Se o ENEM é muito importante para o seu acesso à faculdade, a redação do Enem é o seu grande trunfo para tirar uma boa nota na prova.

Só essa etapa representa 20% do total do exame. Isso significa que se você mandar bem na redação, suas chances de garantir uma vaga em excelentes instituições de ensino, assim como em programas de bolsa de estudo e financiamento, são bem altas.

Além disso, criar hábitos para o estudo trazem benefícios que vão muito além dos exames. Hoje, as empresas buscam cada vez mais profissionais com perfil multitarefa e dinâmico, que acompanhem as mídias sociais, a tecnologia da informação, e que tenham organização pessoal e saibam gerir seu tempo.

Agora, vamos saber mais sobre a importância da redação do ENEM para a nota total do exame? Acompanhe o post!

Qual a importância da redação para a nota total?

A redação do ENEM vale 1000 pontos, divididos em cinco critérios. Ou seja, cada um tem o valor de 200 pontos. Se você obedecer a todos eles, a conta fecha e você atinge o seu objetivo.

O formato exigido é o dissertativo-argumentativo. Quer dizer que você deve apresentar seu ponto de vista sobre um tema geralmente polêmico, debatido na mídia nacional e internacional.

O que é avaliado na redação?

São 5 os critérios a serem seguidos. Confira abaixo:

1. Domínio da norma culta

Escrever corretamente é a primeira competência a ser avaliada. Evite ao máximo cometer erros de ortografia e concordância e procure também não escrever de forma coloquial ou rebuscada. Tenha bom senso.

2. Obediência ao tema proposto

Aqui, os avaliadores vão analisar sua objetividade. Portanto, não fuja do tema da redação do ENEM. Mantenha-se atento às palavras-chave do enunciado e seja fiel a uma linha de raciocínio. A palavra de ordem aqui é foco.

3. Coerência

Desenvolva suas ideias com clareza e argumentos. Justifique sua opinião com dados e informações relevantes, pois isso comprova as ideias que você está apresentando e também demonstra riqueza de repertório. Lembre-se: um texto consistente é fundamental.

4. Organização

Estruture diferentes ideias em frases curtas e parágrafos igualmente curtos. Além disso, certifique-se de que elas se relacionam umas com as outras. Isso é importante para tornar o texto fluido e garantir mais 200 pontos na sua prova.

5. Solução

Para fechar com chave de ouro sua redação do ENEM, apresente uma solução para o problema que você trouxe. Um ponto importante: é fundamental que essa solução seja viável.

Para criar essas respostas, tenha em mente as perguntas “o que fazer para mudar a situação”, “quem vai colocar a situação em prática” e “como colocar a situação em prática”. E lembre-se: emita sua opinião, mas sem desrespeitar os direitos humanos.

Além do estudo em si, desenvolver o texto dentro do tempo determinado da prova, pesquisar temas que já caíram e conhecer redações que tiraram nota máxima são meios valiosos de potencializar os estudos e torná-los ainda mais eficientes.

Quais temas já caíram e como eles podem ajudar?

Acompanhe abaixo alguns exemplos de temas de provas passadas e tenha uma ideia do que te espera no teste deste ano:

1. A legalização dos jogos de azar no Brasil

Um tema como a legalização subentende uma discussão presente na sociedade, o que por sua vez evoca opiniões divergentes. Assim, uma forma de abordar o tema é estruturar as ideias baseada na exposição de aspectos positivos e negativos.

Iniciar o texto com a apresentação dos dois pontos de vista dessa discussão e depois argumentar sobre cada um deles, finalizando com uma solução para o problema apresentado, pode ser uma boa maneira de desenvolver suas ideias.

2. A importância da educação financeira na vida do cidadão

Temas relacionados à educação são bastante comuns na redação do ENEM. Aqui, o tema evoca uma discussão que engloba a realidade socioeconômica do Brasil, o que está diretamente relacionado à situação do ensino no país. 

3. O abuso de álcool na sociedade brasileira

Políticas públicas, doenças psiquiátricas e a própria realidade socioeconômica do Brasil são assuntos que podem ser trabalhados em um tema como este. Mas sempre lembrando: tenha foco. Como são várias as abordagens possíveis de serem trabalhadas, não se esqueça do critério de avaliação relacionado à obediência do tema proposto.

4. A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

O empoderamento feminino é um tema altamente em voga. A violência, por sua vez, é um assunto recorrente na rotina do país. É possível desenvolver o texto fazendo uma análise histórica da violência contra a mulher, relacionando o passado com o presente. Como o problema poderia ser resolvido? Não se esqueça de apresentar uma solução viável.

5. A democratização do acesso à cultura do Brasil

Pontos que podem ser abordados: a desigualdade no acesso à produção cultural, como entretenimento, livros e biblioteca, acesso à internet, além de minorias populacionais e hábitos de consumo.

Lembre-se: na redação do ENEM você pode perder muitos pontos se expuser uma opinião preconceituosa sobre qualquer tipo de diversidade social. Portanto, seja cuidadoso. Uma boa maneira é ilustrar seu ponto de vista apresentando visões já existentes e apenas fazer uma reflexão sobre isso.

Como se preparar para fazer uma boa redação?

Saber tornar o dia produtivo é um dos grandes segredos para se sair bem na redação do ENEM e, para isso, concentração é tudo. 

Na hora de estudar, vale a pena lançar mão de alguns truques, como ouvir música. Ouvir melodias agradáveis reduz a produção de hormônios relacionados ao estresse e à ansiedade. 

Outra maneira de dar um gás nos estudos é assistir a documentários. É uma excelente maneira de aprender e relaxar ao mesmo tempo, porque o audiovisual facilita a apreensão do conteúdo de uma forma mais dinâmica e prazerosa.

E não esqueça: a leitura é fundamental para você ficar bem atualizado com dados e informações, ter boas ideias e, ao mesmo tempo, consolidar seus conhecimentos da língua portuguesa.

Gostou do conteúdo? Então, que tal compartilhar esse post com seus amigos e também ajudá-los a tirar uma boa nota na redação do ENEM?

 

Facebook Comments