Tudo tem um lado bom, e se tem algo de positivo nesse momento em que estamos vivendo é a oportunidade de nos reinventarmos. A internet está aí para nos ajudar e o que não faltam são opções de cursos livres e gratuitos pra você aprender algo novo e proveitoso sem sair de casa e sem gastar nenhum centavo.

Para tornar tudo ainda mais fácil, trouxemos, neste post, 7 dicas imperdíveis, em diferentes áreas, para você estudar online e aproveitar seu tempo de forma mais produtiva. Afinal, com a realidade e a necessidade do isolamento social, a permanência em casa tem proporcionado bastante tempo livre e é preciso tomar cuidado para não perder tempo na ociosidade.

Então confira 7 cursos livres e gratuitos que vão ajudar você a se desenvolver e a se tornar uma pessoa e profissional melhor. Continue a leitura!

1. Curso de planejamento estratégico

A falta de planejamento é um dos grandes obstáculos ao sucesso profissional. Tudo o que você deseja para sua vida — seja no campo pessoal, seja no campo profissional — é mais fácil e seguro de alcançar com um planejamento estratégico. Com planejamento, você consegue organizar seu tempo e otimizar seus recursos financeiros para realizar o que quiser. O céu é o limite!

Por isso, tire um tempinho pra conferir o curso de Planejamento Estratégico da Endeavor. São apenas três horas de aula, todas em português, com conteúdo que ensina o passo a passo pra você colocar em prática as suas metas e atingir seus objetivos.

2. Curso sobre discussão e argumento

Você sabe defender os seus pontos de vista? E argumentar uma venda para um cliente? A capacidade de comunicação e a habilidade da eloquência são diferenciais indiscutíveis na hora de se destacar na empresa e pleitear uma promoção. Sem falar que um curso como esse no currículo salta aos olhos dos recrutadores.

O curso sobre discussão e argumento da Universidade Duke, nos EUA, ensina noções importantes de argumentação e raciocínio, em quatro partes. As aulas apresentam legendas em português e estão disponíveis na plataforma do Coursera.

3. Cursos sobre artes e desenho

Aqui, um curso para você desenvolver suas habilidades artísticas, estimular sua criatividade e somar mais diferenciais ao seu currículo. Sim, porque a qualidade de um profissional também está relacionada à sua multidisciplinaridade.

A Faber-Castell tem cursos livres e gratuitos disponíveis para quem quiser aprender técnicas de desenho. Os temas vão desde narrativa, composição, desenvolvimento de personagens e muito mais, todos gratuitos e com certificação.

4. Curso explicativo sobre Google Analytics

Uma das características do profissional do futuro é o conhecimento tecnológico, e o Google, como uma das principais gigantes do assunto, é referência quando o assunto é análise de dados.

Por meio do Analytics Academy — a plataforma do Google que ensina as funcionalidades do Google Analytics —, você pode acessar dois cursos livres e gratuitos sobre o tema: um básico e um avançado.

Você também pode fazer uso de um simulador para experienciar a ferramenta. As videoaulas são didáticas e, se você entende inglês, o aprendizado será ainda mais fácil.

5. Curso sobre liderança e desenvolvimento de times

Se você deseja cargos e salários melhores, é importante cultivar um perfil de líder em sua personalidade. A característica da liderança traz em si outras competências fundamentais para um profissional de sucesso, como iniciativa, empatia e capacidade de trabalho em equipe.

Neste curso de Liderança da Endeavor, você vai conhecer as 7 atitudes comuns que todo líder tem e vai aprender como colocá-las em prática. As aulas são em português e têm duração de duas horas.

A FGV, que é reconhecida pelo ensino voltado à gestão e liderança, também oferece diversos cursos gratuitos, como Direito, Marketing e Vendas, Gestão Empresarial ou de Pessoas, entre outros. As aulas são em geral e de curta e média duração, com carga horária de até 30 horas. Os alunos aprovados ganham certificação.

6. Cursos sobre saúde

Outra oportunidade de se aprimorar sem sair de casa é por meio dos cursos a distância da UNA-SUS.

A saúde é uma área que sempre demanda profissionais e que oferece ótimas chances de independência e estabilidade financeiras, ainda mais agora em tempos de pandemia como o que estamos vivendo.

É possível se qualificar profissionalmente na área da saúde (e de forma gratuita!), em diferentes áreas, como saúde indígena, oftalmologia, saúde da mulher, entre outras. Há diversas opções para escolher, com cargas horárias de até 120 horas.

7. Curso sobre administração de dinheiro

Você sabe como evitar dívidas e como sair delas? E como elaborar um orçamento financeiro? Já ouviu falar sobre consumo consciente e a importância de fazê-lo?

A administração financeira é uma prática que requer organização, planejamento e consciência, conceitos que você vai aprender gratuitamente na plataforma de cursos do Senai. O curso tem duração de 12 horas e oferece certificado para o aluno que obtiver 70% de aproveitamento das aulas.

A forma como aproveitamos nosso tempo diz muito a nosso respeito. Seja incansável em tornar seus dias cada vez melhores, afinal o que você faz impacta seu presente e o seu futuro.

Especialmente agora nesse momento de contenção social, se não ficarmos atentos e não programarmos nossas atividades, os dias vão passando na ociosidade, fazendo com que a gente perca tempo e oportunidade de se desenvolver. Lembre-se: a economia mudou e o mundo já não é mais o mesmo. Precisamos estar preparados para o cenário pós-pandemia.

Organização, pensamento positivo e variar as atividades, procurando fugir da rotina, são algumas dicas para aumentar a produtividade. Faça disso um hábito, variando suas tarefas no dia a dia com conhecimento. Não se esqueça: conhecimento é poder e quanto mais você investir no seu conhecimento, maiores suas possibilidades de crescimento e sucesso na vida.

Aproveite as dicas de cursos livres e gratuitos que trouxemos e comece hoje mesmo a se desenvolver e a tornar seus dias mais produtivos. Para conferir mais dicas como as deste post, assine nossa newsletter e continue nos acompanhando. Até a próxima!

Facebook Comments