Organizar a rotina para conseguir fazer tudo aquilo que você deseja e ainda manter a produtividade, seja no trabalho ou nos estudos, pode soar uma tarefa desafiadora. Hoje, entretanto, com o auxílio da tecnologia, há uma série de aplicativos para gestão do tempo que prometem facilitar as suas atividades.

O fato de boa parte da sociedade permanecer horas de seu dia conectada a smartphones causa dispersão, mas também permite que eles sejam aliados em assuntos práticos, além de meros dispositivos voltados a lazer ou ao contato via redes sociais. Assim, evita-se aquela sensação recorrente de que sempre faltam dias mais longos para conseguir cumprir cronogramas.

Quer colocar as obrigações em dia, dar atenção a um projeto especial ou simplesmente gerenciar seu tempo com qualidade, para também aproveitar mais as horas livres? Conheça a seguir alguns aplicativos que podem colaborar:

1. Evernote

Queridinho de todos aqueles que prezam pela organização, o Evernote é um ótimo exemplo entre os apps para gestão de tempo. Com ele, é possível criar rapidamente listas de tarefas a serem realizadas, lembretes e até registrar em fotos rascunhos de projetos, a fim de não esquecê-los e de evitar atrasos no futuro.

Os registros permitem ter uma vida mais planejada e podem também ser compartilhados com a equipe, sendo uma ótima ferramenta para quem utiliza o app em seu ambiente profissional. Dá para digitalizar documentos, sincronizar em outros dispositivos e fazer clipping de todas as leituras interessantes realizadas no dia a dia. Disponível para Android e iOS.

2. Be Focused

A técnica Pomodoro é famosa entre todos aqueles que buscam fazer uma boa gestão de seu tempo. Pensando nisso, o Be Focused, ferramenta gratuita para celulares com sistema operacional iOS, entrega cronômetros e a possibilidade de criação de listas com as tarefas do dia.

Sua premissa se baseia na produtividade distribuída em curtos períodos: para cada 25 minutos de atividade, utilizam-se pausas de três a cinco minutos. Dá para se manter atento, eficiente e ainda conciliar momentos diários com prazeres como a pausa para cafezinhos, alongamentos e leitura das atualizações das redes sociais. Assim, fica mais simples controlar e distribuir o fluxo de trabalho.

3. PomoDoneApp

Semelhante ao aplicativo anterior, o PomoDoneApp está disponível a mais usuários: tem versões para Android, iOS e Desktop. Baseado também na técnica Pomodoro, seu diferencial é realizar integrações com outros aplicativos já empregados na rotina de trabalho para controlar a carga horária designada a cada tarefa.

Ótima opção para quem lida com prazos apertados ou profissionais cujas funções se atrelam à criatividade.

4. HabitBull

Quem é sistemático e gosta de organizar todos os aspectos de sua vida com listas, gráficos e planilhas, auxiliado pela exatidão dos números, vai adorar o HabitBull.

O pacote de ferramentas disponibilizado por ele, afinal, é completo: lembretes, painéis de controle, compiladores de dados, informações em nuvem, exportação de tudo que for registrado e muito mais. Um aplicativo para gestão do tempo e de vários outros aspectos de sua vida, como projetos especiais e rotina de estudos do MBA.

5. Timely

Compatível com dispositivos Android, o Timely ajuda, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal, a cronometrar o tempo que você utiliza para a realização de cada uma de suas atividades. Além disso, tem despertadores personalizados e se conecta a outros dispositivos para ajudar em sua organização.

Fica até mais fácil não perder a hora para a primeira aula de ginástica na academia, certo?

6. Rescue Time

Às vezes, o que falta à organização de nosso tempo é o equilíbrio e o conhecimento sobre os hábitos que fazem com que o desperdicemos. Baseado nessa ideia, o Rescue Time se propõe a registrar quantos minutos ou horas você utiliza ao navegar em seu celular e conferir todas as atualizações dos vários aplicativos dos quais não abre mão.

Assim, fica mais simples perceber que aquela rápida troca de mensagens pode, na verdade, ser uma grande vilã de sua produtividade diária. O app é gratuito e tem planos mais avançados, pagos, para quem necessita de recursos como alertas e acompanhamento diário.

7. My Minutes

Precisa de motivação e organização para distribuir todas as tarefas do seu dia? Dos trabalhos da pós-graduação àquela meia horinha de corrida na esteira ao início da noite? O My Minutes é mais uma opção gratuita para usuários do sistema iOS.

Com ele, delimite o tempo que precisa a cada tarefa e encontre mais períodos livres para descansar e refletir sobre novas ideias.

8. Wunderlist

Seu perfil é de quem usa vários dispositivos móveis durante o dia a dia? Então você vai adorar o Wunderlist! Gratuito e com versões para Android, iOS, Windows e até mesmo ao Kindle, leitor digital da Amazon, pode ainda ser vinculado a navegadores para ajudar sua organização no computador do trabalho, por exemplo.

A proposta é simples: organizar listas de afazeres, com direito a alertas e recursos de gestão. Sua utilização é intuitiva e evita que sejam esquecidas quaisquer tarefas relevantes.

9. Pocket

O Pocket é aliado de quem tem muita informação a seu dispor, mas nem sempre consegue controlar o fluxo ou dar mais atenção a ela quando necessita. Ótimo app para se vincular ao navegador, como o Chrome, tem um mecanismo de utilização simples e permite que o usuário salve conteúdos e materiais interessantes da internet para ler e analisar em outras ocasiões.

Sabe aquele artigo imperdível com que você se deparou no trabalho, cuja leitura é simplesmente impossível em um dia atribulado? Dá para salvá-lo no Pocket para qualquer outra hora apropriada.

10. Detox

Ouve-se sempre falar em detox no contexto da alimentação, mas já parou para refletir sobre quanto tempo você tem perdido com procrastinação em seus perfis nas redes sociais? O Detox é um aplicativo de produtividade para Android voltado para auxiliar os usuários a se concentrarem mais a partir do bloqueio de determinados apps.

Às vezes, o hábito está tão arraigado em nossas vidas ao ponto de nem sermos capazes de perceber quanto volume de trabalho ele nos impede de realizar. Defina horas, ferramentas a bloquear e experimente uma desintoxicação digital.

Além dos que apresentamos neste artigo, há múltiplas opções de aplicativos para gestão do tempo capazes de dar o apoio que falta ao caminho rumo a uma rotina mais produtiva e, por consequência, menos estressante. Em todos os casos, todavia, o que ainda faz toda a diferença é o seu comprometimento com o que é prioritário: trabalho, estudos ou simplesmente aquelas horinhas de descanso feitas de pequenos intervalos, sinônimos de bem-estar.

Gostou de nossas dicas? Então não deixe de compartilhá-las com seus amigos nas redes sociais!

 

Facebook Comments