Você já pensou em seguir carreira em ciências contábeis, mas não sabe o que vai fazer com o diploma depois de se formar? Então, esse post é exatamente para você!

Hoje, vamos apresentar 7 possibilidades de atuação para quem faz Ensino Superior nessa área. Acompanhe para saber mais sobre a rotina de trabalho e as exigências do mercado para o profissional de contabilidade!

1. Prestação de serviços e consultoria

Com o curso de Ciências Contábeis, você pode optar por atuar com serviços e consultoria. Uma alternativa interessante é abrir seu próprio escritório e começar a procurar clientes.

Muitas empresas não têm um funcionário com essa formação e preferem terceirizar essa atividade. Isso sem mencionar a enorme quantidade de pessoas que não sabem fazer a declaração do próprio Imposto de Renda!

Em geral, os escritórios de contabilidade possuem um excelente potencial de rendimentos. Porém, você terá que aprender a gerir sua empresa.

Por exemplo, será preciso contratar assistentes e auxiliares, negociar com clientes, comprar equipamentos, fazer o marketing do escritório. Portanto, uma dica importante para quem deseja seguir esse caminho é apostar na especialização em administração de empresas.

2. Controladoria

A controladoria é um dos principais caminhos para quem quer trabalhar dentro de uma empresa. Você vai crescendo na companhia: começa como assistente contábil, passa por analista contábil — até chegar ao cargo de gestor, que é geralmente conhecido como controller. Nessa posição, você é responsável por analisar as informações financeiras da empresa.

O controller — diferentemente do contador de escritório — não faz apenas relatórios e registros. Sua principal atividade é usar as informações do desempenho financeiro passado como base de um planejamento para favorecer o crescimento do negócio no futuro.

Devido ao seu papel estratégico, quem trabalha como controller tem muitas responsabilidades dentro da empresa. Então, se você sonha em ser o líder de uma equipe, tomando decisões e assumindo a frente, essa é uma boa escolha de carreira. Você pode aumentar sua chance de sucesso também fazendo um MBA em Controladoria e Finanças Corporativas.

3. Auditoria

Seguindo uma atuação como auditor, sua principal atividade será examinar os relatórios e demonstrativos contábeis para garantir que estão corretos e obedecendo aos princípios da contabilidade. Temos dois tipos de auditor: o interno e o externo.

O auditor interno trabalha a favor da empresa, principalmente com um foco preventivo e corretivo, para manter toda a contabilidade “na linha”. Ele é muito importante, por exemplo, para que os acionistas da empresa possam ter certeza de que os diretores estão cuidando bem do dinheiro investido no negócio.

Enquanto isso, o auditor externo geralmente é chamado por uma terceira parte, quando há algo muito importante acontecendo — por exemplo, quando a empresa está sendo vendida. Nesses casos, seu papel é mais investigativo: o auditor deve encontrar qualquer erro, proposital ou não, nas informações contábeis.

4. Setor público

Com uma formação em ciências contábeis, você pode concorrer a vários cargos no setor público. Muitos concursos pedem ensino superior em qualquer área. No entanto, se você possui o curso e o registro de contador — feito no Conselho Federal de Contabilidade (CFC) por meio de uma prova — pode também fazer concursos específicos da área.

Além disso, em concursos da área fiscal — para a Receita Federal, por exemplo — você já sai com uma vantagem, pois estudou boa parte do conteúdo do edital nas matérias da faculdade.

E não custa lembrar que a perspectiva de salário é muito atraente para um recém-formado! Um Auditor da Receita, por exemplo, começa a trabalhar recebendo quase R$20 mil — e pode chegar a R$30 mil ao longo da carreira.

5. Exportação e importação

Que tal expandir um pouco mais os seus horizontes? Uma atuação interessante para quem é formado em Ciências Contábeis é o trabalho com exportação e importação.

Essas transações envolvem muitos detalhes fiscais — em relação a impostos, taxas e documentações — que um contador saberá facilmente resolver. E nada impede que, ao longo de sua experiência profissional, você comece a atuar em outras frentes, como no desembaraço aduaneiro ou na própria negociação de compra e venda.

O mais interessante desse campo de trabalho são as oportunidades de contato com pessoas do exterior e, até mesmo, a possibilidade de viajar pelo mundo. Para quem tem interesse por lugares, povos e culturas diferentes, é uma escolha certeira.

6. Perícia contábil

A perícia contábil é um campo de atuação que vem se expandindo. Quem trabalha nesse ramo dedica-se a trazer informações contábeis que ajudem o juiz a chegar a uma solução justa em processos judiciais.

Para que você entenda melhor, veja um exemplo: imagine que o Ministério Público quer mover uma ação contra um banco por sonegação de impostos. Então, é o perito contábil que vai revisar os demonstrativos do banco e gerar um laudo com informações que permitem identificar se a instituição financeira é culpada ou inocente da acusação.

Apesar de ser um trabalho um pouco parecido com o do auditor, existem diferenças importantes. Em primeiro lugar, o auditor atua, geralmente, em situações privadas, que não envolvem a Justiça. Além disso, o auditor trabalha por meio de amostragem, enquanto o perito contábil vai analisar toda a contabilidade relacionada ao objeto do processo.

7. Professor

Gosta de ensinar? Quer dividir o que você sabe com os outros? Então, você pode direcionar a sua carreira em Ciências Contábeis para atuar como professor em cursos livres, técnicos e profissionalizantes ou cursos superiores relacionados à área.

Para seguir essa área de atuação, você vai precisar de uma formação adicional. Pode ser uma especialização em educação, uma segunda graduação em pedagogia ou, caso você queira ensinar para alunos do Ensino Superior, é necessário ter, no mínimo, um título de mestrado — e o doutorado é um diferencial.

Agora, você já conhece 7 alternativas de carreira em Ciências Contábeis. Será que alguma delas chamou sua atenção? Ou ainda está em dúvida sobre a escolha do curso superior?

Não se preocupe! Você pode conseguir as respostas a todas as suas perguntas sobre o curso e a carreira de contabilidade diretamente com a UCEFF! Envie sua mensagem utilizando o formulário do site ou, se preferir, fale conosco pelos telefones (49) 3319-3800 e (49) 3319-3838.

Facebook Comments