5 dicas para realizar uma boa transição de carreira

6 minutos para ler

Você está se sentindo estagnado e deseja alcançar mais oportunidades de crescimento profissional? Pois este pode ser o momento perfeito para realizar uma transição de carreira e transformar radicalmente o seu futuro.

Essa decisão pode impactar diversos aspectos da sua vida, mas o importante é se sentir bem e realizado, não é mesmo? A indicação é iniciar a trajetória buscando um curso superior que tenha a ver com o seu perfil em uma instituição de ensino de qualidade, que realmente o auxilie nessa nova fase da sua vida.

Acompanhe a seguir e confira mais 5 dicas para realizar uma transição de carreira de forma segura e eficiente!

Descubra se é a hora certa de realizar a transição de carreira

Muitas vezes, quando pensamos em mudar de carreira, já esgotamos bastante do nosso limite, não temos perspectiva e já não sentimos prazer em realizar determinadas funções no trabalho. Ao contrário do que se pensa, tal situação é bastante comum e acomete, até mesmo, pessoas bem-sucedidas em suas áreas de atuação.

Caso você esteja se sentindo insatisfeito e já não consegue realizar as tarefas cotidianas com a devida qualidade, pode ser que a melhor opção seja, de fato, fazer a transição o quanto antes. Até mesmo porque você pode acabar manchando a sua reputação e imagem enquanto profissional.

De qualquer maneira, o mais importante é se sentir realizado e feliz com o que você faz. Por isso, não tenha medo de arriscar e cultive a confiança de que você pode tentar um novo caminho no mercado de trabalho. Uma das formas mais seguras para isso, sem dúvidas, é investir em qualificação e conhecimento.

Converse também com outras pessoas que tomaram a mesma decisão e se arriscaram na transição de carreira. Certamente, elas terão muito o que agregar e podem te dar dicas valiosas para facilitar sua trajetória. Tenha em mente que o importante mesmo é se sentir realizado e ir em busca de uma carreira de sucesso, que faça sentido e seja alinhada ao seu perfil profissional.

Saiba como fazer uma boa transição de carreira

O primeiro passo para fazer uma mudança desse tipo é pensar se essa é realmente a solução mais viável para resolver o seu problema. Nem sempre o descontentamento é sinal de que você não gosta da sua profissão. Pode ser que você apenas não esteja em um cargo prazeroso, por exemplo.

Antes de trocar definitivamente de área, é essencial explorar todas as possibilidades dentro da sua atual carreira. Nesse sentido, cultive o autoconhecimento para entender se há alguma questão que poderia ser solucionada de outra maneira.

Mas se você está decidido em fazer a mudança, acompanhe a seguir e confira 5 dicas para fazer a transição de carreira de forma eficiente!

1. Prepare as finanças

Será necessário contar com uma reserva financeira para passar alguns meses ou até mais um tempo, sem prejudicar o seu orçamento. Se você pretende largar o atual emprego, por exemplo, pense que a quantia deve conseguir pagar as suas despesas mensais, como aluguel, combustível e alimentação.

Se a ideia é estudar para adquirir novos conhecimentos e habilidades, da mesma forma, será preciso ter um valor específico para investir. Considere esse aspecto primeiro, até mesmo para não se endividar e acabar tornando o processo de transição de carreira inviável.

2. Faça networking

O networking é uma das melhores formas para se conectar com pessoas influentes e que podem auxiliar você na busca da nova profissão. Para isso, é necessário estar aberto, ser um bom ouvinte e desenvolver uma relação interpessoal, tanto para ouvir quanto para aprender com os demais.

Existem diversos líderes e gestores que conseguiram conquistar uma carreira de sucesso, porque se conectaram a pessoas que, de alguma maneira, ajudaram a sua trajetória profissional. Portanto, faça networking em todos os ambientes que pensar que vale a pena, como faculdade, no próprio trabalho e também entre os familiares.

3. Destaque seus pontos fortes

Como todo profissional, você certamente tem pontos fortes que podem ser destacados e valorizados pelos empregadores. Sempre que possível, reflita sobre as atividades que desempenha bem e com prazer, e quais são as habilidades e competências que mais o diferenciam.

Quando for construir um novo currículo, com certeza ficará mais fácil listar e comunicar os seus pontos fortes aos recrutadores. Mas lembre-se de ter humildade e não parecer arrogante, afinal, em um momento de transição, é importante abaixar a cabeça e se colocar como aprendiz.

4. Desenvolva novas habilidades

Outra dica de ouro é desenvolver soft skills, ou seja, habilidades e competências valorizadas hoje pelo mercado de trabalho. O relacionamento interpessoal, a proatividade, a criatividade, a empatia, entre outras competências, sempre valem muito diante de um processo seletivo e podem auxiliar a destacar o seu perfil em uma entrevista de emprego.

Mas para desenvolver novas habilidades, é interessante adquirir conhecimento de qualidade e, além disso, saberes atualizados. Isso porque o mundo corporativo está a todo momento se transformando. Por isso, para acompanhar o ritmo da melhor forma, é fundamental estar sempre aprendendo e se atualizando, de preferência com pessoas experientes e que apresentam uma longa trajetória corporativa.

5. Invista em qualificação

Uma das maneiras mais seguras e eficientes de realizar a transição de carreira é, sem dúvidas, investir em qualificação. Um curso superior de especialização, como MBA, mestrado e doutorado, abre diversas portas e contribui para adquirir os conhecimentos de forma atualizada.

Para isso, é essencial buscar uma instituição de ensino de qualidade, que ofereça todas as ferramentas necessárias para a formação acadêmica. Para se qualificar, ainda será preciso pensar em um curso que esteja alinhado aos seus interesses e que realmente o faça se sentir realizado profissionalmente.

Sem dúvidas, para realizar a transição de carreira de forma segura, é importante investir em um curso superior ou em capacitações para obter novos conhecimentos e habilidades. A UCEFF é a maior instituição privada de ensino superior do oeste catarinense e oferece a devida credibilidade para atingir uma formação acadêmica de excelência.

Entre em contato agora mesmo com os nossos consultores educativos e conheça mais de perto os diferenciais da UCEFF!

Facebook Comments
Quiz - A carreira acadêmica é para você?
Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This