O isolamento social implementado em praticamente todo o mundo, por conta da disseminação do novo coronavírus, fez com que diversos sites e empresas liberassem webinars gratuitamente para que as pessoas tenham acesso a conteúdos e conhecimentos educativos via online.

No entanto, o que muitos não sabem é que as videoconferências representam uma poderosa estratégia organizacional. Isso porque o maior objetivo da ferramenta é, justamente, disponibilizar informações úteis e relevantes para os usuários, que podem aprender sobre assuntos específicos de forma eficiente e ágil.

Portanto, se você deseja ficar por dentro do assunto, continue a leitura e saiba quais são os maiores benefícios dos webinars, além de conhecer 6 plataformas que estão oferecendo seminários gratuitos. Confira!

Quais são os maiores benefícios dos webinars?

Webinar é uma abreviação da expressão “web-based seminar”, que em português significa “seminário baseado na rede”. Ou seja, o objetivo da ferramenta é realizar conferências e palestras na internet, possibilitando que os participantes discutam sobre diferentes ideias, conceitos e soluções.

Geralmente, os webinars são transmitidos por meio de uma plataforma ou site específico. As pessoas devem se inscrever previamente para acessar o evento online, participar e enviar dúvidas por meio de um chat disponível na própria plataforma.

Os seminários são uma forma de interação bastante interessante entre as empresas e a audiência, oferecendo uma série de benefícios para os profissionais que desejam aprender com especialistas, mesmo que estejam distantes fisicamente.

Por meio do webinar, o público tem a chance de expandir o conhecimento e se antecipar às novidades e inovações do mercado. Isso permite, por exemplo, o acesso a conteúdos informativos, elaborados e completos, fazendo com que os usuários realmente aprendam algo de relevante para a sua área de atuação.

Sendo assim, os webinars são essenciais para quem deseja desenvolver os inúmeros aspectos da vida profissional. Até porque, diferentemente das profissões do passado, as carreiras do futuro requerem bastante inovação, criatividade e, principalmente, iniciativa.

Por isso, é fundamental se manter atualizado sobre as tendências do mercado corporativo, entendendo quais são os setores em ascensão e, ainda, quais são os meios de obter diferencial e se manter competitivo diante da concorrência.

Quais são os principais sites de webinars?

Um aspecto que garante cada vez mais audiência para as empresas é a qualidade do conteúdo e da produção dos webinars disponibilizados. Eles podem ser acessados de qualquer dispositivo, como smartphones, tablets e computadores, exigindo apenas uma conexão com a internet.

É comum que os vídeos sejam hospedados em canais no YouTube, aplicativos, redes sociais, sites, dentre outras mídias. Cada plataforma tem regras próprias e, geralmente, apenas solicitam um cadastro dos usuários para que tenham acesso aos webinars.

Para isso, listamos a seguir 6 sites nos quais você pode acompanhar a agenda e os eventos gratuitamente.

1. Eventials

A Eventials é uma plataforma que permite que qualquer pessoa participe e organize webinars. Os eventos são dos mais variados temas, geralmente elaborados por influenciadores e empresas.

Para participar, basta criar uma conta na Eventials e escolher por um assunto do seu interesse. Por lá, o usuário encontra inúmeras categorias na agenda do site, com palestras sobre educação, empreendedorismo, finanças, negócios, entre outros.

2. Webinar

Já o Webinar é um canal de conteúdo que reúne eventos online de alto impacto. Nele, é possível produzir e assistir webinars dinâmicos e interativos.

O site disponibiliza conteúdos voltados para a criação de webinars e, também, palestras sobre os mais variados assuntos do mundo corporativo. Os apresentadores geralmente são especialistas nos temas, abordando casos de inovação e tendências para o mercado.

3. Sympla

A Sympla é mais uma alternativa de plataforma que conecta pessoas e eventos. Por meio da tecnologia, o site possibilita que os organizadores possam criar, organizar, administrar e divulgar eventos, proporcionando uma diversidade de opções para todo tipo de evento e público.

Na Sympla, é possível criar uma página personalizada e ter um controle inteligente da quantidade de usuários que estão assistindo o webinar, vender ingressos online e físico, além de realizar check-in dos participantes por um aplicativo disponibilizado pela própria Sympla.

As categorias mais comuns são sobre networking, seminários profissionais, cursos, workshops, entre outros.

4. Revista Ensino Superior

A Revista Ensino Superior é outra excelente plataforma de comunicação voltada exclusivamente para diretores, coordenadores, professores e demais profissionais que atuam em âmbito acadêmico.

No site, é possível ter acesso a webséries sobre os mais variados assuntos, como formação, inovação, gestão, além de artigos que tratam sobre os inúmeros aspectos do universo do ensino superior. A Revista também reserva uma sessão exclusiva para vídeos sobre as tendências do mercado educacional no Brasil.

5. E-commerce Brasil

O E-commerce Brasil realiza mais de 100 atividades anualmente, sempre com o objetivo de incentivar o mercado de comércio eletrônico no país. Ele é um portal gratuito com produção diária e especializada, oferecendo artigos técnicos, notícias de mercado, além de ter uma área multimídia voltada para lojas virtuais.

A biblioteca completa de vídeos, gravações de palestras, eventos e reportagens pode ser acessada diretamente no site do E-commerce. Os apresentadores dos webinars, cursos e workshops geralmente são profissionais do setor eletrônico com larga experiência de mercado.

6. Polinize

Por fim, a Polinize é uma plataforma de conteúdo compartilhado, projetada para divulgar startups e grandes empresas que investem em inovação. O site é utilizado pelas companhias para atrair, engajar e converter o público-alvo.

Os temas de maior debate dos webinars da Polinize são principalmente sobre as categorias de tecnologia, eventos, negócios, empreendedorismo, serviços, entre outros. Para ficar por dentro de todos os conteúdos disponibilizados gratuitamente, basta acompanhar a agenda do canal.

De fato, os webinars são ferramentas poderosas para a atualização dos profissionais que querem se preparar da melhor forma para o futuro. Portanto, tenha em mente que é fundamental manter a prática e o hábito de assisti-los sempre que for possível, e não apenas no período da quarentena. Com isso, você terá a chance tanto de adquirir novos conhecimentos quanto de se tornar diferenciado em sua área de atuação.

Gostou do conteúdo? Para continuar tendo acesso a mais materiais exclusivos, siga a UCEFF nas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Facebook Comments