Manter uma rotina de estudos nem sempre é fácil. Afinal, muitas vezes ficamos cansados e distraídos na hora de estudar, não é mesmo? Por isso, vale muito a pena encontrar novos recursos para facilitar essa tarefa, e uma delas é criar grupos de estudos no WhatsApp.

A ideia de usar um dos aplicativos de mensagem mais famosos do mundo para estudar pode ser muito útil por diversos motivos. Quer saber algumas dessas vantagens? Leia o post a seguir e confira! 

1. Compartilhar conhecimentos

A interação promovida em um grupo de estudos nada mais é do que uma oportunidade de compartilhar conhecimentos e ideias entre os seus participantes. É interessante explorar as habilidades de cada um de entender e interpretar diferentes temas.

Por exemplo, na escola sempre tem aquele colega que decifra as questões de matemática em poucos minutos. Ou, ainda, aquele que sabe mais sobre as regras de gramática, as datas históricas mais importantes e assim por diante.

Na faculdade isso também acontece — e cada pessoa tem facilidades e dificuldades, que são distintas umas das outras. Então, montar um grupo é importante para que cada um dê a sua contribuição e todos saiam ganhando ao entender melhor cada conteúdo. 

Além disso, muitas vezes o horário das aulas não permite essa troca de conhecimentos tão intensa. Portanto, utilizar o aplicativo de mensagens como uma ferramenta de estudo é uma ótima saída.

2. Tirar dúvidas

Provavelmente, você já passou pela situação de assistir a uma aula sobre um conteúdo, ouvir o professor com atenção, fazer anotações e, mesmo assim, chegar em casa com muitas dúvidas. Durante a aula, a explicação parecia simples, mas, na hora de estudar sozinho, tudo pode ficar mais complicado do que você imaginou.

O problema é que em casa não dá mais para contar com a ajuda do professor e as dúvidas ficam rondando a cabeça, sem permitir que você prossiga com os estudos tranquilamente.

Tendo em vista que esse contexto é recorrente, nada melhor do que encontrar maneiras de sanar as dúvidas fora da sala de aula. Assim como a internet ajuda nesse momento, em pesquisas, um grupo de estudo é uma ótima solução.

Ao reunir pessoas interessadas no assunto — e que estavam presentes na mesma aula —, pode ser mais simples resolver as questões que não ficaram muito claras na sua mente ou ainda aprender com a dúvida de outro integrante. 

Aliás, outra facilidade proporcionada pelos grupos é resolver exercícios em conjunto, conferindo as respostas de cada um, caso haja divergências ou algum tipo de incerteza sobre determinado assunto.

3. Trabalhar a motivação

Sabe aquele dia que você chega em casa cansado e sem disposição para estudar? Isso acontece com a maioria das pessoas, sobretudo com aquelas que trabalham ou têm outros afazeres durante o dia.

De fato, conciliar todas as atividades com uma rotina rigorosa de estudos nem sempre é fácil. Pensando nisso, use o seu grupo de estudos no WhatsApp para servir como motivação, especialmente nos dias em que o desânimo falar mais alto.

Ao receber mensagens dos colegas com dúvidas, dicas de leituras ou algum outro conteúdo, você pode se animar para estudar também, inclusive pelo celular. É como um fôlego extra para retomar o foco e cumprir com as tarefas previstas.

Nesse sentido, uma boa dica é montar um cronograma de estudo que seja ao menos semelhante entre o grupo — é claro que cada um tem atividades distintas que influenciam no tempo disponível, mas é bom tentar manter uma sintonia para facilitar o estudo em conjunto. 

Essa é uma ótima técnica, principalmente em determinados períodos, como semanas de provas ou durante a preparação para um exame importante, como o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) ou o vestibular. Nesses momentos, manter a motivação em alta é fundamental!

4. Estudar de forma mais leve e divertida

Tudo bem que estudar exige compromisso e seriedade, mas também não é preciso ser assim o tempo todo, concorda? Normalmente, no ambiente de estudos, seja em uma escola ou na faculdade, precisamos manter um comportamento mais regrado, além de ter que prestar atenção na aula e não ter muito tempo para descontrair.

Mas criando um grupo de estudos no WhatsApp, você e seus colegas poderão trocar ideias de uma forma mais leve, divertida e agradável. O que não pode acontecer é mudar totalmente o foco do grupo para piadas e outros assuntos não relacionados.

Ficar o tempo todo mandando mensagens também é outra atitude prejudicial — além do mais, todo mundo tem outras ocupações. É preciso usar a tecnologia com moderação nos momentos de necessidade, sem deixar que isso atrapalhe o ritmo de estudo.

Lembre-se de que a intenção é utilizar a ferramenta como mais um meio de estudar — além de enviar e receber dicas, resolver questões, enfim, compartilhar conhecimento. Se as pessoas não estiverem realmente interessadas nisso, não é preciso criar um grupo de estudos, mas um outro grupo qualquer de conversas no aplicativo.

Isso não quer dizer que algumas brincadeiras e comentários divertidos não possam existir. No entanto, isso não pode mudar o objetivo do agrupamento — até porque você corre o risco de atrapalhar as outras pessoas que estão ali focadas nos estudos.

Nesse caso, uma dica é estabelecer, desde o início, algumas regras de funcionamento para o grupo, principalmente se os participantes não têm tanta intimidade ainda. Como cada um possui uma personalidade, deixar os princípios claros no começo evita que qualquer desentendimento ou mal-estar ocorra entre os membros.

5. Fazer amizades e contatos

Por fim, aproveite a chance para fazer amizades com as pessoas. Talvez, durante as aulas, você não consiga conhecer bem todos os colegas e perceber com quais possui mais afinidades — e mesmo se não tiverem tantas afinidades assim, permita-se conviver com pessoas diferentes.

Mesmo que nem todos se tornem melhores amigos, essa convivência com o objetivo de dar e receber ajuda só faz bem. Por isso, montar grupos de estudos é uma boa oportunidade para facilitar a interação entre os alunos e estreitar alguns laços de amizade.

Inclusive, os contatos que você faz durante a escola ou a faculdade podem ser importantíssimos para a sua carreira profissional — certamente você já ouviu falar do famoso networking.

Conhecer as competências e os talentos dos colegas pode fazer com que você abra portas para eles no futuro e vice-versa. Portanto, esteja sempre disposto a contribuir e demonstre o seu comprometimento. 

Viu como fazer um grupo de estudos no WhatsApp pode ser vantajoso? Se você tem alguma dúvida sobre o assunto ou deseja compartilhar alguma experiência, deixe seu comentário no post!

Facebook Comments