O que o profissional de Sistemas de Informação deve saber sobre o mercado?

profissional de sistemas de informação
6 minutos para ler

A área de Sistemas de Informação lida diretamente com a adoção de novas tecnologias que impactam os processos de gestão e administração das empresas em geral. O objetivo é disponibilizar melhorias no atendimento, no uso de dados e nas estratégias em organizações de pequeno a grande porte.

O profissional de Sistemas de Informação, com isso, assume uma enorme responsabilidade dentro de um negócio. No dia a dia, o colaborador pode atuar como analista de sistemas, analista de negócios, programador e, ainda, cuidar do suporte de TI da companhia.

O mercado para o setor é amplo e diversificado, oferecendo excelentes oportunidades de crescimento. Se você deseja seguir carreira no ramo, acompanhe a seguir e confira o que o profissional de Sistemas de Informação deve saber sobre o mercado!

Como é a demanda no mercado para a área de Sistemas de Informação?

Quem atua com Sistemas de Informação pode desempenhar funções em praticamente qualquer tipo de empresa. Grande parte das oportunidades de trabalho se encontram nos centros urbanos onde se localizam as principais organizações de desenvolvimento de software.

O mercado para os profissionais do setor é amplo e oferece vagas nas seguintes áreas de atuação:

  • criação de aplicativos para tablets, smartphones e notebooks;
  • gerenciamento empresarial;
  • e-commerce;
  • prestação de serviços;
  • desenvolvimento de softwares;
  • ensino e pesquisa;
  • gerência de projetos;
  • logística;
  • marketing e vendas;
  • modelagem;
  • suporte técnico.

Além do profissional de Sistemas de Informação entender tudo sobre sistemas computacionais, programação e codificação, é imprescindível também dominar o mercado em que pretende atuar.

Empresas que trabalham com redes de computadores e bancos de dados, como editoras, lojas de varejo, instituições financeiras e companhias de telecomunicações, costumam oferecer boas oportunidades para o profissional de Sistemas de Informação.

E se você está considerando seguir essa carreira, ainda é possível abrir o seu próprio negócio, fornecendo serviços para pequenas, médias e grandes empresas. Você pode realizar o suporte técnico ou desenvolver um software específico para as marcas, por exemplo.

Quanto ganha um profissional de Sistemas de Informação?

Em geral, um profissional de Sistemas de Informação que atua no cargo de programador ganha, em média, R$ 4.178,36, considerando uma jornada de trabalho semanal de 42 horas. No entanto, os rendimentos podem aumentar a depender da cidade de atuação, das especializações, da experiência e, ainda, do nível de qualificação.

Os setores que oferecem os melhores salários são o de desenvolvimento de programas de computador e software, consultoria em tecnologia da informação, comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática, entre outros.

Para prestar serviços e ocupar uma vaga no mercado, é fundamental ter diploma de ensino superior na área de tecnologia da informação, além de apresentar total domínio em programação de computadores.

Quais são as funções e responsabilidades desse profissional?

O profissional de Sistemas de Informação pode atuar em diversas funções relacionadas ao desenvolvimento de softwares, infraestrutura e gerenciamento da informação. Ele é o principal responsável por criar soluções para problemas e necessidades de computadores, usuários, programas e equipamentos.

O cotidiano de quem atua no ramo inclui elaborar, otimizar e implementar serviços e produtos computacionais, garantindo seu bom funcionamento e manutenção. No dia a dia de uma empresa, por exemplo, o profissional pode reduzir o tempo gasto com tarefas e facilitar o uso de recursos e informações da companhia.

Sendo assim, seu trabalho permite que as informações relevantes sejam acessíveis a outros colaboradores, de maneira eficiente e segura. No geral, todo o fluxo de dados de uma corporação passa, primeiro, pela análise do profissional de Sistemas de Informação.

Desse modo, suas funções e responsabilidades vão muito além de programar e criar softwares. Quem opta por esse curso na área de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas deve ter bastante afinidade com o universo digital e tudo o que diz respeito à inovação.

Quais são as características que o profissional deve ter?

O profissional desse setor precisa saber organizar as ideias com clareza e ter pensamento estratégico para elaborar softwares funcionais e eficientes, que estejam de acordo com as necessidades do cliente.

Ter domínio e facilidade com as linguagens de programação também é um requisito fundamental para se tornar um bom profissional de Sistemas de Informação. Ser criativo e comunicativo ao resolver problemas são outras características muito importantes para ter sucesso em tal carreira.

Em geral, o profissional pode atuar em empresas de diferentes portes e ramos, e nos segmentos mais específicos da computação e tecnologia, assim é capaz de inovar, planejar e gerenciar adequadamente a infraestrutura da informação nas empresas. Além de tudo, ainda é possível atuar com a área de docência e pesquisa científica em instituições de ensino superior.

Na faculdade, o aluno de Sistemas de Informação conta com uma formação que aborda os aspectos teóricos e práticos da profissão. O objetivo é que o futuro profissional desenvolva competências e habilidades fundamentais para o seu cotidiano de trabalho, como:

  • reconhecer e definir problemas, encontrando soluções com estratégia para auxiliar no processo de tomada de decisão;
  • compreender a dinâmica empresarial de mercados exigentes e das novas demandas ambientais, econômicas e sociais;
  • gerenciar e planejar os sistemas de informação a fim de adequá-los aos fins estratégicos dos negócios;
  • modelar, especificar, desenvolver e implementar sistemas de informação;
  • auxiliar os outros profissionais a compreenderem a dinâmica dos sistemas de informação;
  • participar e monitorar o planejamento e desenvolvimento da estratégia das organizações, identificando as tecnologias existentes para apoiar as decisões da empresa.

O mercado de trabalho tem se mostrado bastante favorável para os novos candidatos do setor. Com a rápida evolução da tecnologia, cada vez mais empresas e organizações precisam de colaboradores qualificados e preparados para os desafios do universo digital

Realizar um curso superior na área é a melhor forma de se preparar e se tornar um profissional de Sistemas de Informação de sucesso. Para além de adquirir o conhecimento técnico, você conseguirá desenvolver as habilidades e competências desejáveis dos empregadores do setor, aumentando as chances de alcançar um bom cargo e remuneração.

Gostou do conteúdo? Aproveite e compartilhe o post nas redes sociais para que as informações alcancem ainda mais pessoas!

Facebook Comments
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Share This