O momento de escolher uma profissão ideal é sempre difícil. Se você tem sonhado com a possibilidade de estudar para se tornar dentista, é fundamental que conheça as áreas da Odontologia em que poderá atuar.

Afinal, nem todos os profissionais estão em consultórios tradicionais, na prática clínica. Devido à própria concorrência existente nesse mercado, as especializações tornam o dentista mais competitivo diante de seus colegas de profissão.

É possível atuar com crianças, saúde do trabalho, estética, implantes e muito mais. A seguir, apresentamos detalhadamente 12 oportunidades de atuação para auxiliar na sua escolha, com seus respectivos benefícios profissionais. Confira!

1. IMPLANTODONTIA

O cirurgião-dentista que escolhe a Implantodontia tem um trabalho complexo a fazer. Ele se responsabiliza por reabilitações de quaisquer portes com implantes, a depender do nível de comprometimento das estruturas dentárias do paciente.

Após avaliação, aplica materiais que suportam próteses unitárias, removíveis e totais na maxila e na mandíbula.

Segundo dados do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), o número de implantes odontológicos realizados anualmente no Brasil se aproxima de um milhão. Demanda não falta, certo?

2. SAÚDE COLETIVA E DA FAMÍLIA

Nessa área da Odontologia, cabe ao profissional identificar problemas relativos à saúde bucal de uma comunidade. Assim, ele elabora e executa projetos voltados ao zelo pela saúde odontológica de todos.

dentista que escolhe a Saúde Coletiva e da Família pode trabalhar em ações de educação voltadas à saúde pública, ao controle de doenças e à vigilância sanitária. Seu foco é, sempre, na prevenção.

3. ODONTOLOGIA LEGAL

Odontologia Legal é um segmento em expansão, voltado à análise e à perícia. Nela, o profissional, conhecido como odontolegista, faz identificação de corpos e elabora relatórios, atestados, laudos e pareceres.

Ele também executa perícia em vivos, mortos, íntegros ou em fragmentos. Pode trabalhar com as perícias trabalhista, civil, criminal e voltadas ao setor administrativo.

Atendendo aos interesses da justiça, encarrega-se de elaborar laudos técnicos, atestados odontológicos e realizar o reconhecimento de corpos por meio da análise da arcada dentária.

Hoje, é comum que haja odontolegistas autônomos, em convênios odontológicos e, principalmente, no Instituto Médico Legal (IML).

4. ODONTOLOGIA ESTÉTICA

Também conhecida como Odontologia Restauradora, essa é uma das áreas da Odontologia que mais crescem. Os profissionais realizam procedimentos para promover a vaidade e o bem-estar dos pacientes.

Entre eles, é possível citar clareamento dentário, peeling da gengiva, utilização de facetas de porcelana e resinas, bem como restaurações. Todos voltados a conquistas estéticas e de simetria.

No clareamento, é comum que se utilize tanto gel clareador e moldeiras, fora do consultório, quanto tecnologia laser, em técnica realizada na hora pelo dentista. Outro procedimento em expansão é a gengivoplastia, em que é feita adaptação do tamanho da gengiva para que o sorriso fique harmônico.

5. ENDODONTIA

A Endodontia é reconhecida como uma das áreas da Odontologia que mais tem evoluído nos últimos anos. Nela, o profissional trata traumatismos dentários em cirurgias e procedimentos cada vez menos dolorosos ao paciente, em decorrência da tecnologia empregada.

O foco é no tratamento de canal e de quaisquer males ligados à raiz e à polpa dentárias. É função do dentista avaliar a gravidade de lesões detectadas, bem como perceber males relacionados ao nervo, às fraturas, aos traumas e às cáries não tratadas que evoluíram demais.

6. ODONTOLOGIA DO TRABALHO

Semelhante à Medicina do Trabalho, a Odontologia do Trabalho é um segmento em que se procura a adequação do ambiente laboral à preservação da integridade e da saúde bucal de cada um dos trabalhadores.

Nessa especialidade, há assessorias técnica e ergonômica, bem como de conscientização e educação de colaboradores. Essas ações são referentes aos cuidados importantes a se ter para preservação de todas as partes do rosto estudadas e zeladas pela profissão.

Uma empresa em que todos cuidam bem da saúde, não somente em termos médicos, como também odontológicos, tem uma equipe mais produtiva e apta a lidar com os desafios do dia a dia.

7. PERIODONTIA

Zelar pela saúde da gengiva, bem como pelos tecidos de suporte que envolvem os dentes e seus substitutos, diagnosticando, prevenindo e tratando alterações que possam surgir. Esses são alguns dos procedimentos adotados pelo profissional especializado em Periodontia.

Com essa especialidade — um dos campos mais clássicos da Odontologia —, o dentista também fica apto para a avaliação e o controle das causas da doença periodontal, realização da terapia de manutenção em controle de saúde, além de ser fundamental no planejamento estético da reabilitação oral em procedimentos como implantes e enxertos ósseos.

Com o aumento do número de clínicas odontológicas, o dentista especializado em Periodontia tem um grande mercado de trabalho. Essa especialidade trabalha em sintonia com as demais áreas da Odontologia, valorizando a saúde em geral e sendo fundamental para uma prática odontológica de qualidade.

8. ORTODONTIA

Você já deve ter conhecido alguém que usa ou usou aparelho ortodôntico. Um dos objetivos desse aparelho tão conhecido é a correção dos dentes e ossos maxilares, sendo atribuição do especialista em Ortodontia tal procedimento. Essa também é uma das áreas da Odontologia mais populares.

O especialista faz o diagnóstico, o planejamento do tratamento, a aplicação e o controle do aparelho ortodôntico mais adequado, podendo ser fixo ou móvel, visando à harmonia funcional, estética e fisiológica facial.

O mau posicionamento dos dentes pode acarretar, entre tantos problemas, estresse adicional nos músculos responsáveis pela mastigação. Algumas consequências são dores de cabeça, na região do pescoço e até mesmo nos ombros e nas costas, além de ser mais difícil mantê-los limpos.

O ortodontista é um especialista cada vez mais requisitado. Além de garantir uma boca saudável, ele é responsável por proporcionar uma aparência agradável a quem sorri, contribuindo diretamente para a qualidade de vida do paciente que precisa dessa especialidade.

9. DENTÍSTICA

A Dentística trata dos procedimentos informativos e educativos, sobre os conhecimentos necessários à saúde bucal e, também, de procedimentos que melhoram a estética do dente.

Pode ser dividida basicamente em duas atribuições: preventiva e reparadora. Na primeira, o profissional especializado se concentra na prevenção dos elementos dentais, enquanto na segunda o foco é na restauração de um dente, no clareamento ou uso de resinas diretas, entre outros procedimentos.

Outras competências desse profissional são a conservação da vitalidade pulpar, a manutenção e o controle de restaurações e as restaurações de lesões dentárias, por meio de procedimentos diretos ou indiretos, focando a estética e a prevenção bucal.

Assim, o especialista em Dentística é um profissional versátil e com grande campo de atuação.

10. CIRURGIA GERAL

De todas as áreas da Odontologia, essa é a que permite a formação de um profissional generalista, ou seja, com uma visão geral de diferentes campos e apto a interagir entre eles. É ele quem tem o primeiro contato, faz a análise do caso, solucionando problemas básicos. Dependendo da situação, indica um profissional especializado.

A Cirurgia Geral engloba desde a prevenção e o tratamento de doenças bucais e suas estruturas anexas até análise de radiografias, limpeza e aplicação de flúor, além de pequenas cirurgias.

Por sua versatilidade, esse profissional pode exercer sua atividade em consultórios e clínicas, individualmente ou em equipe, podendo optar ainda por trabalhar em hospitais, empresas privadas e instituições de ensino.

É um profissional de conhecimento amplo e fundamental na prevenção, defesa e manutenção da saúde bucal, sendo aquele que direciona para as demais especialidades. É sempre muito requisitado no mercado de trabalho.

11. ODONTOPEDIATRIA

Bons hábitos começam na infância, certo? Para o Odontopediatra, essa máxima é coisa séria! Não à toa, o profissional colabora a favor da fala e da mastigação desde o início da vida, ajudando a preservar os dentes de leite de seus pacientes.

Cabe a ele dar as primeiras orientações referentes aos cuidados com a saúde bucal a bebês, crianças e adolescentes. Assim, lida diretamente com o emocional dos pequenos, que tendem a ficar nervosos sob essas circunstâncias.

Você provavelmente já ouviu alguém falar que tem trauma de dentista desde a infância, não? Mas esse não precisa ser um pré-requisito da profissão! Com a postura e os cuidados necessários voltados a manter a calma do público infantil, dá para conquistar grandes sorrisos!

Ao odontopediatra, é imprescindível investir no consultório, a fim de que ele se torne um local mais agradável para receber crianças. Por lá, ele também dá as recomendações de creme dental e escova de dente adequados para cada idade.

Em um trabalho voltado à prevenção, identifica quaisquer fatores de risco no início e trata lesões nos tecidos moles.

12. TRAUMATOLOGIA

O dentista que atua em Traumatologia tende a se envolver em cirurgias de alta complexidade, visto que diagnostica lesões, anomalias e quaisquer traumatismos presentes na boca. A área também pode ser chamada de Traumatologia Bucomaxilofacial.

Desse modo, analisa maxilar, gengiva e mandíbula de seus pacientes com a finalidade de recuperar seus dentes e, se necessário, fazer enxertos.

Além das atribuições citadas, realiza biópsias, faz cirurgias com fins protéticos, vasculha e identifica tumores e males decorrentes de doenças virais, tais quais sífilis e AIDS, ainda que sua forma de transmissão seja, em muitos casos, sexual.

Após conhecer mais sobre o tema, deu para notar que há uma variedade de áreas da Odontologia a escolher após a conclusão do curso, certo? Se você realmente sonha com a possibilidade de se tornar dentista, não deixe de se aprofundar nos estudos de cada uma delas para decidir com qual se identifica e trilhar um caminho de sucesso na carreira!

Gostou deste post e quer saber mais sobre o assunto? Então, baixe já nosso kit de conteúdos com tudo sobre Odontologia e impulsione seu conhecimento!

Facebook Comments