Sabia que pensar em opções de renda extra online é algo que faz parte da rotina de vários brasileiros? Isso acontece porque muita gente já trabalha, estuda ou conta com outras obrigações ao longo do dia e não tem como se envolver com mais atividades presenciais remuneradas.

A solução para contornar esse problema e melhorar o orçamento mensal, conseguir fazer um pé de meia, realizar planos antigos ou conquistar a tão desejada independência financeira, então, acaba sendo investir na internet.

Afinal, dá para prestar serviços e fazer negócios pela rede sem sair de casa e — o melhor — no horário que se encaixa na sua agenda. Maravilha, né? Porém, para quem está começando, pode ser difícil pensar em ideias para ter sucesso no trabalho. Por esse motivo, reunimos, neste post, algumas sugestões para inspirá-lo a dar o primeiro passo. Confira!

Venda coisas online

Para começar, você pode negociar coisas novas ou velhas virtualmente. Caso opte por colocar à venda itens que não usa mais, mas seguem em bom estado de conservação (como livros, CDs, objetos decorativos, roupas e calçados), saiba que há sites que são especializados nesse tipo de comércio. É o caso, por exemplo, do Enjoei e do MercadoLivre.

Você faz o seu cadastro e insere fotos, preço e dados do produto, e o portal começa a mostrá-lo nas pesquisas dos usuários. Quando alguém se interessa pelo que você está vendendo, entra em contato e faz o pagamento pelo próprio site. O único trabalho que você terá é despachar as coisas pelos Correios, algo que pode ser feito em diferentes horários, inclusive no fim de semana.

Ofereça o seu conhecimento por meio de aulas online

Se você é bom em alguma área de conhecimento, como línguas estrangeiras, pode aproveitar a internet para ensinar de forma online, dar aulas de reforço e até fazer tutoriais para provas de proficiência, para quem deseja aprimorar o domínio que tem sobre outro idioma e conquistar o certificado por meio dessas avaliações. Esse serviço pode ocorrer por Skype, Hangouts ou Google Meet — que é ideal para aquelas aulas com vários alunos.

Seja freelancer de produção de conteúdo

Se você gosta de escrever, tem um bom domínio do português, entende sobre Marketing de Conteúdo e até já fez cursos sobre o tema, pode atuar como freelancer de produção de conteúdo para blogs e sites.

O ponto alto dessa opção é que você pode colocar isso em prática de duas formas. A primeira é ao fazer parte de plataformas que prestam esse serviço e contam com um banco de talentos freelancers, como a Rock Content.

A segunda é montar um negócio próprio, criar um portfólio com materiais feitos por você — que pode ser virtual, em plataformas como Behance ou Journo Portfolio — e divulgar o seu trabalho nas redes sociais (como Facebook e LinkedIn) para conquistar clientes e se tornar uma autoridade e fonte de referência na área.

Inicie a sua carreira de youtuber

Outra sugestão é iniciar a sua carreira de youtuber. Você pode criar um canal para falar sobre música, filmes, sua cidade, o período do vestibular, os desafios da vida de estudante e por aí vai. Diversidade de temas é o que não falta!

Apenas é importante ter em mente que, além de postar vídeos com frequência e divulgar o seu conteúdo para ganhar seguidores, você deve criar uma conta no Google Adsense, pois é nela que vai poder monitorar e gerenciar os ganhos gerados por anúncios no canal.

Vincule-se ao marketing de afiliados

Tem um canal no YouTube, um blog ou perfis com muitos seguidores no Twitter, Instagram, Tik Tok e afins? Então, vale a pena investir no marketing de afiliados para ter uma renda extra online.

Apesar de o nome parecer algo complicado, a premissa é bem simples: você anuncia produtos de terceiros (geralmente, lojas, como Amazon e Netshoes) e/ou estimula os seus inscritos/seguidores a comprar em um local indicado por meio do seu link de acesso. Dessa forma, a cada aquisição, a loja lhe repassa uma comissão.

Negocie as suas milhas aéreas

Você é do tipo que acumula muitas milhas aéreas, inclusive em diferentes companhias, mas nem sempre as utiliza como deveria ou gostaria? Pois saiba que tem a possibilidade de ganhar um bom dinheiro com elas. Isso, porque há muitas plataformas de compra e venda de milhas na internet, como a HotMilhas, a BankMilhas e a MaxMilhas, onde é possível negociá-las.

O melhor de tudo é que a transação é bem simples: você faz o seu cadastro, confere a quantidade mínima que é adquirida pela empresa, realiza uma cotação para saber o valor pago por cada unidade, informa seus dados bancários para receber o pagamento e fecha negócio. Tudo muito prático e rápido.

Venda as suas fotos

Gosta de tirar foto e é bom nas edições delas? Pois você pode investir na venda dessas fotografias para ter uma renda extra online. Afinal, há diversos bancos de imagem que compram ou colocam em consignação os registros de fotógrafos amadores e profissionais para revendê-los em pacotes para agências de publicidade, marketing e design.

Entre eles, podemos citar o Adobe Stock, o Shutterstock e o Freepik. A maioria deles também adquire ilustrações, desenhos, vídeos e vetores. Portanto, dá para ampliar as suas chances de ganho. Ah, e tudo é bem simples: você faz o seu registro, sobe os arquivos e faz, na própria página, o processo de pagamento ou aluguel de direitos autorais sobre a obra.

Crie um curso online

Além das aulas virtuais e das demais dicas, você pode produzir e lançar cursos completos inteiramente online por meio de um site administrado por você.

Para isso, basta definir o tema central, montar um roteiro de gravações, planejar um cronograma de aulas e conteúdos e realizar a edição das videoaulas em programas como o Vegas e o Adobe Premiere. Daí, o próximo passo é divulgar nas redes sociais, para atrair interessados.

Como deu para ver, há várias possibilidades de trabalhos inovadores quando o assunto é se reinventar financeiramente e conquistar uma renda extra online. Porém, antes de começar, é preciso que você analise seus gostos pessoais, características e hobbies, pois isso ajudará na identificação do caminho a seguir na busca pelo sucesso profissional.

E já que falamos sobre trabalho e opções para turbinar o seu orçamento, aproveite para conferir o nosso guia com dicas exclusiva para quem quer crescer na carreira e alcançar todos os seus objetivos profissionais!

Facebook Comments