8 BookTubers para você conhecer

booktubers
6 minutos para ler

Não importa se o aluno está se preparando para o vestibular ou se já garantiu uma vaga no ensino superior: ele deve saber que cultivar o hábito de ler é fundamental para se dar bem nos estudos de qualquer área.

Porém, com as rotinas cada vez mais atribuladas, pode ficar difícil ter o ânimo e a disposição para encarar um bom livro. Principalmente se estivermos falando de uma obra clássica ou com muitas páginas — o famoso “calhamaço”.

Pensando nisso, neste post, vamos apresentar os principais BookTubers do cenário brasileiro e explicar como eles podem ajudar você a retomar a paixão pela leitura. Continue conosco e confira!

O que são BookTubers?

Praticar a leitura é algo extremamente vantajoso para todo o estudante. Isso porque essa prática não apenas ajuda a melhorar a memória, como também serve para adquirir os conhecimentos necessários para fazer uma redação perfeita no vestibular. Porém, como tudo, é necessário que ela seja cultivada de forma rotineira.

Uma ferramenta que pode ajudar nessa atividade é o YouTube. Afinal, os BookTubers — como são conhecidos — estão prontos para indicar uma grande quantidade de livros, de diversos gêneros e autores, para o seu público.

Produzindo vídeos em que dialogam com os seus espectadores, esses criadores de conteúdo — normalmente, jovens leitores da mesma faixa etária que aqueles que os assistem — não apenas fazem resenhas sobre as suas últimas leituras. Eles também criam maratonas e projetos para incentivar a audiência a sair da zona de conforto e procurar por obras de autores e gêneros diferentes do habitual.

Quais são os principais BookTubers brasileiros?

Agora que você já entendeu o que são BookTubers e qual é a importância deles tanto para a criação de novos leitores como para ajudar na manutenção do hábito de leitura, que tal seguir alguns deles? Assim, você poderá, até mesmo, conseguir aquele ânimo que precisa para dar conta dos livros para a faculdade!

Portanto, a seguir, vamos apresentar 8 criadores de conteúdos literários que são bem populares no YouTube. Confira!

1. Tatiana Feltrin (TLT)

Com quase 470 mil inscritos, o canal da Tatiana Feltrin — também conhecido como Tiny Little Things, ou TLT — tem mais de 1.000 vídeos, dando um enfoque maior para a literatura clássica mundial.

Com uma apresentação clara e didática dos assuntos abordados nas obras, o canal é uma ótima opção para aqueles que desejam conhecer autores de outros países, principalmente de fora do eixo Brasil — Estados Unidos — Inglaterra.

Para quem está se preparando para o vestibular, o TLT conta com uma playlist dedicada às resenhas das obras literárias cobradas nos principais vestibulares do Brasil.

2. Mel Ferraz (Literature-se)

O canal Literature-se já ultrapassou a marca dos 150 mil inscritos e dos 860 vídeos, e o motivo é simples: além de mesclar literatura clássica com contemporânea, Mel Ferraz, criadora do canal, consegue explicar os sentimentos que os livros passam como ninguém.

Além dos vídeos de resenhas, Mel produz conteúdos sobre o mercado editorial e promove leituras conjuntas em seu canal, com o intuito de estimular a leitura de clássicos como Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf, e Ulysses, de James Joyce.

3. Isabella Lubrano (Ler Antes de Morrer)

Você já deve ter visto aquelas listas de filmes que todo mundo precisa ver antes de morrer, não é mesmo? Pois, saiba que foi a partir dessa ideia que surgiu o canal de Isabella Lubrano, com o objetivo de ler e resenhar 1.000 livros “ou morrer tentando”, como ela costuma dizer.

O sucesso foi tão grande que o Ler Antes de Morrer já bateu a marca de 500 mil inscritos. Os seus mais de 650 vídeos variam entre resenhas e lives de leituras conjuntas, nas quais ela conversa com os seguidores sobre uma obra predeterminada, que estejam lendo juntos.

4. Beatriz Paludetto

Com quase 200 mil inscritos e mais de 400 vídeos, o canal de Beatriz Paludetto já é referência entre os BookTubers devido aos seus vídeos sobre resenhas e projetos gráficos de livros, assim como os conteúdos no formato de vlogs sobre organização, rotina e leituras.

Além do canal, Beatriz é empreendedora em sua própria papelaria virtual, A Quimera, onde é possível encontrar adesivos, marcadores de livros, planners, cadernos e blocos de notas.

5. Pedro Pacífico (Bookster)

Com apenas 2 anos de existência, o canal Bookster, de Pedro Pacífico, conta com mais de 100 vídeos publicados para os seus 34 mil seguidores — muitos deles conquistados por meio do Instagram, onde Pedro já falava sobre o seu hábito de leitura antes mesmo de estrear no YouTube.

Parte do sucesso se deve à proposta diferenciada do BookTuber de trazer conteúdos variados para o canal, com resenha de livros escritos por autores pouco conhecidos pelos jovens, além de lives onde conversa com pessoas influentes da nossa cultura, como o apresentador Pedro Bial e o escritor Valter Hugo Mãe.

6. Melina Souza (Tea with Mel)

O Tea with Mel é mais um exemplo de canal que pode ir além das simples resenhas literárias. Com vídeos mostrando curiosidades sobre o universo dos livros, lives para ler com os inscritos (também conhecidas como sprints de leituras) e vlogs sobre a rotina, Melina Souza conseguiu cativar um público fiel e engajado: são quase 50 mil inscritos acompanhando os seus mais de 200 vídeos.

7. Victor Almeida (Geek Freak)

No ar desde 2014, o canal Geek Freak conta com mais de 600 vídeos e 150 mil inscritos, que não apenas acompanham as resenhas postadas por Victor Almeida, como também aguardam ansiosamente pelas famosas Maratonas Literárias de Inverno e de Verão. Esses eventos costumam movimentar todo o BookTube brasileiro, com o intuito de divulgar a literatura e incentivar o hábito da leitura.

8. Paulo Ratz (Livraria em Casa)

Por fim, nossa última dica deste post é o canal Livraria em Casa. Ultrapassando a marca de 100 mil inscritos, Paulo Ratz expõe suas opiniões sobre os livros lidos em seus mais de 450 vídeos. Além disso, o BookTuber também é famoso no cenário por comentar, de forma honesta, sobre a qualidade do material gráfico das edições brasileiras.

Como vimos, há vários BookTubers com excelentes vídeos para ajudar você a retomar o gosto pela leitura e arrasar nos estudos. Portanto, não perca mais tempo: veja agora mesmo qual deles tem um estilo e trabalho com o gênero que melhor combinam com o seu perfil, e comece agora mesmo a acompanhar esses conteúdos!

Se você gostou deste post, aproveite para assinar a nossa newsletter. Dessa forma, você receberá nossos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail!

Facebook Comments
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Share This