Use sua nota do ENEM e ganhe 50% de desconto na matrícula.Powered by Rock Convert

 

Você quer dar início a uma mudança importante para sua vida e para sua carreira e começar um curso de graduação, certo? A falta de tempo, por conta do trabalho e de suas atividades diárias, entretanto, pode desanimá-lo a aguardar pela prova de seleção da instituição. Mas há uma boa notícia: a fim de facilitar o caminho de pessoas como você, hoje é possível fazer vestibular agendado!

Começar uma graduação, afinal, só proporciona vantagens. Em qualquer fase ou idade em que se encontre, é uma forma de expandir seu conhecimento, conseguir recolocação no mercado de trabalho, mudar de emprego ou encontrar uma vaga mais promissora, alinhada a seus ideais.

Hoje, no Brasil, há mais de 8 milhões de estudantes matriculados em cursos de ensino superior, segundo dados oficiais. A tendência, com o vestibular agendado, realizado por instituições privadas, é de que esses números ainda cresçam. Quer saber mais sobre o tema? Então continue a leitura a seguir!

Vantagens de fazer vestibular agendado

O ingresso simplificado, para o vestibulando, dá a ele a autonomia de escolher como quer ser avaliado. Isso favorece bastante o destaque a seus conhecimentos na área em que deseja se graduar, mostrando que tem capacidade de se formar com êxito.

Abaixo, listamos algumas das principais vantagens desse formato:

Simplicidade

Podendo ser realizado de forma presencial ou online, independentemente de se tratar de um curso de ensino a distância ou não, o fato de que o processo de vestibular agendado é mais simples é indiscutível.

Se você deseja muito realizar sua matrícula e dar continuidade ao planejamento de estudos com a nova graduação, a depender da instituição de ensino superior escolhida, é possível fazer todo o processo em seu computador pessoal, em casa.

Assim, o candidato evita longos deslocamentos e a espera novas etapas para que consagre seu ingresso na faculdade escolhida.

Rapidez no processo

Muitos estudantes que optam por fazer vestibular agendado têm pressa. A rapidez no processo, dessa forma, é um atrativo e tanto para eles.

Suponhamos um caso em que você já esteja trabalhando e, a fim de melhorar o salário ou de o levar a um novo cargo, seu empregador deseje custear um curso para você. Nesse caso, em vez de aguardar um semestre ou um ano inteiro para se inscrever em uma prova de vestibular tradicional, pode optar pelo vestibular agendado e mais rapidamente dar início aos seus estudos.

Na maioria dos casos, o resultado da aprovação sai em poucos dias e permite que dê andamento a toda a parte burocrática, na qual estão envolvidos envio de documentos e pagamento de matrícula.

Mais tempo para análise e seleção do curso

Você ainda não tomou uma decisão em relação ao curso ao qual deseja se dedicar? Não tem problema!

Por meio dessa forma de ingresso, visto que o andamento do processo é bem mais ágil, vale se demorar um pouquinho mais com a finalidade de ter convicção quanto à sua escolha.

Ao selecionar um curso que realmente esteja alinhado ao seu perfil e às suas expectativas, a garantia de concluí-lo com mais sucesso profissional e satisfação tende a aumentar.

50% de desconto na matrícula utilizando a nota do ENEMPowered by Rock Convert

Opções de ingresso simplificado

Convenceu-se de que fazer vestibular agendado é uma boa opção, mas ainda não sabe quais são os tipos de ingresso que ele oferece? Conheça algumas das mais utilizadas a seguir!

Análise do histórico escolar

Seu histórico escolar dos três anos de Ensino Médio revela um pouco mais sobre você e sobre sua dedicação às diferentes áreas de conhecimento durante os anos finais do ensino básico.

Assim, a instituição de ensino em que deseja se graduar tem um registro do novo aluno que recebe, o qual pode estar diretamente relacionado ao seu desempenho acadêmico e coeficiente de rendimento no futuro.

Para tanto, caso não tenha posse do documento, basta solicitá-lo à escola em que realizou o último ano do Ensino Médio.

Nota do ENEM

Todos aqueles que tiverem realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a partir de 2012, podem usar suas notas para dar continuidade à matrícula de graduação.

Nesse caso, a instituição de ensino solicita informações completas ao candidato, como o ano em que a prova foi realizada e os resultados obtidos em cada área de conhecimento, inclusive na redação.

Nota do Encceja

Outra oportunidade de ingresso comumente utilizada consiste no desempenho no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Realizado em todo o Brasil, o método de avaliação foi criado para todos os candidatos que, anteriormente, não tiveram oportunidade de finalizar seus estudos na faixa etária apropriada.

As áreas do conhecimento cujas notas são solicitadas pela instituição para ingresso simplificado seguem as diretrizes do ENEM, o que possibilita informações sobre aptidões específicas do vestibulando.

Redação

Muito comum para cursos a distância, a redação é uma forma de fazer vestibular agendado que pode ser executada presencialmente ou online. Para saber qual é o caso do curso de sua preferência, é importante acessar o site da instituição e conferir informações sobre o edital de ingresso, a fim de fazer tudo corretamente.

Nessa opção, você consegue demonstrar seu conhecimento e sua capacidade linguística para entrar na faculdade escolhida com mais credibilidade. Costuma ser especialmente recorrida por alunos com maior habilidade em Ciências Humanas, mas não é regra, certo?

Prova agendada

A prova agendada, finalmente, reproduz a estrutura e as questões de um vestibular tradicional, avaliando seu ensino de modo geral. O que a torna uma boa escolha, contudo, é o fato de que pode ser realizada em uma data de sua escolha (não necessariamente em um domingo em que tenha outros planos).

Além disso, já que não é realizada em uma sala com muitos outros candidatos, afasta a sensação de nervosismo que alguns vestibulandos podem ter diante deles, capaz de até afetar seu desempenho no teste.

Fazer vestibular agendado, finalmente, pode ser uma alternativa para facilitar seu ingresso e aproximá-lo das metas a que aspira com a graduação. Sua autonomia no processo, assim, permite que reflita e faça a melhor escolha para seu futuro, de acordo com as condições e disponibilidade que apresenta no presente.

Quer saber mais sobre vestibular agendado antes de dar início ao processo? Então leia mais sobre como ele funciona e quais são suas vantagens em nosso artigo!

Powered by Rock Convert
Facebook Comments