Engenharia 4.0: entenda o conceito e saiba como se preparar

engenharia 4.0
6 minutos para ler

A Engenharia 4.0 é um novo patamar dessa área, uma fase para atender a transformação digital nos negócios. Isso porque a tecnologia, com a robótica, Big Data, inteligência artificial e IoT, modificou os processos, agilizando a produção, com a redução de custos e mais qualidade para produtos e serviços.

Assim, é fundamental que o engenheiro busque se capacitar para conquistar as oportunidades que surgem no mercado, que só tendem a crescer no Brasil. Quer entender melhor o conceito da Engenharia 4.0, quais são as habilidades para se destacar nesse cenário e como o profissional pode se preparar para ter sucesso profissional? Confira nosso post!

Afinal, o que é Engenharia 4.0?

Para compreender esse conceito, é preciso lembrar que já vivemos três revoluções industriais que trouxeram transformações significativas nos modos de produção. Agora chegamos na quarta revolução industrial, em uma era chamada de indústria 4.0. É um novo modelo para o funcionamento dos negócios, marcado pela conectividade, grande volume de dados compartilhados e outras inovações na área da tecnologia da informação.

Dessa maneira, a Engenharia 4.0 é o reflexo das mudanças sofridas em tal área e vem para atender as demandas desse novo mercado, destacado por sistemas de produção mais eficientes, inteligentes e projetados, pensando também na sustentabilidade ambiental, com uso de energias renováveis, por exemplo.

Máquinas inteligentes

Entra em cena o uso de máquinas que, diferentemente das que existem hoje na indústria, são desenvolvidas para executar atividades cada vez mais complexas, analisar uma grande quantidade de dados em alta velocidade e até “conversar” entre si. Assim, conseguem se conectar criando redes inteligentes na cadeia de produção, identificando falhas, prevendo manutenções, entre outras funções.

Segurança de dados

Com a autonomia dos sistemas de produção e grande troca de informações na indústria 4.0, surge a necessidade do investimento em segurança dos dados e de profissionais que possam gerenciar essa rede, evitando vazamentos de informações e prejuízos para as empresas.

Quais são as competências do engenheiro 4.0?

Parece algo do futuro, mas já é uma realidade que vem chegando em empresas de diferentes portes e setores, exigindo, dessa forma, que o engenheiro 4.0 desenvolva algumas habilidades para se dar bem no mercado.

Confira as competências necessárias para atuar nesse cenário marcado por tantos avanços tecnológicos:

  • boa comunicação — saber transmitir, com clareza, junto à equipe seu ponto de vista para um trabalho eficiente;
  • trabalho em equipe — atuar em sintonia com outros profissionais para a troca de conhecimento e obtenção de resultados superiores;
  • visão estratégica — trabalhar com planejamento, pontuando metas de curto, médio e longo prazo, a partir da análise do negócio e do mercado, de modo a identificar oportunidades e sanar problemas;
  • liderança — ter a capacidade para fazer a gestão de processos, projetos e pessoas;
  • criatividade — pensar “fora da caixa”, ou seja, em inovações que vão agilizar os processos e impulsionar ainda mais o crescimento dos negócios;
  • atuação multidisciplinar — estar preparado para executar diferentes funções, utilizar diversos softwares e equipamentos e atuar com novos desafios;
  • atualização constante — o engenheiro do futuro precisa estudar para ficar por dentro de todas as tendências da área;
  • preocupação ambiental — é urgente trabalhar de maneira sustentável, de modo a pensar em processos mais limpos, gerando menos resíduos e com uso racional de recursos naturais.

Como se preparar para atuar na Engenharia 4.0?

A Engenharia 4.0 traz, portanto, transformações em âmbito econômico, mais competitividade entre os negócios e um novo papel dos profissionais. As máquinas inteligentes e os recentes processos de produção abrem espaço para os engenheiros que buscam se especializar e se preparar para tais desafios.

É que os negócios, cada vez mais, vão precisar de profissionais para adaptarem seus processos a essa realidade, ou seja, os engenheiros que tiverem boa qualificação vão aproveitar as melhores oportunidades.

Plano de carreira de olho no futuro

A ideia aqui é traçar um plano de carreira, identificando seus objetivos profissionais para que você possa se destacar nesse mercado. Entre as metas desse planejamento, é necessário incluir a realização de cursos de pós-graduação, como o mestrado ou especialização lato sensu, além de MBA e cursos de certificação para trabalhar com determinados equipamentos e programas.

É necessário ainda acompanhar as publicações mais importantes, os fóruns de discussão e até grupos em redes sociais para ficar por dentro das novidades do mercado. Participar dos principais eventos, como palestras, workshops e webinars também é recomendado para o engenheiro que deseja se preparar para esse novo cenário.

Educação continuada

Acho que deu para perceber que não é opção parar de estudar, certo? Como dissemos no tópico anterior, uma das competências do engenheiro do futuro é, justamente, a atualização profissional.

E, para isso, não tem outro caminho: é preciso buscar uma instituição de ensino de referência, com formações que acompanhem as tendências do mercado da tecnologia.

Diferenciais da UCEFF

Assim é o trabalho da UCEFF: oferecer uma infraestrutura completa para que você possa aperfeiçoar seus conhecimentos e desenvolver as habilidades exigidas pela Engenharia 4.0. Contamos com professores com experiência acadêmica e profissional para que você aprenda sobre os reais desafios que vai enfrentar no mercado, atuando com liderança e alta performance.

O objetivo dos nossos cursos é que os alunos cresçam na carreira e estejam preparados para o empreendedorismo. A grade curricular traz teoria e prática para que você conheça as principais técnicas e competências para se diferenciar no mercado.

Desse modo, as especializações e MBAs da UCEFF são formatados para que você tenha o conhecimento de gestão, ou seja, que consiga compreender os modelos de negócios de forma global, com uma visão de futuro, identificando oportunidades, com foco na inovação.

Deu para entender as mudanças que estão chegando com a Engenharia 4.0? Você não pode ficar para trás: comece a se planejar para fazer um curso de pós-graduação de qualidade e, com ele, conquistar os melhores cargos e salários e empreender nesse novo mercado.

Gostou do nosso post? Conte com a UCEFF para dar esse passo rumo ao seu sucesso profissional. É só entrar em contato com a nossa equipe para conhecer nossos cursos e todos os diferenciais da instituição!

Facebook Comments
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Share This