Fazer uma especialização é uma das melhores maneiras de atualizar conhecimentos em um campo específico e abrir novas portas no mercado de trabalho. Por isso, hoje resolvemos falar do MBA em Controladoria, Finanças e Gestão Tributária da UCEFF.

Para quem já trabalha ou pretende atuar nessa área, vale a pena se informar sobre o tema e começar a se preparar. Pensando nisso, conversamos com o pró-reitor administrativo e professor Cleonir Theisen para você ficar por dentro dessa grande oportunidade! Confira os detalhes da entrevista a seguir!

Como é o MBA em Controladoria e Finanças da UCEFF?

O objetivo do curso é preparar profissionais para as melhores práticas de controladoria, incluindo a parte de geração de relatórios e controles internos. Tudo isso é fundamental para a elaboração de informações úteis que auxiliem na tomada de decisões de todo tipo de negócio.

Em relação às finanças, o conhecimento vai possibilitar uma gestão otimizada dos recursos, tanto para fins de captação quanto para investimento. Já no lado tributário, o controle e planejamento permitem melhores resultados para a empresa.

Ou seja, o estudante sai do MBA muito mais preparado para lidar com todas essas questões, podendo implantar as técnicas aprendidas a fim de promover melhorias significativas. Sem dúvidas, é uma capacitação que agrega ao currículo e oferece uma base excelente para enfrentar os desafios encontrados no mercado.

Detalhes do curso

Conhecer a grade curricular de um curso é a melhor forma de identificar quais são os assuntos abordados durante os estudos, percebendo se eles são realmente interessantes ou não para o perfil do estudante — e se atendem aos seus objetivos e expectativas. Logo, aproveite para conferir a estrutura básica de disciplinas do MBA em Controladoria, Finanças e Gestão Tributária da UCEFF:

  • Administração financeira (16 h/a);

  • Análise econômica e financeira de projetos de investimento (24 h/a);

  • Auditoria fiscal e tributária (24 h/a);

  • Controles gerenciais e relatórios de controladoria (24 h/a);

  • Demonstrações financeiras (16 h/a);

  • Diagnóstico organizacional e noções de consultoria (24 h/a);

  • Direito tributário (24 h/a);

  • Finanças corporativas (24 h/a);

  • Gestão Estratégicas de custos (32 h/a);

  • Gestão trabalhista e previdenciária (24 h/a);

  • Gestão tributária (32 h/a);

  • Inteligência aplicada ao negócio – controladoria, finanças e gestão tributária   (32 h/a);

  • Liderança organizacional (8 h/a);

  • Planejamento e gestão estratégica (24 h/a);

Todo esse conteúdo (e outros temas complementares) é ministrado em 368 horas, que são divididas em uma programação de aulas quinzenais durante aproximadamente 18 meses. Isto é, em cerca de um ano e meio é possível concluir a especialização.

Como ressalta Cleonir Theisen, o mais importante é a forma como são trabalhadas todas essas matérias. De acordo com ele, “toda disciplina tem uma parte de buscar conceitos, mas também tem a parte prática”. As oficinas práticas ajudam muito o aluno a entender melhor a aplicação de cada conceito no dia a dia.

Para quem este MBA é indicado?

Não há grandes restrições para iniciar um curso como esse. O principal pré-requisito é que o aluno já tenha um diploma de graduação, afinal de contas, estamos falando de um curso do nível de pós-graduação

Outro detalhe importante é o conhecimento prévio de alguns temas para não ficar tão perdido nas aulas. Assim, o público-alvo é formado por graduados em Administração, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Direito, Engenharia de Produção, Economia e outras áreas afins.

Por se tratar de um MBA (Master in Business Administration), é natural que a maior parte das pessoas interessadas já tenham certa experiência na área e queiram obter uma qualificação para alcançar melhores oportunidades — como um cargo de gestor, gerente ou diretor. Pode ser também que o intuito seja dar um novo rumo para a carreira, adquirindo expertise em um segmento diferente para explorar um outro caminho profissional.

Uma vantagem do curso é proporcionar uma instrução multifacetada, que prepara a pessoa para atuar em três principais frentes: planejamento financeiro e tributário, gestão organizacional e atividades comerciais (compra e venda). Isso faz com que o aluno não fique tão limitado na hora de praticar suas funções, inclusive podendo escolher entre esses segmentos que são estratégicos para toda empresa.

Por que escolher a UCEFF e não outra instituição?

Entre os aspectos que devem ser observados antes de escolher uma instituição de ensino para fazer o seu curso de interesse estão: infraestrutura, experiência e reconhecimento no mercado, grade curricular, qualidade do corpo docente e metodologia.

Nesse caso, a UCEFF reúne todos os critérios para oferecer um MBA de ótima qualidade. A estrutura das disciplinas foi desenvolvida para que o aluno consiga obter conhecimento teórico e prático ao longo dos seus estudos. Os assuntos foram escolhidos cuidadosamente para montar uma formação completa e atualizada.

Além disso, a instituição já tem tradição nesse segmento, até porque procura estar sempre de olho nas tendências de gestão. Segundo Cleonir, há ainda outro ponto que merece ser destacado: “o atendimento especializado para o estudante, sendo que a última disciplina (da parte prática) é orientada por três professores ao mesmo tempo — um para cada área de conhecimento, fazendo um resumo geral do que se estudou no ano inteiro do curso.”

Para completar, os professores são selecionados com muito critério, pois são profissionais com experiência tanto na carreira acadêmica quanto nas práticas de mercado relacionadas aos assuntos que lecionam. 

Esse conjunto de fatores reflete a preocupação da UCEFF em transmitir conhecimento de forma diferenciada, cuidando não só da competência profissional dos seus alunos, como também da construção de cidadãos inovadores, éticos e empreendedores. De qualquer forma, vale lembrar que o interesse e a dedicação do aluno são ingredientes imprescindíveis para o seu desenvolvimento.

E então, o que você achou de conhecer melhor o MBA em Controladoria, Finanças e Gestão Tributária da UCEFF? Não perca essa chance de se destacar na área e alavancar a sua carreira!

Entre em contato conosco para saber outros detalhes e fazer a sua inscrição. Comece o quanto antes uma nova trajetória para conquistar os seus sonhos!

 

Facebook Comments