Você passou grande parte de seu tempo na faculdade escutando conselhos do tipo: “faça um estágio, mesmo que não seja remunerado, afinal, continua sendo uma ótima experiência”? Beleza. Se você for uma dessas pessoas ligadas no 220, pode até conseguir cinco estágios ou mais até se formar. Porém, o que as pessoas raramente contam é que transformar todo esse trabalho duro em um emprego é um capítulo à parte.

Acontece que, para evoluir de estagiário a funcionário, você precisa fazer mais que procurar por várias experiências e oferecer um ótimo desempenho. Cada estágio possui suas características e peculiaridades. Há quem diga que alguns se parecem com os “Jogos Vorazes” ou “O Lobo de Wallstreet” (tirando as partes violentas, claro). Já outros se assemelham ao enredo de “2001: Uma Odisseia no Espaço” de tão chatos e estagnados.

Engana-se quem pensa que o ato de fazer apenas um bom trabalho, ou conseguir uma experiência legal em uma grande empresa como a Google, é o suficiente para ser contratado. A verdade é que não importa em qual tipo de estágio você esteja. Diferentemente dos conselhos que você recebeu durante todo esse tempo, vamos definir 6 dicas essenciais que vão transformar sua “experiência de aprendizado” em um emprego de verdade.

Preparado? Então vamos nessa!

1. Seja pontual

Aqui não estamos nos referindo apenas a chegar na hora certa ao estágio, até porque isso já deveria estar bem claro na sua cabeça. Afinal, estamos falando de sua carreira profissional, não é mesmo? Quando se fala em pontualidade, é importante mostrar atitudes que vão além dela. Não é só bater o ponto no tempo ideal, mas sim mostrar que você sabe se organizar e administrar bem seu tempo e tarefas demandadas.

Por isso, certifique-se de respeitar todos os prazos dados, de chegar com alguns minutos de antecedência em reuniões para poder se organizar, de anotar todos os afazeres em sua agenda para não executá-los em cima da hora etc.

Tais atitudes vão demonstrar que você tem boa postura profissional, excelente organização e, de quebra, vão aumentar suas chances de conseguir ser efetivado.

2. Peça feedbacks sobre seu desempenho

Muitos supervisores podem sentir certo desconforto ​​em dar feedbacks aos estagiários. Porém, mesmo assim, você sempre precisará de informações para saber o que pode melhorar e, assim, tornar-se uma peça fundamental para a empresa.

Para facilitar o diálogo entre vocês, pergunte algo do tipo: “Estou aqui para aprender e melhorar. Então, sempre que puder e achar que deve, dê-me feedbacks de como posso aprimorar meu trabalho e contribuir ainda mais para o sucesso da empresa?”

Certifique-se, também, de pedir ajuda aos seus colegas de trabalho e superiores para identificar seus pontos fortes e fracos, trabalhar em ambos e, então, preparar-se para se destacar em seus serviços e aumentar as chances de uma contratação!

3. Procure por ajuda sempre que precisar e aprenda tudo o que puder

Não tenha vergonha, muito menos medo, de tirar todas as suas dúvidas com seus supervisores. Perguntar não faz de você uma pessoa menos competente, mas sim um funcionário preocupado em fazer suas atividades sem erros nem equívocos.

Nunca perca, também, as oportunidades de absorver novas coisas durante esse processo. Afinal, você, como estagiário, está ali para aprender. Logo, faça perguntas, mostre interesse, peça por oportunidades de aprender tudo o que a empresa pode lhe oferecer etc.

Porém, um detalhe importante: seja sensível ao humor da pessoa que você está pedindo ajuda, ok? Escolha um momento em que ela não esteja ocupada, estressada, atrasada ou até mesmo atormentada por algo. Lembre-se de que existe hora certa para tudo.

4. Demonstre interesse pela empresa, seus projetos e negócios

Mesmo que não haja vagas disponíveis no momento, nunca deixe de demonstrar aos seus supervisores que você tem interesse em trabalhar para a empresa. Nós sabemos que perguntar sobre oportunidades de emprego pode parecer um pouco estranho, porém, não deixa de ser um passo essencial para ser contratado.

Assim como explicamos, existem os momentos certos para iniciar uma conversa como essa. Uma sugestão é agendar um horário com seu supervisor para que você possa expor suas vontades, apresentar seu desempenho até então e tentar convencê-lo de que você tem toda a capacidade para se tornar um funcionário fixo da empresa.

Prepare-se bem para essa conversa, analise seus resultados, planeje seus argumentos e, o mais importante de tudo, fique tranquilo.

5. Proponha soluções, seja proativo

Fique sempre atento às circunstâncias e detalhes que a empresa pode melhorar e aborde, sempre que puder, cada um desses problemas. Contudo, dica importante: sempre tenha a solução nas mangas na hora de abordar a situação, ok? Seus superiores não querem um funcionário que sabe apenas identificar falhas, mas sim propor soluções a elas.

É claro que você deve pensar com calma em toda e qualquer estratégia sugerida, porém, nunca tenha medo de tentar mudá-las. Apenas planeje tudo com cautela e faça questão de aplicar todos os conhecimentos e lições absorvidas até então.

É claro que nem todo estágio oferece autonomia e liberdade para que seus estagiários pensem fora da caixinha, porém, nunca deixe de ficar atento às oportunidades de melhoria que seu trabalho pode ter.

6. Mantenha um bom relacionamento com toda a equipe

Prezar por um ambiente de trabalho saudável é essencial para quem quer ser contratado após o estágio. Afinal, a tendência de uma empresa é querer funcionários que contribuem para o bem dela e, também, que tenham um relacionamento bacana com os demais colegas. Do contrário, fica difícil trabalhar em equipe, não é não?

Sendo assim, faça questão de ser agradável, ofereça ajuda, tente manter o bom humor etc. Contudo, não force a barra, hein? Todo mundo consegue perceber a diferença entre uma pessoa falsa e outra genuinamente disposta a manter boas relações.

Viu como não é difícil conseguir ser contratado após o estágio? Basta seguir essas 6 dicas e o resto se resolverá sozinho! Lembre-se, também, que trabalhar duro é, obviamente, um requisito importantíssimo para conseguir um emprego, porém, não é o único! Procure dar o seu melhor e não se cobre demais caso as coisas não saiam da forma planejada. Afinal, isso pode acontecer.

Agora que você já sabe tudo sobre a arte de conseguir um emprego antes mesmo do estágio terminar, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais para que seus colegas também se familiarizem com essa prática?

 
Facebook Comments