O curso de Ciências Biológicas aborda os conhecimentos de todas as formas de vida no planeta e como se relacionam entre si e o meio ambiente. Quem se forma na área encontra uma série de oportunidades de trabalho, o que representa uma carreira abrangente e promissora.

O vasto campo de estudos na graduação permite que o egresso siga diversos caminhos no mercado. Sua atuação é fundamental, por exemplo, para o desenvolvimento de pesquisas científicas e em áreas como a indústria e fabricação de alimentos e medicamentos.

Ficou curioso sobre o assunto? Então, continue acompanhando e veja por que vale a pena optar pela faculdade de Ciências Biológicas e, ainda, como anda o mercado de trabalho para o setor. Confira a seguir!

Como é o curso de Ciências Biológicas?

A graduação em Ciências Biológicas tem a duração de 4 anos, tanto na modalidade de licenciatura quanto no bacharelado. Na faculdade, os estudantes têm acesso a disciplinas que tratam sobre os conceitos básicos da Biologia, dentre outros conhecimentos específicos.

O biólogo estuda todos os tipos e formas de vida, ou seja, desde a macroscópica até a microscópica. Sendo assim, o profissional realiza pesquisas relacionadas ao funcionamento e à estrutura dos diferentes aspectos dos organismos vivos. O principal objetivo é realizar a análise da relação entre os seres vivos e o meio ambiente. Veja, a seguir, quais são as principais disciplinas do curso:

  • Biofísica;
  • Bioquímica;
  • Genética;
  • Ciências Morfológicas;
  • Anatomia e Fisiologia Animal;
  • Botânica;
  • Micologia;
  • Paleontologia;
  • Educação Ambiental;
  • História e Filosofia das Ciências Naturais;
  • Conservação e Manejo de Biodiversidade;
  • Ecologia;
  • Microbiologia.

Ao optar por esta graduação, os alunos podem se especializar em uma série de áreas, como Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, entre outras. Isso comprova a abrangência do curso e também sua relevância para diferentes setores do mercado de trabalho.

Qual é o perfil do profissional da área?

Para seguir na carreira e obter sucesso profissional, o indivíduo deve ter uma visão integrada da Biologia e de sua relação com outros tipos de ciências. Com isso, será possível compreender melhor a área e, também, construir uma postura crítica para agir com autonomia na profissão.

Como o setor está diretamente ligado ao meio ambiente, também é indicado ter o entendimento do processo histórico de construção do conhecimento nas Ciências Biológicas. Assim, será mais simples produzir, divulgar e aplicar o conhecimento adquirido na graduação no seu cotidiano de trabalho e nos vários contextos de atuação profissional.

Nesse sentido, é fundamental se manter atualizado e ter flexibilidade para possíveis mudanças, estando comprometido com resultados de pesquisas que tenham como pauta uma conduta humanística, de rigor científico e que leva em consideração as questões éticas e legais da ocupação.

Quais são as áreas de atuação do biólogo?

Existe uma série de áreas possíveis de atuação para os biólogos, e uma das principais é a carreira na docência, lecionando em escolas dos ensino fundamental e médio. Do mesmo modo, é possível atuar em órgãos públicos e privados, ONGs e parques e reservas ecológicas, promovendo programas de preservação ambiental e fazendo o levantamento de populações de animais e vegetais.

O profissional ainda pode oferecer seus serviços para diferentes áreas, como Bioinformática, Biologia Molecular, Genética e Biotecnologia, entre outras. Assim, a rotina de trabalho varia de acordo com o segmento em que o biólogo atua, do cargo, experiência, de suas especializações, dentre outros aspectos.

Como é o mercado de trabalho?

Como o biólogo pode trabalhar em diversos locais, tendo um campo de atuação amplo, são muitas as oportunidades de emprego disponíveis no mercado. Inclusive, a preocupação com a sustentabilidade e o maior rigor na legislação ambiental são fatores que contribuem para o aumento da demanda pelo profissional por diferentes empresas e negócios.

Sendo assim, prefeituras, órgãos federais, secretarias e, até mesmo, determinados setores da indústria costumam abrir vagas para biólogos. Muitas instituições de ensino também oferecem ótimas possibilidades de trabalho para professores formados na área, sobretudo para lecionar no ensino fundamental e médio.

Atualmente, a média salarial do profissional de biologia é de R$ 2.127,04, mas são diversos os aspectos que influenciam na remuneração, como cargo, especialização, experiência, jornada de trabalho, região de atuação, entre outros. Com isso, percebe-se que o mercado é aquecido e reserva boas expectativas para os recém-formados na graduação em Ciências Biológicas.

Como é o curso de Ciências Biológicas da UCEFF?

O curso de Ciências Biológicas da UCEFF tem o objetivo de formar indivíduos que contribuam significativamente para o mercado de trabalho, contando com habilidades práticas, teóricas e críticas relacionadas à profissão. O intuito é que os alunos se envolvam com soluções estratégicas e inovadoras, tendo a possibilidade de atuar em diferentes nichos, como os setores públicos e privados.

A proposta é que os estudantes tenham uma formação consciente e que possam seguir uma carreira responsável no que diz respeito aos avanços científicos, tecnológicos e ambientais da área. O curso pode ser realizado no formato semipresencial híbrido de graduação EAD UCEFF, um modelo que combina o ensino presencial com a aprendizagem virtual. Com isso, os estudos não são totalmente a distância, até porque os estudam precisam visitar a faculdade ao menos uma vez por semana para cumprir as atividades presenciais.

O formato é vantajoso para quem deseja ter mais flexibilidade na rotina, pois é possível organizar os horários de acordo com as suas necessidades e conciliar todos os compromissos, sem deixar os estudos de lado. Nessa metodologia, o diploma tem a mesma validade de um curso presencial e uma das poucas exigências é ter familiaridade com a tecnologia para interagir com a plataforma e cumprir com o cronograma da instituição de ensino.

Optar pela graduação em Ciências Biológicas é, certamente, uma escolha inteligente, sobretudo devido às ótimas oportunidades que o setor reserva aos recém-formados em faculdades públicas ou particulares. Com o diploma em mãos, você estará apto a exercer serviços na área, podendo atuar em uma série de nichos do mercado de trabalho.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre as opções que a UCEFF oferece? Então, não perca mais tempo e entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

Facebook Comments