Para se preparar para o vestibular, a grande maioria dos jovens se dedica aos livros, às apostilas e aos resumos feitos a partir das aulas que teve na escola, visto que essa é a forma mais tradicional de se estudar. No entanto, engana-se quem acha que essa é a única maneira para aprender diferentes conteúdos, viu? Prova disso é que cada vez mais jovens recorrem aos documentários para o ENEM.

Afinal, essa é uma forma dinâmica, ilustrada e capaz de entreter que agrada em cheio àquelas pessoas que são mais ligadas às imagens e menos à leitura. Pensando nisso, listamos seis produções que você precisa conferir e ainda reunimos outras formas alternativas de se dedicar aos estudos e ampliar o seu reportório para o exame. Confira!

Formas alternativas de estudar e aprender

Para começar, você vai conferir algumas sugestões que podem ajudar (e muito) no seu aprendizado, pois diversificam as suas fontes de informação e fazem com que os seus estudos não sejam encarados como se fossem somente uma obrigação, mas um momento prazeroso e enriquecedor.

Fique atento a todas elas, pois serão bastante úteis tanto para as provas de conhecimentos gerais quanto para a redação — que, geralmente, envolve temas mais em voga e que estão sendo muito debatidos na mídia nacional e internacional. Seguem:

  • escute podcasts temáticos (sobre imigração, direitos humanos, preservação ambiental, cultura etc.);

  • acompanhe canais de professores no YouTube;

  • baixe, no seu celular, aplicativos que ensinam outras línguas;

  • inscreva-se em plataformas com videoaulas sobre diferentes matérias;

  • assista a filmes que retratam acontecimentos reais e períodos históricos importantes com riqueza de detalhes;

  • acesse blogs e sites que trazem quizzes, simulados, questionários e outros materiais para você ir treinando para o ENEM.

6 documentários para o ENEM

1. Missão Azul

Ano: 2014 / Duração: 96 minutos / Classificação: livre

O primeiro da nossa lista é “Missão Azul”, uma produção que aborda a relação entre a preservação dos oceanos e o avanço cada vez mais preocupante da poluição neles. Para quem está estudando Biologia, é um prato cheio. Afinal, o documentário destrincha as características dos mares e aborda vários aspectos da vida marinha.

Para completar, ele ainda toca na questão das pescas predatórias e no impacto que essa ação traz para espécies de animais em extinção e o comércio global.

2. Português, a Língua do Brasil

Ano: 2007 / Duração: 72 minutos / Classificação: livre

Em “Português, a Língua do Brasil”, você confere diversos estudiosos do nosso idioma discutindo a história dele e da criação de um dialeto próprio no Brasil Colônia que deu origem à língua que falamos hoje, tão rica em sotaques, fonemas, variações gramaticais, verbetes e muito mais.

É uma verdadeira viagem por dentro do que ele representa e do impacto que tem no mundo, já que o Brasil é o país com o maior número de falantes do idioma. Isso sem falar que exemplifica de maneira bem didática como você pode melhorar o seu conhecimento em Português e também em Literatura.

3. Capitalismo — Uma História de Amor

Ano: 2009 / Duração: 127 minutos / Classificação: livre

A nossa terceira sugestão de documentário é o “Capitalismo — Uma História de Amor”, que retrata a crise financeira que assolou os Estados Unidos em 2007 e os efeitos dela ao redor do mundo. Para isso, ele explora com maestria as questões geopolíticas que interferem na economia dos países.

Além disso, explica como se dá o modelo financeiro adotado nos EUA e, em especial, como o capitalismo se relaciona com a democracia na potência mais importante do globo terrestre. Uma obra que, sem dúvidas, ajuda a compreender diversos conceitos de Geografia e História de maneira leve e prática.

4. Brasil, Uma História Inconveniente

Ano: 2000 / Duração: 47 minutos / Classificação: livre

Produzido pela BBC em parceria com o History Channel, a obra “Brasil, Uma História Inconveniente” retrata um período do país que perdurou por três séculos e deixou cicatrizes profundas na nossa cultura, mas que, ainda assim, não recebe a devida atenção da sociedade: a escravidão.

Ao longo dele, é mostrado como esse processo hediondo de trabalho escravo foi utilizado não só na colonização do território brasileiro, mas também durante boa parte do Império, resultando em milhares de mortes, na criação dos quilombos, no surgimento das favelas e muito mais.

Sem dúvidas, é um ótimo material para se preparar para a prova de História, em especial para aquelas questões que debatem o desenvolvimento e o progresso do Brasil.

5. Isaac Newton — O Último Mágico

Ano: 2013 / Duração: 59 minutos / Classificação: livre

A nossa quinta sugestão da lista de documentários para o ENEM é especial e trata da Física, principalmente dos conceitos relacionados aos movimentos. Afinal de contas, o nome da produção é nada mais, nada menos do que “Isaac Newton — O Último Mágico”.

Esse é um trabalho especial realizado pela BBC que reconstitui a vida de um dos mais importantes físicos e as contribuições que ele trouxe para esse campo (como é o caso das três leis de Newton, da teoria das fluxões e da teoria da decomposição da luz). De quebra, ele ainda mostra o interesse que esse cientista tinha por outras áreas e o envolvimento que ele teve com o misticismo no século XIII.

6. O Legado de Pitágoras

Ano: 2010 / Duração: 156 minutos / Classificação: livre

Para encerrar, não podia faltar neste post o longa “O Legado de Pitágoras”. Dividido em três partes, ele explora como a Matemática foi um dos conhecimentos primordiais para a evolução do ser humano, estando presente desde a Grécia e o Egito antigos, sendo crucial para engenheiros nas grandes construções de ambas as regiões.

Para completar, a obra mostra como Pitágoras redefiniu esse campo por meio do famoso teorema que ele criou e é até hoje usado em larga escala em problemas matemáticos.

Viu só como não faltam documentários para o ENEM que abordam diferentes assuntos e ensinam de maneira bem didática as principais matérias que caem no exame? Por isso, não deixe de conferir a seleção que fizemos para aproveitar o seu momento de lazer não só para se entreter, mas também ampliar o seu conhecimento.

Gostou do post? Pois assine já a nossa newsletter e acompanhe outros conteúdos especiais para você se preparar para o vestibular e alcançar uma ótima nota!

 

Facebook Comments