8 cursos livres e gratuitos para você fazer agora mesmo

cursos livres e gratuitos
7 minutos para ler

O investimento em novos conhecimentos e no desenvolvimento profissional e pessoal é muito importante para quem está entrando no mercado de trabalho. O quanto antes você começar a apostar no profissional que será no futuro, mais rápido colherá os frutos. Você já considerou a possibilidade de fazer cursos livres e gratuitos?

São muitas as opções disponíveis online e em diferentes áreas. É a oportunidade perfeita de se desenvolver e ter acesso a novos aprendizados. Antes de dar início a qualquer curso, porém, é importante que você enriqueça a sua habilidade de organização para estudar. Assim, se dedicará ao máximo à formação e tirará bom proveito dela.

Uma dica para se concentrar com maior facilidade, por exemplo, é escutar músicas que agucem os seus sentidos e ajudem a aumentar o foco.

Depois de estar preparado e com todos os equipamentos necessários para dar início aos estudos, basta escolher o curso que se adeque às suas necessidades. Veja a lista que preparamos, neste post!

1. Gestão Financeira (Sebrae)

A gestão financeira é um dos aspectos mais importantes de uma empresa. Quando feita de maneira inadequada, pode afetar negativamente a saúde do negócio. Portanto, se especializar e desenvolver os conhecimentos na área é bastante indicado.

O Sebrae oferece um curso online gratuito e com certificação. Ele tem como intuito auxiliar o empreendedor e potencializar as suas habilidades de planejamento e organização financeira. Ao longo da certificação, ele passa pelos módulos sobre a importância da gestão financeira, fluxo de caixa, controle do giro do caixa e da análise de estoque.

São três horas de curso e você tem até 15 dias para finalizá-lo.

2. Desenvolvimento de sistemas (Digital Innovation One)

Você já ouviu falar na Digital Innovation One? Essa comunidade de desenvolvedores de softwares conta com cerca de 130 mil membros e disponibiliza de maneira gratuita cursos, bootcamps (cursos de curta duração) e projetos práticos para quem deseja atuar na área. O intuito é contribuir para a profissionalização e oferecer melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Um dos bootcamps disponibilizados é o de desenvolvedor de sistemas full-stack. Nele, você se tornará preparado para desempenhar atividades tanto em back-end quanto em front-end. Além disso, aprenderá sobre as principais linguagens de programação adotadas no mercado, como JavaScript e Python.

Confira alguns cursos disponibilizados dentro deste bootcamp:

  • Introdução ao git e controle de versões (2 horas);
  • Fundamentos de arquitetura de sistemas (6 horas);
  • Programação para internet com HTML e CSS3 (6 horas);
  • Projetos ágeis com SCRUM (2 horas).

 Os cursos vão desde o nível básico até o avançado e disponibilizam certificação.

3. Aprimoramento Pessoal (Fundação Bradesco)

A Fundação Bradesco disponibiliza uma série de cursos livres e gratuitos para quem deseja se desenvolver profissionalmente e pessoalmente. Eles contribuem de maneira direta para o aprimoramento de habilidades e para que você se torne um profissional mais completo.

Entre as formações disponíveis está a de Aprimoramento Pessoal. Com 30 horas de duração, ela contempla três áreas de atuação durante a certificação:

  • Postura e imagem profissional;
  • Atendimento ao público;
  • Desenvolvimento profissional.

É um curso excelente tanto para quem já está atuando no mercado e deseja reciclar os conhecimentos ou para aqueles que estão iniciando e desejam evoluir. O certificado é gratuito.

4. Lettering Básico (Faber Castell)

Papel, caneta, borracha, lápis e régua: esses são alguns dos itens necessários para quem deseja fazer o curso de Lettering Básico oferecido pela Faber Castell — além de acesso à internet, claro.

Com atividades práticas, os amantes da arte vão se encantar com as aulas sobre caligrafia, lettering, diferentes traços, como compor as letras e tipografia. O curso pode exigir um certo conhecimento antes, mas não há pré-requisitos. Qualquer pessoa pode se aventurar e aproveitar as aulas. Existe também o curso com ensinamentos avançados na técnica.

Além desses, a Faber Castell também oferta de maneira gratuita cursos de desenho, composição, criatividade, dentre outros.

5. Introdução ao AutoCAD (iPED)

O iPED é uma plataforma de cursos voltados para diferentes áreas, inclusive com preparatório para o Enem. Eles disponibilizam cursos livres e gratuitos e, também, aqueles classificados como Premium, que estendem a carga horária da certificação e cobram um valor.

Dentre as opções há o curso de Introdução ao AutoCAD. Ele é online, com certificação gratuita e com o primeiro módulo gratuito. São cinco horas de aulas introdutórias, que apresentam temáticas como:

  • coordenadas e layers;
  • linhas, círculos e elipses;
  • retângulos com chanfros e arredondamentos e polígonos;
  • modos de seleção.

Quem faz o curso pode atuar tanto nas áreas de 3D quanto de games. O acesso para finalização fica disponível por 30 dias.

6. Gestão de Mídias Sociais (Rock Content University)

Se você pretende atuar na área do Marketing e Comunicação, um campo que demanda cada vez mais atenção é o de gestão de mídias sociais. O processo de digitalização das empresas está cada vez mais avançado e é primordial estar presente online, com atualização consistente e frequente das mídias sociais.

Para que isso seja feito de maneira estratégica e visando a divulgação de um negócio, é importante entender as principais funcionalidades, táticas e particularidades das redes que o potencial cliente está presente.

O curso de Gestão de Mídias Sociais da Rock University é focado exatamente em ajudá-lo a desenvolver as habilidades e técnicas necessárias que vão impulsionar um negócio por meio das redes sociais.

Nele, você aprenderá:

  • em qual rede precisa ter um perfil;
  • quais são as melhores práticas;
  • como avaliar os resultados;
  • ferramentas que potencializam a estratégia.

O curso está temporariamente gratuito, tem três horas de duração e disponibiliza certificado após realização de uma prova.

7. Desenho Instrucional (EV.G)

Voltado para quem deseja atuar na esfera pública, esse curso ofertado pela Escola Virtual.Gov (EV.G) capacita o profissional em relação à abordagem sistêmica do desenho instrucional, também conhecido como ADDIE.

Ao longo do cronograma você vai ter acesso a tópicos sobre como compor a modelagem de cursos além de entender a melhor forma de executá-las. Existem as fases de análise, desenho, desenvolvimento, implementação e avaliação.

Ele é gratuito, conta com uma carga horária de 30h e fica disponível por 40 dias para que o aluno seja capaz de concluí-lo.

8. Secretariado Escolar (Prime Cursos)

Para quem tem interesse na área da educação, especificamente nos serviços da secretaria, o curso de Secretariado Escolar proverá as informações necessárias para desenvolver a atividade. Disponibilizada pela Prime Cursos, essa formação permite que você aprenda as melhores práticas de gerir documentos e arquivos, como lidar com o atendimento da comunidade escolar e sobre como garantir a logística da área de maneira satisfatória.

O curso conta com 20 horas de aula, é gratuito e ainda disponibiliza um certificado ao final. Ele também tem base legal e está de acordo com as normas do MEC.

Como você pode perceber, há muitas opções de cursos livres e gratuitos para você se atualizar e se desenvolver. E o melhor, de forma online.

Se você se interessou pelo assunto e pretende continuar se capacitando, confira o post que produzimos com os melhores canais do YouTube para se preparar para o Enem.

Facebook Comments
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Share This