Mindset de crescimento: o que é e como impacta a sua carreira?

3 minutos para ler

O que você espera da sua carreira nos próximos anos? Saiba que ter um mindset de crescimento faz toda a diferença para alcançar os resultados esperados e conquistar a realização pessoal e profissional.

Trata-se de uma mentalidade que visa o desenvolvimento constante. Diferentemente do mindset fixo, que é a crença de que não é possível mudar, mesmo ao longo dos anos, o de crescimento acredita que todos podem evoluir para atingir os próprios objetivos.

O termo mindset de crescimento foi divulgado pela psicóloga Carol Dweck, no livro “Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso“, e tem sido muito utilizado nos processos de gestão de carreira.

Quer saber como desenvolver a sua mentalidade de desenvolvimento? Então, fique por dentro de alguns hábitos que vão impactar a sua carreira!

Pratique o mindfulness

Já ouviu falar do mindfulness? Esse é um tipo de meditação que propõe a atenção plena em todo o ambiente ao redor. Quanto mais praticado, mais a pessoa aprende a voltar a consciência para os pensamentos, a respiração e as atividades que desempenha no dia a dia.

O mindfulness é um grande aliado para superar as dificuldades cotidianas. Afinal, dificilmente é possível se concentrar 100% em uma atividade, tendo em vista que existem diversos estímulos de distração.

No entanto, a ideia do mindset de crescimento é mostrar que todos têm controle de seu próprio destino. Consequentemente, cada pessoa pode controlar também sua mente e os pensamentos, voltando a atenção consciente para o que desejar.

Aceite os desafios

Uma maneira de se manter em constante desenvolvimento é passar por situações que fazem com que você precise se superar. Dessa maneira, que tal aceitar mais desafios na rotina?

Não é necessário enfrentar grandes dificuldades sempre. Algumas vezes, apenas evitar apertar o botão “soneca” do despertador por uma semana já é um desafio. Superá-lo mostrará a você que é possível quebrar hábitos ruins e focar um objetivo definido.

Utilize as ferramentas apropriadas

Diversas ferramentas podem auxiliar no mindset de crescimento. A psicoterapia, o guia de carreira e a educação são ótimos exemplos disso. Afinal, permitem aprender mais sobre a sua própria personalidade, definir o que deseja para o futuro e se preparar intelectualmente para ocupar o espaço desejado na sociedade.

Reflita sobre suas ações e aprenda com os erros

Ter momentos reflexivos é importante para o seu desenvolvimento pessoal. Sabe quando bate a vergonha de um acontecimento de anos anteriores? Na próxima oportunidade, em vez de sentir culpa, experimente tirar lições do ocorrido.

É interessante ter em mente que os erros fazem parte do processo de crescimento, e é praticamente impossível fugir deles o tempo todo. Mas é sempre possível tirar algum aprendizado do que já passou.

Desenvolva as habilidades necessárias

Quando o assunto é carreira de sucesso, é importante ter algumas soft skills bem desenvolvidas. Essas são habilidades que têm a ver com o seu comportamento dentro e fora do ambiente de trabalho.

Autoconhecimento, inteligência emocional, resiliência e comunicação não-violenta são ótimos exemplos de habilidades necessárias para cultivar mais harmonia e equilíbrio.

Entendeu como o mindset de crescimento traz ótimos impactos para a carreira? Mais que isso, essa é uma estratégia que favorece muito o seu desenvolvimento pessoal, permitindo que você alcance diversos objetivos de vida.

Gostou deste post? Então, acompanhe nossos conteúdos de perto. Siga os nossos perfis no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube!

Facebook Comments
Quiz - A carreira acadêmica é para você?
Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This