.
Já os podcasts possibilitam o download do áudio para ouvir a qualquer hora e em qualquer lugar. Para ter uma ideia, existem produções voltadas para notícias, moda, tecnologia, história, arte, política, entre muitos outros assuntos. Como sugestão, quem gosta de saber sobre ciência vale conferir o BBC Inside Science.
Enquanto isso, aqueles que estão muito focados no aprendizado do idioma podem procurar alternativas dedicadas ao ensino de idiomas — como o ESL Pod, que é cheio de lições e dicas para os aprendizes do inglês.
Portanto, está fácil escolher algo interessante para ouvir em casa, no caminho até o trabalho ou para a escola. Aproveite os minutos livres para aprender um tópico novo todos os dias!
5. Faça uma receita estrangeira
Se você ama cozinhar e receber pessoas queridas para compartilhar bons momentos ao redor da mesa, você também pode usar isso ao seu favor para aprender inglês. O truque é deixar um pouco de lado as receitas tradicionais para testar novos pratos — ou melhor, pratos estrangeiros.
Há uma infinidade de livros, vídeos, programas de TV e até aplicativos para smartphones com sugestões de receitas. Desse modo, escolha uma que agrade e siga todas as instruções em inglês. Além de proporcionar o contato com uma nova gastronomia, você treina o idioma em uma atividade cotidiana. Todo mundo vai amar comer algo diferente!
6. Assista a programas de TV internacionais
Independentemente de ter uma TV por assinatura ou não, hoje em dia não é difícil ter acesso a programas internacionais. A própria internet reúne muitos conteúdos gratuitos e voltados para os mais variados públicos: desenhos animados, noticiários, reality shows, programas de auditório e também gastronômicos.
Mais do que mero entretenimento, eles também são uma ótima fonte de estudos. Ao assistir a esses programas em inglês, você se vê imerso nas mais diversas funções da linguagem.
Por exemplo, um noticiário emprega um modo mais formal, informativo, enquanto que ao acompanhar um reality show você provavelmente estará diante de falas informais com gírias e palavrões comuns. Isto é, cada um oferece um tipo de conhecimento e você é quem decide o que quer aprender.
7. Mude o idioma dos seus aparelhos eletrônicos
Estamos cada vez mais imersos na era digital, não é verdade? Checamos nossos e-mails, compartilhamos fotos e vídeos, conversamos com nossos amigos e até acompanhamos nossa rotina de exercícios ao simples toque em uma tela.
Sendo o contato com os dispositivos eletrônicos tão frequentes, uma dica é trocar o idioma dos seus aparelhos para o inglês. Esse é mais um jeito de intensificar a sua interação com a língua e trazê-la para o seu dia a dia.
Como você já está acostumado com todas as funções, ao mudar o idioma você descobre o que corresponde a cada item na língua inglesa. Por mais simples que possa parecer, é uma mudança eficaz para o seu aprendizado. Além do mais, você vai ficar por dentro de vários termos ligados à tecnologia e aos gadgets!
8. Converse com um falante nativo
Sempre tem algum colega de sala fazendo intercâmbio ou aquele ponto turístico da cidade que vive cheio de estrangeiros. Se isso não acontece ao seu redor, não há nada que a internet não resolva.
Conversar com pessoas estrangeiras — e quem sabe desenvolver uma amizade — é também uma forma de aprender inglês, sem contar que você pode ganhar uma ótima companhia. Pelo menos uma vez por semana é bom ter esse tipo de contato, o que vai contribuir para o seu poder de comunicação.
Deixe a vergonha de lado e comece perguntando sobre as suas experiências, desejos para o futuro e preferências. Se não encontrar ninguém para bater um papo semanal ao vivo, utilize as ferramentas tecnológicas (como o Skype e outros aplicativos semelhantes). O importante é que seja uma pessoa fluente e nativa, o que vai garantir um desafio maior para a sua prática.
9. Aprenda com aplicativos
Se você não larga o smartphone ou o seu tablet, outra dica valiosa para aprender inglês é instalar alguns aplicativos úteis. Nas lojas virtuais você vai encontrar grande variedade deles e poderá escolher entre as opções disponíveis.
Um ótimo exemplo é o Duolingo. Completando tarefas diárias, você vai aprender palavras, verbos e expressões estrangeiras. Além disso, ele conta com exercícios que envolvem ouvir e repetir trechos, tornando-o um dos mais completos recursos para o aprendizado de um idioma estrangeiro.
Vale a pena dar uma conferida, afinal, esse é um jeito muito prático de adequar os estudos aos seus horários e compromissos.
10. Crie um clube com os seus amigos
Muitas escolas oferecem aulas de conversação em inglês, certo? Na maioria das vezes, isso envolve a orientação de um professor para guiar os assuntos e fazer algumas correções. No entanto, não há nada que impeça que você monte o seu próprio grupo para praticar.
Encontre amigos que tenham o mesmo interesse e crie um clube para que vocês possam fazer essa troca. Para não perder o ritmo do aprendizado, façam uma agenda e deixem os horários dos encontros marcados.
Se não conseguirem fazer as reuniões presenciais, explorem os meios virtuais para viabilizar a ideia. O grande segredo é definir a regra de não falar outro idioma que não seja o inglês!
11. Elabore um plano de estudos
Um dos maiores desafios de estudar sozinho é criar um compromisso consigo mesmo. A ausência de um professor ou de qualquer outra pessoa para acompanhar a sua evolução requer que você seja o seu próprio tutor.
Uma maneira de facilitar essa missão é elaborar um plano de estudos. De acordo com o seu tempo livre, crie um cronograma de temas para estudar. Assim, você não fica tão perdido e passa a ter uma obrigação para cumprir — o que deve favorecer o seu engajamento.
12. Assine canais de dicas de inglês no Youtube
Dizem que o YouTube é um universo inteiro de possibilidades. Dentre elas, não tenha dúvidas de que você pode melhorar muito o seu inglês assistindo os canais dedicados a isso.
Para todos os níveis e gostos existem opções. Uma das vantagens é poder assistir os conteúdos quantas vezes quiser, sem pressa de ter que acompanhar o ritmo de outros colegas e aprendendo tudo no seu tempo. Vale conferir o Inglês Winner do professor Paulo Barros e as dicas do Mairo Vergara.
13. Faça um intercâmbio
Por fim, não desconsidere a ideia de fazer um intercâmbio. Uma das melhores formas para aprender inglês é vivenciando o idioma — inclusive passando por vários apuros para entender os outros e se fazer entender.
A experiência prática é realmente desafiadora, mas muito proveitosa. Por isso, quem tiver a oportunidade de fazer uma viagem com esse objetivo, não deve desperdiçar a chance!
Afinal de contas, sabemos que o domínio do inglês é hoje um fator de destaque para sua vida pessoal, estudantil e profissional. Não por acaso, reunimos todas essas dicas para aprender inglês sozinho. Colocá-las em prática pode ser o primeiro passo para o seu sucesso nessa jornada!
Gostou do post? Não se esqueça de compartilhar o conteúdo com seus amigos nas redes sociais. Assim, todos eles podem aproveitar para incluir esses hábitos na rotina!