Cannot GET /api/stage
'; rockAnalyticsScript_V2.setAttributeNode(website); var host = document.createAttribute('data-host-url'); host.value = 'https://apidev.analytics.rockcontent.com'; rockAnalyticsScript_V2.setAttributeNode(host); document.body.appendChild(rockAnalyticsScript_V2); } });

Veja como manter a motivação para estudar estando em casa

motivação para estudar
6 minutos para ler

Você anda sem motivação para estudar e quer saber como manter o foco para se dedicar à EAD e ao home office? Ter motivação é essencial para garantir uma boa performance e ter resultados cada vez melhores.

Ainda mais diante da pandemia, que deixa tudo muito incerto, é preciso ter bastante força de vontade para manter os compromissos em dia. Felizmente, existem algumas maneiras de passar pela situação e, com isso, alcançar um melhor desempenho, tanto nos estudos quanto no trabalho.

A seguir, separamos algumas dicas para você ter motivação para estudar e se dedicar às atividades profissionais em casa da melhor forma. Confira!

Lembre-se do que moveu você quando pensou em começar a estudar

Qual é o objetivo que deseja alcançar e que fez você se dedicar aos estudos? Tenha isso em mente todas as vezes que sentir desmotivação para os estudos ou quando as coisas parecerem difíceis demais. É comum passar por isso, mas é justamente nesse momento que é importante parar, respirar e se lembrar dos motivos de ter escolhido esse caminho.

Para facilitar a sua memória, você pode escrever suas metas e objetivos em um cartaz e colocá-lo em algum local visível no espaço reservado para os estudos. Assim, você pode relembrar, todos os dias, que a sua preparação é fundamental para conquistar o que deseja.

Em relação às metas, facilita se você define um cronograma com datas, especificando em quanto tempo pretende cumpri-las. Com isso, será mais fácil priorizar as atividades de estudo e conciliá-las com os compromissos de trabalho, sem prejudicar nenhuma obrigação.

Pontue as vantagens de ter motivação para crescer

Se dê uma recompensa sempre que conseguir vencer uma etapa do seu planejamento de estudo. Além de se animar, você consegue reprogramar o seu cérebro positivamente pelo trabalho cumprido, transmitindo um estímulo de motivação e recompensa.

Você pode listar as atividades que deve fazer a cada dia e delimitar um período para pontuar suas conquistas. Se você tem uma lista de exercícios para entregar, por exemplo, e enviar com alguns dias de antecedência, pode ter o seu final de semana livre para fazer algum passeio ou maratonar uma série.

Com certeza, você terá muito mais motivação e se empenhará para conquistar as pequenas metas. Por mais insignificantes que pareçam, as etapas cumpridas dão motivação e ajudam o seu processo de aprendizagem e desenvolvimento.

Converse com os seus amigos e familiares sobre inspiração

É natural que, nesse momento, você esteja se sentindo só e sem o apoio de algumas pessoas importantes, como familiares e amigos. Mas é preciso lembrar que a pandemia oferece a possibilidade de se conectar com os entes queridos de maneira virtual, podendo conversar e trocar ideias.

Nos períodos livres, busque alguém para conversar sobre inspiração e assuntos que motivam o seu crescimento e que são do seu interesse. Isso é bacana porque você também pode descobrir o que realmente te inspira a estudar e a buscar por mais conhecimento.

Mesmo diante dos desafios, tenha em mente que todos nós estamos nos adaptando para enfrentar o isolamento social da melhor forma. E mesmo que não pareça, tem muita gente por aí desmotivada e sem foco para as atividades de estudo e trabalho. No entanto, tente não desanimar e siga rumo às suas metas, mesmo que você não saiba o que esperar do futuro.

Separe um tempo para si

Ficar um tempo só e se autoconhecer é essencial para manter a motivação pessoal sempre presente no cotidiano. Você pode listar suas melhores qualidades, seus pontos fortes e habilidades e o que pode entregar a partir disso para o mundo e as pessoas que fazem parte da sua rotina. Certamente, você descobrirá que tem muitas qualidades em diversos aspectos.

Ao final de cada dia ou no início das manhãs, separe um tempo para si. Faça algo de que goste ou que propicie distração, pois isso alivia a tensão do dia a dia de compromissos e melhora a sua concentração. Isso é importante para cuidar de si e da sua mente, que precisa de descanso assim como seu corpo precisa do sono para se restabelecer.

Por isso, a sua saúde também deve ser uma prioridade. Os momentos de pausa são essenciais, mas tente ocupar esse tempo com algo que realmente dê prazer, como ler um livro, fazer algum artesanato, ver um filme ou conversar com amigos. O importante é respeitar seus limites e inserir o descanso na agenda como um compromisso pessoal para a melhora do seu desempenho.

Leia sobre pessoas que são exemplos de sucesso

Procure conhecer histórias inspiradoras de pessoas que superaram desafios e problemas, alcançando o sucesso pessoal. Os exemplos de motivação profissional podem ajudar significativamente no seu processo, principalmente nos dias em que você sentir mais desânimo para se dedicar.

Você também pode buscar por livros que contam a trajetória de personagens que ficaram famosos pela proatividade, determinação e superação. Isso funcionará como um combustível para você evitar a procrastinação e as distrações, que são hábitos bastante comuns quando você está em casa tentando estudar ou trabalhar.

Mas é importante ter em mente que o seu processo é único e não pode ser comparado à vida de ninguém. Ao conhecer seus limites, pontos fortes e fracos, você terá mais paciência e a certeza de que cada passo dado é válido, mesmo diante dos problemas e incertezas.

O desânimo, por exemplo, é algo normal, principalmente no momento atual de pandemia. Mesmo assim, tire um tempo e reflita sobre os motivos que fazem você se sentir bem, reservando também um tempo para fazer atividades de que realmente gosta para aliviar o estresse do dia a dia.

Assim, será muito mais simples manter a motivação para estudar e cumprir com as obrigações de trabalho. Nesse momento, é fundamental contar com um planejamento bem detalhado para não se perder diante de tantas atividades. Isso permite priorizar o alcance de seus objetivos.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e entre em contato com a equipe da UCEFF para conhecer todos os diferenciais da nossa instituição de ensino!

Facebook Comments
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Share This