Itapiranga é uma cidade pequena, localizada no extremo oeste de Santa Catarina, com aproximadamente 17.000 habitantes, mas que tem se destacado por seu crescimento econômico relacionado ao agronegócio e à indústria.

Estabelecido em um estado que figura nas estatísticas da Embrapa como o maior produtor brasileiro de suínos e o segundo destaque na produção aviária, o município do interior é referência mundial em seu modelo de segurança sanitária no controle das granjas.

Para quem está iniciando a carreira e deseja encontrar boas oportunidades profissionais, Itapiranga oferece opções relacionadas às áreas de agronomia e engenharia, como de produção e civil, que podem ser bastante atrativas.

Ficou curioso? Então continue a ler nosso artigo e saiba como dar início aos estudos e ingressar nesses mercados de trabalho!

Agronomia

Listada entre as cinco profissões do futuro, a carreira em agronomia pode ser bastante promissora. Atualmente, o curso é indicado para quem deseja se formar como engenheiro agrônomo e se capacitar para trabalhar em diferentes âmbitos da agropecuária, na qual o Brasil se destaca mundialmente. Hoje, nosso país é considerado o terceiro maior exportador agrícola, atrás apenas dos Estados Unidos e da União Europeia.

O agrônomo atua em diferentes etapas das cadeias produtivas relacionadas a plantações e a rebanhos, podendo lidar com colheita, criação de animais, processamento de produtos agropecuários, administração rural, abate do gado, melhoramento genético, preparo do solo e armazenamento de safra. Também com o agronegócio, em que se torna responsável por gerenciar setores relacionadas às finanças e à administração da empresa.

Além disso, as soluções sustentáveis para a agricultura e para a pecuária têm sido cada vez mais aplicadas a empresas que desejam reduzir seus impactos no meio ambiente a fim de entregar produtos melhores para os clientes, que hoje dispõem de mais informações sobre os processos envolvidos na fabricação.

Sobre o curso

Considerada uma ciência biológica e da terra, a formação em agronomia consiste em um curso de bacharelado com cinco anos de duração. Durante ele, o aluno aprende a gerenciar e a executar projetos que trabalhem com medidas sustentáveis e tecnologias para melhorar a qualidade de vida da população.

A matriz curricular abrange disciplinas de diferentes áreas do conhecimento, como biologia celular, física, química analítica, matemática aplicada às ciências agrárias, antropologia e sociologia rural e mecanização agrícola.

Para exercer a profissão, após concluir o curso, é necessário obter o registro de engenheiro agrônomo no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do estado em que reside.

Engenharia de produção

Outro destaque entre as profissões em alta em Itapiranga é a engenharia de produção, que habilita o colaborador para tornar a empresa em que trabalha mais produtiva e rentável com ações de gerenciamento de recursos humanos e técnicas administrativas necessárias para melhorar a produção.

Com destaque no mercado de trabalho industrial, o engenheiro de produção lida com engenharia do trabalho, produção agrícola e agroindustrial, simulações de processos tecnológicos, controle de linha de produção e com a economia da empresa, para melhorar os seus indicadores de crescimento.

Seu conhecimento cria oportunidades para que negócios diminuam gastos e obtenham mais rentabilidade a partir da reestruturação de processos, uma demanda atual do setor brasileiro de indústria.

Sobre o curso

É desenhado a partir da união de conhecimentos sobre engenharia e das técnicas capazes de evitar desperdícios a empresas na estruturação dos processos internos.

O bacharel em engenharia de produção tem cinco anos de graduação em seu currículo. Durante o aprendizado, passa por disciplinas teóricas relacionadas à matemática, tais como cálculo, física e desenho técnico, e aquelas de matriz administrativa, que incluem gestão estratégica de negócios e gestão de qualidade.

Como no caso de agronomia, a atuação em engenharia de produção requer registro no CREA, já que em muitos empregos a empresa pode solicitar que o profissional assine documentos para a fabricação de um novo produto.

Engenharia civil

Com relação direta ao crescimento da cidade de Itapiranga e à sua abertura para o mercado de trabalho, o engenheiro que atua na construção civil desenvolve projetos capazes de suprir as necessidades da sociedade em se tratando de obras de moradias, empresas, estradas e barragens.

Responsável por chefiar todos os processos envolvidos na construção como também na reforma dessas estruturas, garante a segurança do projeto e supervisiona, além disso, instalações relacionadas às áreas de hidráulica, elétrica e de saneamento.

Hoje, o engenheiro civil pode optar pela ênfase em diferentes setores, como empresarial, de mobilidade, de produção, ambiental, portuário e aeronáutico.

Em agropecuária, uma boa opção é se especializar em ambiente, já que sua atuação é determinante nas fazendas de gado e de suínos, encontradas em todo o estado de Santa Catarina.

Sobre o curso

O curso de engenharia civil envolve conhecimentos de ciências exatas, economia e gestão. Como os anteriores, seu tempo de duração é de cinco anos e o profissional sai preparado para prestar serviços ligados à construção urbana, ao gerenciamento de recursos prediais, a projetar fundações e muito mais!

Durante a graduação, tal qual em engenharia de produção, há disciplinas de cálculo e gestão estratégica de negócios. Além delas, o aluno pode esperar por geometria analítica, química, física e mecânica, com um denso currículo que reúne teoria e técnica.

Hoje, de acordo com dados estatísticos do CREA, em que é necessário se registrar após o término da graduação, há mais de 17.000 engenheiros civis em atividade no estado de Santa Catarina.

Independentemente do curso escolhido, a graduação na área de sua preferência é o início em direção a uma carreira de sucesso, que envolve muito estudo e dedicação. Para se destacar em uma das profissões em alta em Itapiranga, vale a pena também se informar mais sobre agropecuária e agronegócio. Futuramente, é recomendado considerar a possibilidade de dar início a uma pós-graduação, capaz de posicionar você em um lugar de mais evidência no mercado.

Está em busca de uma oportunidade para sua carreira profissional e deseja dar o primeiro passo com uma faculdade que ofereça boas condições de ingresso e permanência para você? Então entre em contato com a UCEFF e conheça nossas opções!

 

Facebook Comments