Você já notou que em vários meses do ano temos uma “campanha colorida” acontecendo? Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul são algumas delas — para a prevenção ao suicídio, câncer de mama e câncer de próstata, respectivamente.
A ideia por trás dessas ações é que a informação gere conscientização e, assim, as pessoas fiquem mais atentas para cuidar da saúde. Já que estamos chegando ao final de mais um ano, vamos aproveitar a oportunidade para reforçar o que há por trás do mês azul.
O movimento, que acontece em outros países, chegou ao Brasil em 2011, sendo lançado com o nome de Novembro Azul pelo Instituto Lado a Lado pela Vida. A época coincide com o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, celebrado no dia 17 de novembro. Que tal saber mais? Acompanhe a leitura e fique por dentro você também!
O que é câncer de próstata?
A próstata é uma glândula presente no sistema reprodutor masculino que pode ser acometida por células cancerosas. Essa é uma doença que acontece exclusivamente em os homens, assim como a campanha do Outubro Rosa é direcionada para as mulheres por ser relacionada ao câncer de mama.
Esse tipo de tumor é relativamente comum em homens acima de 50 anos e as causas do seu surgimento são variadas. Entre os fatores de risco estão:
- idade (com maior incidência após os 65 anos);
- histórico familiar;
- disfunções hormonais;
- questões étnicas (os negros são mais afetados);
- maus hábitos, como sedentarismo e dieta pobre em nutrientes.
Na maioria das vezes, as células vão se multiplicando aos poucos e o tumor cresce lentamente, sem causar sintomas tão perceptíveis para o paciente. Porém, quando chegam a um estágio mais avançado, aparecem sinais como dificuldade ao urinar, sangue na urina e dores na região da pelve/costas.
Esse é um dos maiores perigos do câncer de próstata. Os sinais tardios ou inexistentes dificultam a percepção de que algo está errado e muitas vezes favorecem o desenvolvimento silencioso da doença.
Como se prevenir?
Como a doença é silenciosa, a prevenção é uma atitude fundamental para não correr o risco de ter o diagnóstico de um quadro muito avançado — o que certamente causa maiores complicações e compromete gravemente o bem-estar de qualquer pessoa.
Sendo assim, a melhor maneira de agir preventivamente é realizando o exame de toque retal todos os anos. O médico pode ainda pedir o exame de dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) no check-up masculino para garantir que não há alterações no sangue.
A recomendação é que esse tipo de cuidado seja fielmente seguido a partir dos 50 anos, embora quem tenha maior predisposição a esse tipo de problema possa começar até antes — por volta dos 45 anos.
Caso seja detectada alguma alteração, é possível que o urologista peça um exame de biópsia para avaliar as condições do tumor, principalmente o seu tamanho e se a sua composição é de células malignas. Para quem não sabe, as adulterações indicam uma condição benigna, que deve ser avaliada, mas não oferece tanto risco.
Se o câncer for mesmo confirmado, a recomendação é buscar um oncologista e confiar no avanço da Medicina. As particularidades precisam ser analisadas por um profissional especializado para que a melhor solução seja encontrada. Os tratamentos envolvem algumas alternativas: remoção da próstata em procedimento cirúrgico, uso de medicamentos, radioterapia e hormonoterapia.
Além do acompanhamento anual com o médico, outras indicações relacionadas à prevenção do câncer de próstata fazem parte de um estilo de vida saudável. O que isso significa? Podemos englobar nessa lista alguns hábitos básicos:
- ter uma alimentação equilibrada e nutritiva, sem alto consumo de gordura e industrializados;
- praticar atividades físicas periodicamente para afastar os malefícios da vida sedentária;
- evitar cigarro, bebidas alcóolicas e outros vícios prejudiciais.
Qual é a importância da campanha do Novembro Azul?
Diante da gravidade da doença, fica fácil entender como a campanha preventiva do Novembro Azul tem enorme relevância, não é mesmo? É essencial que todos os homens saibam sobre esse assunto e fiquem atentos ao risco desse tipo de câncer.
Além dos mitos e verdades, quando olhamos para estatísticas em que 1 em cada 9 homens são diagnosticados com câncer de próstata ao longo da vida e que essa é a segunda principal causa de morte para eles, não resta dúvidas de que o motivo é super importante.
Outra função da campanha é quebrar o tabu que envolve o problema, especialmente com relação ao exame de toque retal, que é um procedimento simples, rápido e indolor.
Por desinformação ou preconceito, muitos pacientes deixam de seguir as medidas preventivas e descobrem mais tarde um tumor já avançado. Não há dúvidas de que o pequeno desconforto seja mil vezes mais fácil de enfrentar do que as consequências da doença.
Portanto, quanto mais a sociedade como um todo estiver consciente e discutir o tema, maiores serão as chances de garantir a mobilização necessária e manter o máximo de pessoas prevenidas. Afinal, mesmo que algum problema seja detectado, o diagnóstico precoce aumenta a probabilidade de sucesso do tratamento.
Por mais que o foco seja os homens, o ideal é que a campanha seja divulgada de forma ampla. Uma das razões para isso é que muitas mulheres exercem um papel significativo na vida de seus parceiros, familiares ou amigos, sendo influências decisivas para que eles sigam o acompanhamento médico anual.
Ou seja, o envolvimento do sexo feminino não deve ser desconsiderado e todo tipo de apoio é especial, sobretudo dos profissionais da saúde. De acordo com o Instituto Lado a Lado pela Vida, as ações promovidas no ano de 2018 alcançaram aproximadamente 100 milhões de pessoas no Brasil inteiro — um dado que confirma a sua grandiosidade.
A expectativa é que a Novembro Azul seja realmente uma referência ao orientar que os homens cuidem melhor da saúde e incluam nos cuidados preventivos a questão do câncer de próstata. Se você tem a intenção de seguir na carreira da saúde ou não, agora já conhece os principais detalhes da campanha!
Gostou do post? Aqui você sempre fica informado sobre novidades e temas importantes como este! Então, aproveite para participar de alguma forma do movimento e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais.