Há muitos anos que a carreira de Direito está entre as mais procuradas no Brasil e no mundo. A importância desse profissional na sociedade é reconhecida, o que normalmente garante boas perspectivas de trabalho para os graduados na área. Então, estamos aqui para falar com quem está procurando cursos de Direito em Santa Catarina.

Fizemos uma entrevista com o coordenador do curso da unidade UCEFF de Chapecó, Eduardo Destri Schwengber, para ficar por dentro de todos os detalhes e conhecer melhor essa oportunidade.

Quer saber quais são os diferenciais da instituição e por que apostar nessa formação? Acompanhe a leitura a seguir!

Conheça a UCEFF

A UCEFF é hoje a maior instituição de ensino superior do oeste catarinense, uma conquista que revela uma história de muita dedicação. São três câmpus universitários nas cidades de Chapecó, Itapiranga e Palmital.

O empreendedorismo sempre foi uma vertente forte dentro do seu ambiente, algo que se tornou um valor prioritário a ser transmitido para toda a comunidade acadêmica como uma estratégia para despertar essa mentalidade e tentar transformar o entorno.

Em quase 20 anos de experiência no mercado de educação, a instituição ampliou os horizontes para oferecer cursos em diferentes campos do conhecimento para os alunos. Atualmente, são mais de 50 opções entre graduação, pós-graduação e extensão.

Todas elas são baseadas na ideia de que a força da evolução da nossa sociedade está no conhecimento e na transformação das pessoas por meio dele. A qualidade do ensino é um ponto diferencial, assim como o compromisso de formar bons cidadãos para ajudar a construir um mundo melhor para todos.

Saiba quais são os diferenciais da instituição

Além dos diferenciais da instituição já citados, a UCEFF confere uma atenção especial para cada curso que tem. No caso do Direito, destaca-se o objetivo de oferecer uma formação humanista e focada nos direitos fundamentais, que favoreça o pensar crítico e ético.

De acordo com Eduardo, “um bom curso de Direito fornece, além do conhecimento técnico, uma base ética e moral para formar cidadãos críticos, mas decentes, fornecendo-lhes ferramentas para que possa externar sua qualidade técnica.”

Isso quer dizer que a preocupação não deve ser somente em conquistar um diploma ou ter um certificado para iniciar a carreira, mas desenvolver a consciência ética de cada estudante para que ele possa exercer a sua profissão de forma digna e responsável.

Para tanto, o propósito é proporcionar uma experiência única de qualificação para todos, combinando um conteúdo de excelência com metodologias inovadoras e uma boa infraestrutura.

Além disso, o coordenador adicionou um diferencial até então inédito na região e possivelmente em todo o Estado de Santa Catarina: agora, a UCEFF tem parceria com a Saraiva, uma editora de renome no mundo jurídico.

Assim, os livros de cada semestre letivo são entregues aos alunos sem nenhum custo adicional. Ao concluir o curso, cada um deles terá uma biblioteca considerável em casa, reunindo os melhores títulos sobre a sua área de estudo para consultar por toda a vida.

Esse tipo de benefício só confirma a vontade da instituição de oferecer o melhor suporte possível para a evolução dos estudantes, disponibilizando diversas ferramentas e recursos para que eles aprendam cada vez mais e melhor.

Junto a isso, a participação de um corpo docente altamente capacitado e consciente do seu papel no processo de aprendizagem. São professores, mestres e doutores com experiência acadêmica e sintonia com o mercado de trabalho, que certamente são capazes de transmitir conhecimentos atualizados para preparar os alunos para os desafios da profissão.

Veja por que o curso de Direito da UCEFF é a melhor opção de graduação

Em primeiro lugar, devemos ressaltar que o curso de Direito da UCEFF é avaliado com nota máxima pelo MEC (Ministério da Educação), o que é um indicador da sua qualidade.

Um fator decisivo para isso foi a elaboração de um plano pedagógico de alto nível, que combina as disciplinas essenciais com as práticas mais modernas do mercado. Ao todo são aproximadamente 5 anos de estudos, divididos em 10 semestres que combinam assuntos como:

  • Ciência Política;

  • História do Direito;

  • Criminologia;

  • Sociologia;

  • Direito Civil;

  • Direito Constitucional;

  • Economia;

  • Teoria Geral da Norma Penal e do Crime;

  • Psicologia Jurídica;

  • Ética e Relações Humanas;

  • Direitos Humanos;

  • Empreendedorismo;

  • Meios de Soluções de Conflitos;

  • Legislação Penal;

  • Direito Administrativo;

  • Direito do Trabalho;

  • Direito Processual;

  • Direito Tributário;

  • Ética Profissional;

  • Direito Ambiental;

  • Direito Internacional;

  • Direito Previdenciário.

Além das matérias teóricas, as Práticas Jurídicas (Civil, Penal, Trabalhista e Constitucional) contribuem bastante para a preparação dos alunos, assim como a realização dos Estágios Supervisionados, do Projeto Integrador e do Trabalho de Conclusão de Curso.

Como destaca Eduardo, o perfil do egresso é de uma pessoa “questionadora, curiosa, argumentativa”. É importante ainda se interessar pela política, ser contrário às injustiças, valorizar as questões éticas, perceber a beleza da retórica e investir no poder da oratória.

As melhores oportunidades de trabalho naturalmente requerem profissionais mais preparados e dedicados à capacitação constante. Nesse sentido, ter as melhores notas não é o único ou principal requisito, mas sim ser comprometido com o desenvolvimento como um todo — ou seja, não apenas daquilo que é ensinado nas aulas.

As habilidades comportamentais hoje têm um papel muito significativo. A comunicação, por exemplo, é um componente fundamental para o sucesso em muitas carreiras. Para o estudante de Direito, tanto a competência oral quanto a escrita são especiais, da mesma forma que a capacidade de se relacionar com o outro e de ter uma visão crítica sobre o mundo.

No fim das contas, o ideal é conciliar todo o suporte oferecido por uma instituição de qualidade com o esforço individual para a construção de uma trajetória de sucesso. E, como a UCEFF está sempre atenta e se preocupa com isso, não há dúvidas de que essa é a melhor opção do mercado para cursar Direito e ter uma carreira bem-sucedida na área.

O que você achou de conhecer um pouco mais dos nossos diferenciais? Na hora de escolher um dos cursos de Direito em Santa Catarina, não deixe de considerar a UCEFF! Se tiver alguma dúvida ou quiser aproveitar essa oportunidade, entre em contato conosco agora mesmo!

 

Facebook Comments