Use sua nota do ENEM e ganhe 50% de desconto na matrícula.Powered by Rock Convert

Quem termina um curso superior pode se candidatar à participação em um programa de trainee. Com seleção que exige conjugar esforços e talento, a aprovação no processo depende de cumprir várias etapas e se sobressair em todas elas. Mesmo envolvendo alto grau de dificuldade e acirrada disputa entre candidatos de excelente nível, a modalidade de treinamento está nos planos de grande parte dos estudantes.

Essa meta é plenamente justificada pelos importantes ganhos para a construção da carreira e ótimos salários oferecidos aos profissionais. Conheça outros pontos relevantes sobre os programas de treinamento e descubra alguns dos maiores e mais disputados do país!

O que é, de fato, um programa de trainee

Essa modalidade de programa faz a conexão entre recém-graduados e promissores cargos estratégicos a partir da identificação e recrutamento de profissionais com excelente formação e habilidades específicas.

O perfil buscado pelas empresas em seus processos é, basicamente, o de jovens com alto nível de formação. Então, os candidatos com maiores chances são aqueles graduados em boas faculdades, com domínio de idiomas e vasto currículo de cursos.

A contratação do candidato é feita por meio de um minucioso processo de afunilamento, que varia de acordo com cada organização. Os procedimentos de seleção dos concorrentes às vagas são longos e demandam obter aprovação nas várias etapas.

Além disso, é preciso que o candidato se disponha a viajar e possa mudar de localidade — de estado ou até de país. Entre as características que as companhias visam encontrar, estão proatividade, ousadia e a chamada “visão de dono”, ligada à capacidade de engajamento do ingressante.

Quais são as principais características

Os programas de trainee, de modo geral, têm em torno de 6 etapas avaliativas. Elas abrangem análise de currículo e perfil, testes escritos de inglês — ou de outros idiomas — e dinâmicas de grupo.

Quem consegue aprovação nessas fases vai para o painel de negócios, que consiste em um estudo de caso diante do qual é preciso estar pronto a propor soluções.

Vencidos esses desafios, os próximos são as entrevistas com gestores da área de recursos humanos e o painel com executivos da empresa. O profissional aprovado passa por uma imersão que leva de 6 meses a 4 anos.

Durante esse período, terá oportunidades de aprofundar conhecimentos e assumir responsabilidades no contexto organizacional. Isso o leva a adquirir aptidões para ocupar posição de liderança na organização no futuro próximo.

Quais são os benefícios de se participar desse tipo de programa

Passar por um treinamento para cargo de gestão ou gerência abre portas e destaca o profissional no mercado de trabalho. Isso, tanto dentro da empresa que oferece o programa de trainee, quanto fora da instituição.

Outra vantagem dessa contratação é a vivência que ela proporciona, repleta de conhecimentos, oportunidades de crescimento e amplas condições de fazer networking.

A compreensão de todas as áreas de uma empresa, propiciada pela imersão nos diversos setores, é outro ganho de ser trainee. A partir dessa prática, o profissional adquire visão global do negócio e se prepara para agir diante de diversos cenários.

O contato direto com executivos sêniores, suas orientações e acompanhamento também se traduzem em benefícios.

A possibilidade de tomar decisões em situações reais e a ascensão rápida a cargos importantes na empresa se somam às demais razões para se desejar ser um trainee.

Isso tudo com remunerações atrativas, bem acima da média que costuma ser ofertada aos recém-graduados. Considerados esses pontos, ser trainee significa muito mais do que conquistar um emprego — equivale a começar a carreira pelo alto.

Quais são os programas de trainee de destaque

Em organizações de grande porte, com culturas, missões e valores reconhecidos nacional e internacionalmente, são promovidos alguns dos concorridos programas de trainee da atualidade. Continue a leitura e saiba quais são eles!

Jovem Consultor FALCONI

A consultoria Falconi está entre as líderes em gestão no Brasil e mantém um programa de trainee pautado na atuação do participante em projetos reais. Denominado de Jovem Falconi, o ingressante encontra os estímulos e condições para desenvolver sua carreira dentro da organização.

Programa de Trainee Renner

O programa tem duração de 1 ano e proporciona possibilidade de atuar em cargo de gerência ou na área de produtos. As lideranças da empresa estão à frente do programa, e o aprovado assume suas responsabilidades nas unidades do negócio, que tem presença em todo o país.

Programa Jovens Profissionais Bunge

A empresa, pertencente ao segmento do agronegócio, investe na aceleração dos recém-formados, preparando-os para serem seus futuros líderes. Um de seus programas de trainee visa encontrar jovens engenheiros com até 5 anos de formados.

Programa Trainee de Gestão Pública da Vetor Brasil

O programa se destina aos profissionais que desejam trabalhar em projetos governamentais. Os processos seletivos acontecem duas vezes por ano, e seu foco é desenvolver novos talentos para atuar no dia a dia dos serviços públicos.

Programa Trainee Logística Lojas Americanas e B2W Digital

Com o lema “Gente é a base do nosso negócio!”, esse programa aposta na formação prática dos graduados em Administração, Ciências da Computação e Matemática.

Para os formados em Engenharia, as oportunidades estão nas áreas da computação, elétrica, industrial, mecânica, de produção, química e de transportes. A atuação dos trainees é nas regiões de São Paulo, Rio de Janeiro, Uberlândia e Recife.

Outros programas de trainee destacados são o da Ambev e da LEAR Corporation, ambos com foco na formação de líderes para atuação nacional e internacional. As duas empresas têm forte presença no setor industrial e empregam formados principalmente nas áreas de Engenharia — entre outras graduações.

Como se preparar para um programa de trainee

Para quem pretende se candidatar a um programa de trainee, preparação é essencial. Ela permite conhecer os valores da empresa e perceber a afinidade com a oportunidade ofertada.

Nesse sentido, é indicado fazer uma pesquisa detalhada sobre a instituição antes de se apresentar para as fases de entrevista e discussão de caso. Ainda, é preciso ter em mente que será necessário mostrar capacidade argumentativa e decisória nas etapas avaliativas.

Portanto, será necessário exercitar clareza, objetividade e a capacidade de solucionar desafios. Nas dinâmicas de grupo e nos diálogos com gestores, o ideal é demonstrar tranquilidade e transparência sem deixar de expor seus pontos fortes.

Agora que você conhece os diversos aspectos de um programa de trainee, pode investir na ideia de ingressar em um deles. Esse empenho deve começar com a escolha de uma faculdade de qualidade. A partir daí, foque seu percurso formativo com vistas a uma carreira pontuada por grandes realizações!

Entre já em contato com a UCEFF e descubra tudo que a maior instituição privada de ensino superior do oeste catarinense pode fazer pela sua formação!

Facebook Comments