O que é ser um profissional especialista e como se tornar um?

6 minutos para ler

Você certamente já ouviu falar que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e que, por conta disso, é preciso investir em sua educação para se destacar perante a concorrência. Pois saiba que uma das formas de conseguir se diferenciar em sua carreira é se tornando um profissional especialista.

Isso acontece porque algumas áreas estão sempre em busca de pessoas com qualificações específicas, o que faz com que haja vagas abertas esperando por esses profissionais.

Pensando nisso, neste post, vamos explicar o que é um profissional especialista, quais são as vantagens de seguir esse caminho, como se especializar e por que escolher a UCEFF como parceira nessa jornada. Continue a leitura e confira!

O que é um profissional especialista?

De maneira simples, podemos dizer que um especialista é aquele profissional que demonstra domínio sobre uma determinada área. Para isso, ele deverá dedicar a sua carreira, o seu tempo no mercado e as suas experiências acadêmicas de modo a absorver um vasto conhecimento sobre aquele assunto, tornando-se um “expert”.

Normalmente, o profissional especialista ocupa cargos de relevância, mas que não são de liderança ou gerência. Ainda assim, costuma receber altas remunerações, uma vez que o mercado apresenta demanda constante por esses indivíduos.

Diferenças entre o profissional especialista e o generalista

Enquanto o especialista foca os seus conhecimentos e as suas experiências em uma determinada área de sua atuação, o generalista é aquele que terá uma visão mais ampla da carreira, com habilidades mais distintas. Dessa forma, ele poderá atuar facilmente em diferentes setores — o que implica, também, em receber mais ofertas de trabalho que o especialista.

Por ter um perfil profissional que permite saber um pouco sobre todos os assuntos relacionados àquela carreira, o generalista tende a ocupar cargos de liderança e gestão.

É importante considerar essas diferenças entre os dois perfis enquanto você decide qual caminho seguir em sua formação acadêmica. Ainda que seja possível mudar de área a qualquer momento, o ideal é que essa escolha seja tomada quanto antes, para que você possa trabalhar os seus conhecimentos da maneira mais adequada para os seus objetivos profissionais.

Quais são as vantagens de ser um profissional especialista?

Agora que você entendeu melhor o que é um profissional especialista e como ele difere do generalista, chegou a hora de conhecer algumas das vantagens de optar por seguir esse caminho em sua carreira. Confira a seguir!

Referência profissional

O profissional especialista tende a ser uma referência em sua área de atuação, pois ele adquiriu um maior grau de técnica em relação ao objeto estudado. Por conta disso, consegue alguns benefícios no mercado de trabalho, como melhores oportunidades de emprego.

Estabilidade profissional

Contar com uma especialização faz com que a pessoa adquira uma certa estabilidade no cargo que ocupa. Isso porque as empresas costumam prezar por esse funcionário, devido às suas habilidades conquistadas ao focar sua formação naquela determinada área de atuação.

Salário mais alto

O profissional especialista é aquele que se dedicou arduamente a um determinado assunto para dominá-lo por completo. Essa dedicação garante uma remuneração diferenciada: quanto maior o grau de conhecimento, maior tenderá a ser o salário recebido.

A especialização também oferece ao profissional a oportunidade de negociar um aumento com os seus superiores. Caso seja recusado, o funcionário poderá procurar outras empresas, uma vez que o mercado sempre tem demanda para esse perfil de trabalhador.

Crescimento na carreira

Por fim, é preciso ter em mente que as possibilidades de crescimento na carreira aumentam conforme o profissional se torna mais capacitado. Assim, um especialista terá não apenas boas oportunidades de emprego, como também a possibilidade de desenvolver sua carreira e se manter motivado em sua atividade.

Como se tornar um profissional especialista?

Até aqui, vimos o que diferencia um profissional especialista de um generalista e quais são as vantagens de optar por esse caminho em sua carreira. Agora, é preciso entender como conseguir alcançar isso em sua área de atuação.

Primeiro, é interessante procurar por uma pós-graduação de qualidade, para aprofundar os seus conhecimentos e dar um direcionamento à sua carreira. Mas, ao escolher o curso, certifique-se de que ele é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Isso porque apenas dessa maneira o seu diploma será válido em todo o território nacional.

Depois, procure por cursos de atualização relacionados à sua carreira. Somente assim você conseguirá acompanhar as tendências da área e as novas possibilidades do setor — principalmente, se for um trabalho relacionado à tecnologia, por exemplo. Participar de eventos e palestras também é uma ótima forma de ficar por dentro das novidades, além de ajudar a praticar o networking.

Por que vale a pena investir em uma pós-graduação na UCEFF?

Não importa se você quer apenas mudar de carreira ou se tornar um profissional especialista: fato é que partir para uma pós-graduação é a melhor opção. Afinal, essa é a maneira mais fácil e rápida de ter acesso a conhecimentos específicos de uma determinada área de atuação — o que ajuda você a se profissionalizar e desenvolver a carreira.

Porém, não é fazendo qualquer curso que você conseguirá bons resultados. Para obter um aprendizado de qualidade, é preciso escolher uma instituição de ensino séria, de boa reputação e comprometida com o desenvolvimento intelectual dos alunos. Além disso, ela precisa oferecer instalações adequadas e um corpo docente capacitado. Esse é o caso da UCEFF, maior instituição de Ensino Superior privada em Santa Catarina.

Como vimos, optar por se tornar um profissional especialista é de grande importância para conseguir se consolidar em sua carreira. Isso porque, dessa forma, é possível crescer no ambiente profissional e obter chances melhores no mercado de trabalho.

Além disso, a especialização ajuda o profissional a não ficar estagnado em sua carreira, evoluindo constantemente em sua área de atuação e aprimorando as suas habilidades específicas. Assim, o indivíduo se mantém motivado e sai de sua zona de conforto — tornando-se um trabalhador importante para o mercado.

Quer investir na sua carreira e se tornar um profissional especialista? Conheça os nossos cursos de pós-graduação!

Facebook Comments
Quiz - A carreira acadêmica é para você?
Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This