Use sua nota do ENEM e ganhe 50% de desconto na matrícula.Powered by Rock Convert

Ao final do Ensino Médio, os estudantes precisam tomar grandes decisões que não envolvem apenas a escolha do curso superior. É preciso também decidir qual a modalidade de ensino que mais se adéqua ao seu perfil: faculdade presencial ou online?

Com o avanço da tecnologia, os cursos online estão se tornando cada vez mais populares, mas isso não necessariamente quer dizer que eles sejam melhores do que os presenciais. A decisão entre um e outro deve se basear no perfil de cada aluno, analisando as vantagens e desvantagens de cada modalidade.

Para ajudar, vamos listar quais são as diferenças entre essas duas formas de ensino, indicando os principais aspectos que devem ser observados antes de você se decidir. Acompanhe!

Principais diferenças

No Brasil, os cursos presenciais ainda são os mais tradicionais. Por mais que a educação a distância esteja tomando grandes proporções, a maioria dos estudantes ainda prefere frequentar a faculdade pessoalmente, pois eles acreditam que o contato direto com o corpo docente e com os colegas propicia mais vantagens.

A seguir, vamos listar quais são as características principais de cada modalidade:

Ensino presencial

Nesses cursos, como você já deve saber, a frequência dos alunos se baseia na presença em sala de aula. Geralmente, aquele que se ausentar em mais de 20% das aulas é reprovado por falta.

Não existe a possibilidade de assistir às aulas a distância. Portanto, todos os alunos devem estar presentes em sala de aula e responder à chamada do professor para não receber faltas.

Os horários das aulas são fixos, de acordo com a grade curricular da instituição de ensino. Dessa forma, um estudante matriculado em um curso matinal não pode compensar as suas faltas, ao assistir às aulas no período noturno — a não ser que comunique previamente a faculdade e a instituição abra uma exceção.

As provas também devem ser feitas presencialmente. Geralmente, elas ocorrem nas salas de aula, em dias marcados, e são fiscalizadas pelo próprio professor.

Ensino online

Na modalidade online, as aulas são lecionadas por meio da transmissão via satélite ou pela internet. Portanto, não é necessária a presença física dos alunos nas salas de aula.

A frequência, em vez de ser contabilizada por meio das chamadas, é avaliada por atividades e trabalhos entregues pelos estudantes dentro do prazo estipulado pelos professores — e também pela participação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Como as aulas ficam disponíveis para serem assistidas quando e onde quiser, não existem horários fixos. O estudante tem a liberdade de fazer o seu próprio horário, de acordo com sua rotina.

Já as provas, por exigência do MEC, devem ser prestadas presencialmente. Dessa forma, os estudantes devem se deslocar, pelo menos uma vez por mês, até o polo presencial da instituição para realizar os exames. Além disso, as atividades que exigem o uso de laboratórios e recursos físicos da faculdade também são presenciais.

Vantagens e desvantagens

A decisão entre faculdade presencial ou online depende, principalmente, do perfil de cada estudante. Não há como afirmar qual dessas modalidades é a melhor, pois ambas possuem vantagens e desvantagens. Assim, é preciso que o aluno avalie a que mais se encaixa aos seus interesses, à sua rotina e ao seu orçamento.

Cursos presenciais

A principal vantagem do ensino presencial é o contato direto com os professores e colegas. A possibilidade de se aproximar pessoalmente dos docentes para tirar dúvidas e pedir orientações provoca uma interação muito mais profunda.

Cursos presenciais geram maior interatividade e envolvimento com a educação superior, pois, além do contato direto com outras pessoas, os estudantes também podem participar de atividades extracurriculares que envolvem a sua presença física, como práticas em laboratórios, pesquisas nas bibliotecas, simpósios e oficinas.

A relação com os colegas também gera vínculos afetivos profundos, podendo surgir daí amizades que durarão para o resto da vida. Parcerias de sucesso também podem surgir a partir desses contatos.

Por outro lado, as exigências do ensino presencial limitam a liberdade dos estudantes. A inflexibilidade dos horários pode atrapalhar aqueles que precisam conciliar o trabalho com os estudos.

Além disso, o fato de ter que se deslocar até a instituição para assistir às aulas também pode ser um problema, pois significa gastos maiores — tanto com transporte quanto com a alimentação. Outro problema é que isso também consome boa parte do tempo dos alunos — principalmente aqueles que moram longe da faculdade.

Cursos online

Nos cursos online, a flexibilidade permite que os estudantes assistam às aulas nos lugares e horários mais adequados. Assim, é uma boa escolha para quem tem dificuldade em conciliar trabalho ou outras atividades com os estudos.

Essa liberdade, porém, depende de muita disciplina. Afinal, se um estudante não souber se organizar para assistir às aulas e realizar os trabalhos do curso, ele poderá ser reprovado. Com isso, a educação online também trabalha a autossuficiência dos alunos e exige mais amadurecimento.

Outra vantagem, além da flexibilidade de horários, é a economia de tempo e dinheiro garantida pela educação a distância. Como os alunos não precisam se deslocar até a faculdade, eles não terão gastos com transporte e alimentação, nem precisarão perder tempo dentro de ônibus, metrôs e no trânsito.

Por outro lado, ainda que os cursos online ofereçam ferramentas de interação entre os próprios estudantes e professores — como fóruns e e-mails —, a relação não é tão profunda quanto na educação presencial. Mas isso não significa que você não possa fazer amigos virtualmente, não é mesmo?

Outro ponto negativo é que as atividades que exigem a presença dos alunos se tornam mais complicadas. Muitos estudantes moram em cidades afastadas dos polos presenciais, e o deslocamento pode gerar complicações, dependendo dos dias e horários em que forem marcados. Pensando nisso, muitas faculdades que oferecem cursos online, deixam essas atividades reservadas para os sábados.

A busca por um meio-termo

Enquanto muitas pessoas quebram a cabeça, ao tentar decidir entre faculdade presencial ou online, elas se esquecem de que existe um meio-termo nessa situação: o ensino híbrido.

Nas faculdades semipresenciais, o estudante tem a liberdade de fazer parte das atividades online e outra parte presencial, absorvendo as vantagens das duas modalidades e eliminando as suas desvantagens.

Existem dois formatos de faculdades semipresenciais: aquelas que variam de cursos originalmente presenciais e aquelas que são aprimoramentos de cursos online.

No primeiro caso, é permitido que apenas 20% da carga horária seja realizada a distância. Ou seja, o curso, em sua essência, ainda é presencial. Porém, os professores podem estipular algumas atividades — geralmente focadas em autoaprendizagem — para serem realizadas fora da instituição. Fica a critério dos docentes o que será lecionado presencialmente e o que será feito online, desde que o limite mencionado seja obedecido.

Já no segundo caso, o foco principal é a atividade online. Porém, os alunos têm ampla liberdade para frequentar o polo presencial da faculdade para realizar projetos, participar de simpósios e oficinas, receber orientações pessoais, frequentar a biblioteca, laboratórios etc.

Além disso, é possível assistir às aulas ao vivo por meio de transmissão via satélite nos polos de apoio da instituição. A frequência das atividades presenciais é determinada de acordo com o curso e com os professores.

Se você tem dúvidas entre a faculdade presencial ou online, optar pela modalidade semipresencial talvez seja a melhor escolha! Lembre-se apenas de que essa decisão deve se basear no perfil de cada estudante. Portanto, avalie bem o que você está procurando e, com base nas informações apresentadas aqui, faça a sua escolha com sabedoria!

Quer ficar por dentro de muitos outros conteúdos como este? Então curta a nossa página no Facebook e acompanhe todas as novidades do blog!

Facebook Comments
50% de desconto na matrícula usando nota do ENEMPowered by Rock Convert