Use sua nota do ENEM e ganhe 50% de desconto na matrícula.Powered by Rock Convert

Não dá para negar que ficar debruçado sobre os livros o dia todo muitas vezes pode ser cansativo. Por isso, vale a pena investir em métodos alternativos para adquirir conhecimento, como aprender inglês para o vestibular assistindo a seriados e programas de TV.

O processo de aprendizagem de uma nova língua costuma ser bastante facilitado quando temos mais contato com ela, tornando a tarefa mais dinâmica e divertida.

Pensando nisso, resolvemos explorar melhor o assunto para que você perceba como investir nessa técnica pode melhorar o seu nível de inglês. Leia o post a seguir e confira as nossas dicas!

Como aprender inglês para o vestibular assistindo a seriados?

Em primeiro lugar, é preciso considerar que o maior benefício é aliar o entretenimento com a obrigação, não é mesmo? Isso comprova que estudar não precisa ser tão maçante e que podemos aprender sozinhos e de maneiras diferentes, não apenas lendo livros e fazendo exercícios.

A vida de um estudante já costuma ser muito atarefada e cansativa. Afinal de contas, são muitos conteúdos que precisam ser estudados, compreendidos e memorizados todo os dias.

As séries e os filmes são ótimos aliados para tornar a língua estrangeira mais próxima, treinando todos os aspectos como pronúncia, escuta, escrita e leitura (sobretudo com o auxílio das legendas).

Para quem tem a rotina corrida, as séries são as mais indicadas, pois os episódios geralmente são mais curtos que um filme, permitindo aproveitar melhor o seu tempo livre ou até mesmo assistir a um capítulo pelo celular enquanto está dentro de um ônibus no trânsito, por exemplo.

E, falando de seriados, não há nada melhor do que contar com a Netflix para garantir o seu entretenimento. Além de produzir conteúdo próprio, a plataforma tem inúmeras opções — recentes ou mais antigas — que atendem a todos os gostos.

O estudante que ainda não tem um bom domínio da língua inglesa, deve optar por temas mais leves, para que vocabulários muito específicos não dificultem a compreensão dos diálogos. Já os estudantes mais avançados devem focar em seriados com diálogos mais complexos, treinando assim a sua habilidade de compreensão junto com a pronúncia.

Vale explorar todas as opções disponíveis — há uma grande variedade de temas, como suspense, medicina, romances, dramas de tribunais, fatos históricos, entre muitos outros. Veja a seguir algumas indicações:

1. Modern Family

É uma comédia muito conhecida pelo público e aplaudida pela crítica. Ela mostra o dia a dia de uma família nos EUA que não segue tanto os valores “tradicionais”. Cada episódio traz uma situação inesperada e divertida, envolvendo três núcleos de personagens, com seus dramas e comportamentos específicos.

É uma boa opção para quem quer aproveitar o tempo para distrair a cabeça e aprender um inglês corriqueiro, ou seja, a língua falada na rotina de uma família norte-americana.

O mais interessante é que a série aborda diferentes pontos de vista, variando entre personagens adultos e crianças. Alguns possuem uma linguagem mais coloquial e outros são mais cultos. Isso é excelente para treinar a capacidade de ouvir e interpretar pronúncias diferentes, variando entre termos específicos e gerais.

A presença de uma personagem colombiana — Gloria, interpretada por Sofia Vergara — ainda ajuda a identificar alguns erros comuns de estrangeiros que também estão aprendendo o inglês.

2. Friends

Essa é uma das séries mais clássicas de todos os tempos, mas que ainda conquista fãs pelo mundo todo. A vida de seis amigos em Nova York nos anos 90 é o tema central de Friends.

São 10 temporadas que trazem, de maneira leve e divertida, momentos relacionados aos envolvimentos amorosos, lazer, profissões, desentendimentos e relacionamentos dos personagens principais. Ou seja, é uma série sobre o cotidiano de pessoas comuns (estilo conhecido como sitcom).

Durante os 20 minutos de cada episódio, você será capaz de se emocionar, rir e aprender inglês de uma forma muito descontraída. Os diálogos não são muito complicados e contêm várias gírias e expressões típicas dos americanos, excelente para treinar o inglês mais coloquial.

Portanto, ainda que você já tenha assistido a uma ou outra cena, vale a pena começar desde o primeiro episódio e criar o compromisso de seguir com a trama. E se você ficar chateado quando acabar, aposte em How I Met Your Mother para se manter entretido, outra sitcom mais recente e não menos engraçada.

3. Lost

Já pensou o que acontece quando um avião cai em uma ilha deserta, cheia de mistérios e situações bastante anormais? É justamente o que as 6 temporadas de Lost trazem aos seus espectadores, que acompanharão os dramas vividos pelos sobreviventes de um acidente aéreo.

Uma das vantagens dessa série é que ela apresenta diversos sotaques diferentes, já que as personagens que estavam no voo são de nacionalidades distintas.

Essa diferença ajuda muito a treinar o listening, afinal, cada pessoa ali possui uma pronúncia e ritmo de fala diferente, variando entre diferenças regionais do próprio Estados Unidos e Inglaterra até o inglês carregado oriundo dos continentes asiático e africano.

Essa característica normalmente não impede que as pessoas compreendam os acontecimentos. Sua história é cheia de mistérios que conseguem envolver e prender o interesse de quem está assistindo durante os mais de 100 episódios.

4. House of Cards

Quem não gosta de comédia ou de seriados mais leves deve considerar House of Cards para entrar um pouco no mundo da política e ver de perto o que o poder e a corrupção são capazes de fazer.

O personagem principal — Francis Underwood, interpretado por Kevin Spacey — é um político ambicioso que não mede esforços para conseguir ainda mais sucesso e poder. Quando se vê perdendo um cargo que havia sido prometido a ele, começa a armar os seus planos de vingança para causar um caos no parlamento americano enquanto ele garante sua ascensão política.

A linguagem da série é basicamente o inglês norte-americano, mas é uma ótima opção para quem não quer ficar preso apenas aos diálogos cotidianos e cheios de gírias, já que o mundo da política envolve um inglês mais formal. Justamente por isso, é recomendada para quem já tem um pouco mais de familiaridade com a língua.

A grande vantagem de House of Cards é a sua capacidade de dar uma aula sobre os bastidores da política. Dessa forma, além de treinarem termos bem específicos do inglês, os espectadores também aprendem bastante sobre o sistema de governo americano.

5. Downton Abbey

Downton Abbey é uma série britânica de sucesso ao redor do mundo todo. Encerrou-se recentemente, após 6 temporadas.

Passando no início do século XX, a partir de 1921, ela conta os dramas da família Crawley para manter a propriedade fictícia que dá nome ao programa. Destaque por suas grandes atuações, roteiro e fotografia, é recomendada por aqueles que querem algo mais próximo até mesmo das novelas brasileiras, com várias tramas individuais dentro de um contexto mais amplo da história.

Do ponto de vista do idioma, é recomendável assistir essa ou outras séries de origem britânica para observar as diferenças para o inglês norte-americano. Tanto no sotaque quanto em vocabulários e expressões que podem ter significados diferentes de região para região.

6. Stranger Things

Série original da Netflix, Stranger Things é praticamente uma homenagem aos filmes antigos da Sessão da Tarde, como Conta Comigo e Goonies. A história é focada em quatro crianças que começam a presenciar literalmente coisas estranhas acontecendo na sua cidade depois que um deles desaparece misteriosamente.

Com uma mistura de aventura e terror juvenil, o programa é ótimo para aprender inglês, pois possui diálogos simples e bem elaborados. Como os protagonistas são quase todos crianças e adolescentes, você não precisa se preocupar com termos muito complexos.

Essa é a série ideal para quem quer se divertir e relembrar com nostalgia os programas e filmes da década de 80. Sua segunda temporada foi lançada em 2017 e já foi renovada para estrear provavelmente em 2019.

7. Black Mirror

Essa é uma série lançada em 2011 por um canal de televisão britânico e adquirida posteriormente pela Netflix. Seu foco é a relação entre os seres humanos e a tecnologia. Black Mirror é quase uma sátira sobre a forma como lidamos uns com os outros em meio ao avanço tecnológico.

Se você não tem muita paciência para séries longas, como Lost, então essa é a escolha certa, pois cada temporada possui de 3 a 6 episódios, e todos são independentes entre si. Ou seja, se quiser assistir tudo fora de ordem, não há problema nenhum!

Assim como Downton Abbey, esse seriado trabalha o vocabulário e a pronúncia britânica, mas se destaca por abordar temas muito mais atuais. Dessa forma, é possível se familiarizar com termos referentes à tecnologia e à sociedade moderna e ainda se entreter com as histórias mirabolantes e bizarras de cada episódio.

8. Suits

Se você gosta de dramas de tribunais — histórias que envolvem conflitos jurídicos e morais, além de muita argumentação perante júris e juízes —, Suits é um seriado obrigatório!

A série narra a relação entre dois protagonistas: Harvey Specter, um advogado brilhante e arrogante, e Mike Ross, um jovem com memória fotográfica que acaba sendo contratado em um escritório de advocacia mesmo sem ter licença para atuar.

Enquanto a maioria das histórias do gênero seguem apenas o ramo do Direito Penal, Suits se lança no mundo corporativo e nos dramas pessoais de cada personagem. É excelente até mesmo para quem não entende nada do universo jurídico.

Além disso, essa é uma ótima série para aprender inglês, pois faz uso de muitos termos específicos do mundo dos negócios e ainda exige concentração para compreender os raciocínios rápidos dos protagonistas. Por isso, é ideal para quem já está em um nível mais avançado no aprendizado da língua.

9. Orange is the New Black

Essa é outra série original Netflix que, dessa vez, conta a história de uma mulher de classe média-alta que é condenada por um crime do passado e enviada a um presídio feminino, passando a conviver com outras detentas com uma realidade bem diferente da sua.

Orange is the New Black consegue variar entre o drama e a comédia com maestria, prendendo a atenção dos seus telespectadores e se tornando uma série digna de maratona.

Por se passar em um presídio, você já pode esperar diversas gírias e palavrões. O vocabulário varia de personagem para personagem de acordo com suas origens e convivência social. Por isso, é ótima para treinar o inglês e se acostumar com diversas expressões cotidianas e regionalismos dos EUA.

10. Sherlock

Para finalizar a nossa lista, não há nada melhor do que um seriado que homenageia o maior personagem da literatura policial britânica. Sherlock traz para os dias atuais o famoso detetive que dá nome à série, adaptando todos os seus casos para um mundo tecnologicamente avançado, sem deixar de lado as características tão marcantes do protagonista.

Assim como Black Mirror, essa é uma série bem curta, com apenas 4 temporadas de 3 episódios cada. Por outro lado, cada capítulo tem a duração de um filme pequeno, mas são todos capazes de prender a atenção dos telespectadores o tempo todo.

Por ser uma série britânica, a pronúncia facilita bastante a compreensão dos diálogos. Ainda assim, é importante que seu nível de inglês seja mais avançado, pois o protagonista fala de forma extremamente rápida, o que é excelente para aprimorar as suas habilidades com o idioma.

O que é preciso para aprimorar ainda mais o inglês?

Você não pode achar que apenas assistir a essas séries vai resolver a sua necessidade de aprender um novo idioma. Embora seja uma forma de estudo mais descontraída, você deve ter atenção para assimilar novos conhecimentos e anotar suas dúvidas, como palavras, gírias e expressões desconhecidas.

Depois de assistir a um episódio, tire um tempo para pesquisar sobre os pontos que você teve maior dificuldade para entender, como os phrasal verbs, significado de termos desconhecidos, entre outros. Nesse ponto, é importante que você tenha um reforço para aprender mais sobre a língua, como um curso especializado.

Atualmente, muitas faculdades oferecem convênios e descontos em diversos cursos de línguas estrangeiras, permitindo que você invista nos seus estudos e aprimore os conhecimentos no inglês mesmo depois de já ter sido aprovado no vestibular.

Quanto mais familiarizado você ficar com o inglês, mais prazeroso será assistir aos seriados e aprender ainda mais. No início, você pode colocar legendas em português para entender melhor os diálogos, mas, com o tempo, nem sequer isso será necessário. Você vai conseguir compreender tudo sem nenhuma legenda!

E aí, gostou das nossas dicas de séries para aprender inglês para o vestibular? Que tal compartilhar este post nas suas redes sociais e levar essas sugestões para os seus amigos?

 

Facebook Comments