O mundo dos negócios lida com diversos desafios, um deles é a concorrência cada vez mais acirrada. Por esse motivo, a inteligência comercial surge para criar estratégias mais acertadas para atrair, reter e fidelizar clientes.
Isso é explicado porque a inteligência comercial transforma dados do mercado em informações relevantes para o negócio. Assim, a partir do que foi mensurado é possível tomar decisões mais acertadas, prevenir riscos e tudo o que puder ser útil para otimizar os resultados.
Quer aprender mais sobre o funcionamento da inteligência comercial na prática, como realizar uma especialização na área e a importância disso? Continue conosco e fique por dentro do assunto!
O que é inteligência comercial?
A inteligência comercial também pode ser chamada de inteligência competitiva ou inteligência de mercado. Isso porque ela contribui para potencializar os resultados de uma corporação ao desenvolver ações estratégicas por meio de dados sobre o mercado.
Quer dizer, os dados analisados dizem respeito aos desejos e interesses do público-alvo de um negócio, a percepção dele quanto a sua empresa e muitas outras informações importantes para o entendimento empresarial.
Assim, uma corporação coloca-se um passo à frente da concorrência, que ignora os dados ao reunir e analisar tais informações. Esses podem ser quantitativos ou qualitativos, internos ou externos. A decisão deve levar em conta os objetivos e as metas da sua empresa.
Normalmente, este processo é realizado pelo time de marketing ou de vendas de uma empresa. Com a popularização de temáticas relacionadas a Big Data e Automação, isso só se potencializou, a exemplo de campanhas políticas como a eleição para presidente dos EUA em 2016. Essa fez uso sistemático de análise de dados dos eleitores para produzir conteúdos personalizados com base no interesse de cada um, o que pode ter influenciado na decisão de voto.
Como a inteligência comercial funciona na prática?
Para atingir os objetivos citados, é necessário coletar dados a respeito de uma temática específica. Isso pode ser os produtos e serviços, mercado, empresa, situação econômica, concorrência etc. Conforme mencionado, os dados podem ser quantitativos ou qualitativos.
Seja qual for a sua escolha, saiba que a partir da coleta, as informações devem ser organizadas e analisadas. Isso contribui para embasar as decisões comerciais e formular ações estratégicas fundamentadas na sua mensuração.
O que é preciso para aplicar a inteligência comercial nas empresas?
Agora que você sabe um pouco sobre o funcionamento da inteligência comercial, o próximo passo é conhecer os pontos que não podem faltar ao aplicá-la na empresa. Acompanhe a seguir.
Colete as informações necessárias
As informações podem ter relação com o mercado de clientes. Desse modo, você pode coletar o perfil demográfico e de consumo, tendências do segmento de atuação e da área, fatores objetivos e subjetivos para a decisão de comprar etc.
Por outro lado, os interesses da análise podem ter relação com as vendas, produtos e serviços, concorrência, conjuntura e tudo mais. Sendo assim, a pesquisa deve levar em consideração essas informações com base no que for mais relevante para a corporação.
O processo para realizar essa coleta pode envolver a pesquisa direta com clientes ou prospects ou a análise de dados já fornecidos espontaneamente. É o caso de interações nas redes sociais, por exemplo. O mais importante é definir o conteúdo e método que se mostre mais relevante para a análise.
Quais são as etapas do trabalho de inteligência comercial?
O adequado procedimento de inteligência comercial deve seguir algumas etapas, para evitar que problemas surjam ao longo do caminho. Conheça quais etapas são essas.
Planejamento
É nessa fase que o problema ou objetivo do seu negócio precisa ser identificado. Assim, são definidas as ações que podem solucionar esse problema. Por exemplo, nessa etapa você pode perceber que os seus clientes migram constantemente para a concorrência.
Então, é válido realizar um estudo desse perfil para entender seus pontos fortes e fracos, além de oportunidades e ameaças. Logo, fica mais fácil formular estratégias para resgatar a clientela.
Coleta
De acordo com o planejamento, é o momento de seguir com a fase de coleta. Isso pode ocorrer por meio de dados públicos, entrevista, CRM, pesquisa na internet, sistemas internos, etc.
Análise
É nessa etapa que os dados coletados são analisados. Logo, é a partir desse momento que vira a inteligência comercial. Desse modo, é possível pensar em conclusões com base no que foi levantado.
Disseminação
A disseminação é o momento de definir ações a serem tomadas de acordo com o que foi analisado. Essas decisões devem ser comunicadas para os setores interessados dentro da corporação. E a partir daí, criar estratégias para chegar em mais pessoas.
Por que realizar uma especialização ajuda na inteligência comercial?
Como foi possível notar, a inteligência comercial é fundamental para potencializar os resultados de uma empresa e elevar o diferencial competitivo. Diante desse contexto, é fundamental que os profissionais que desejam trabalhar na área tenham expertise o suficiente no assunto.
Por esse motivo, realizar uma especialização pode ser a melhor escolha para atingir os objetivos citados. Assim, saiba que o MBA da UCEFF de Inteligência Comercial e Relacionamento ajuda na preparação dos profissionais para uma tomada de decisão mais acertada.
Tudo isso de forma adaptada aos objetivos e recursos de cada empresa, o que envolve as necessidades e oportunidades do mercado competitivo. Além disso, o curso também apresenta as melhores práticas de gestão comercial, na intenção de formar profissionais capacitados em planejar e aplicar estratégias para aumento de vendas e melhoria dos resultados comerciais da organização.
O curso é destinado para pessoas que já possuem diploma superior. As aulas são oferecidas pela UCEFF Santa Maria na modalidade online e tem um total de 360 horas/aula.
Então, conseguiu entender mais sobre a área de inteligência comercial e a sua importância para a evolução de um negócio? Ao atuar nessa área, é possível aumentar o diferencial competitivo, atrair, reter e fidelizar clientes. Nesse caso, é fundamental contar com uma especialização no curso.
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