Use sua nota do ENEM e ganhe 50% de desconto na matrícula.Powered by Rock Convert

Quem nunca sonhou com uma carreira de sucesso e em ser reconhecido mundialmente por seu trabalho? Mesmo que isso acabe não se tornando realidade, não custa sonhar, não é mesmo? Acontece que existem muitos arquitetos famosos que conquistaram esse sonho.

Eles são fontes de inspiração para os estudantes e profissionais da Arquitetura e, também, para outras pessoas. Quer conhecer alguns deles? Continue lendo este post e descubra grandes nomes da área!

1. Oscar Niemeyer

Sem dúvidas, a referência brasileira mais conhecida no ramo da Arquitetura é Oscar Niemeyer. Ele foi um pioneiro ao utilizar o concreto de uma forma diferenciada, fazendo com que os seus traços inovadores fossem admirados pelo mundo inteiro.

Por isso, chegou a fazer centenas de projetos tanto no Brasil quanto em outros países, como Estados Unidos, Itália, França e Argélia. Sua obra foi muito valorizada por apresentar uma estética única, o que conferia uma assinatura especial a grandes monumentos.

Uma das suas participações mais relevantes foi na projeção da cidade de Brasília, à convite do presidente Juscelino Kubitschek. O Congresso Nacional, o Palácio da Alvorada, o Supremo Tribunal Federal, o Palácio do Planalto e a Catedral de Brasília estão entre os seus legados para a capital do país.

O artista continuou a trabalhar praticamente até a sua morte, que ocorreu em 5 de dezembro de 2012, aos 104 anos. Foi uma vida longa e cheia de contribuições inestimáveis para o universo da Arquitetura.

2. Zaha Hadid

Zaha foi uma iraquiana naturalizada britânica que elevou a importância das mulheres na Arquitetura. Ela foi a primeira pessoa do sexo feminino a ganhar o prêmio Pritzker — em 2004 — que é o mais relevante da área e considerado como um verdadeiro Oscar para os arquitetos (Niemeyer também ganhou pela Catedral de Brasília).

Ao longo dos seus 66 anos de vida, concluiu inúmeros projetos em mais de 40 países. Suas obras são ousadas e têm a característica de serem gigantescas, chamando a atenção de todos ao redor.

3. Frank Gehry

Gehry é um norte-americano nascido no Canadá que começou o seu trabalho como designer de móveis, sendo a sua especialidade o papelão. Algum tempo depois, iniciou a sua carreira como arquiteto pela reforma de sua própria casa.

Seu enorme talento possibilitou que ele fosse conhecido e respeito no mundo todo, principalmente por usar materiais complexos e formas muito particulares. Não por acaso, é um dos nomes mais importantes da Arquitetura mundial e considerado a grande referência do segmento desconstrutivista.

Entre as suas obras mais famosas estão o Museu Guggenheim (em Bilbao, Espanha) e a Dancing House, que fica em Praga (República Tcheca) e tem a impressionante forma de um casal de dançarinos.

Certamente vale a pena “perder” algum tempo conferindo as criações desse arquiteto que ainda está vivo — recentemente, projetou a nova sede do Facebook em Seattle (EUA). Como curiosidade, ele foi o sucessor de Niemeyer no Pritzker, ganhando o prêmio em 1989.

4. Lina Bo Bardi

Outra mulher que teve destaque como arquiteta foi Lina Bo Bardi, uma italiana que veio para o Brasil e deixou grande parte do seu legado. Uma das características da sua personalidade era unir o moderno ao popular.

A cidade de São Paulo, onde morou por muitos anos, conta com as suas obras até hoje. Talvez a de maior expressão seja o MASP (Museu de Arte Moderna de São Paulo), que fica na Avenida Paulista e é um dos cartões-postais da capital.

5. Roberto Burle Marx

Brasileiro, Roberto viveu no século XX e deixou sua marca no mundo como arquiteto paisagista, embora também fosse um excepcional artista plástico. Seus principais trabalhos podem ser encontrados no Rio de Janeiro, lugar onde morou por muito tempo.

O reconhecimento da sua capacidade levou seu nome para fora do Brasil, recebendo prêmios internacionais e realizando projetos em cidades estrangeiras. Ao todo, imagina-se que ele tenha idealizado mais de 2.000 jardins ao longo da vida.

6. Le Corbusier

Dificilmente você vai encontrar uma lista de arquitetos famosos sem a presença se Le Corbusier, um suíço que elevou a Arquitetura mundial. Inclusive, ele é citado por diversos outros profissionais como inspiração — até mesmo por Niemeyer, que sempre falou de sua influência e teve a chance de trabalhar com o mestre.

A funcionalidade dos seus projetos era uma de suas preocupações, contudo, fazia tudo de forma muito moderna e revolucionária. Quem estuda planejamento urbano provavelmente vai encontrar muitas referências em sua obra, já que era um urbanista convicto.

A maior parte do seu patrimônio está na França, onde viveu até a sua morte — em 27 de agosto de 1965, aos 77 anos. Para quem não sabe, Le Corbusier é apenas o pseudônimo de Charles-Edouard Jeanneret-Gris.

7. Frank Lloyd Wright

Também considerado como um dos arquitetos mais importantes da história, Frank Lloyd Wright foi o precursor da Arquitetura orgânica — marcada pelas ideias de sustentabilidade e preservação da natureza, vertente que está em alta até hoje.

Seu projeto mais conhecido é a Casa da Cascata (ou Fallingwater House), localizada no estado da Pensilvânia (EUA). O estadunidense ergueu a construção sobre uma queda de água, aproveitando os elementos naturais do lugar na sua composição arquitetônica. O resultado final foi uma maravilha que hoje é utilizada como museu.

8. Antoni Gaudí

Quem já foi a Barcelona ou conhece um pouco da lá mesmo sem ter ido, sabe como Gaudí é um arquiteto notável. Seus projetos estão espalhados pela cidade catalã, sendo que apenas a igreja da Sagrada Família tomou mais de 40 anos do seu trabalho (e ele acabou falecendo em 1926 sem poder vê-la concluída).

Um dos seus traços peculiares é o aproveitamento das luzes naturais, coisa que é facilmente percebida ao visitar suas edificações. Os vitrais produzem efeitos surpreendentes e a cerâmica é outro ponto marcante.

Suas referências góticas não limitaram o artista, que procurou inovar dentro do seu próprio estilo. Não por acaso, diversas de suas obras são consideradas Patrimônio Mundial pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Para quem pensa em visitar Barcelona, não pode deixar de fazer um tour completo por elas.

E então, gostou de conhecer todos esses arquitetos famosos? Se você tem interesse por essa área, não deixe de procurar um curso superior de qualidade para iniciar a sua carreira com o pé direito!

Agora, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais para permitir que os seus amigos também saibam quem são essas personalidades? Seja um disseminador de conteúdos interessantes!

 

Facebook Comments
50% de desconto na matrícula usando nota do ENEMPowered by Rock Convert