Não há como negar que as inovações tecnológicas provocam grandes mudanças na rotina das pessoas e na sociedade como um todo. Nesse cenário, é fundamental entender também quais são os impactos da tecnologia no mercado de trabalho, tanto os positivos quanto os negativos, e como é possível se adaptar a essa nova realidade.
Afinal de contas, o mercado é tão dinâmico e exigente que quem não atende às suas demandas corre sérios riscos de perder espaço. Para ter uma carreira bem-sucedida, é muito importante prestar atenção às novidades e adotar medidas para se destacar entre os concorrentes e continuar a crescer profissionalmente.
Por esse motivo, preparamos este post que traz algumas informações imprescindíveis para você entender melhor os impactos da tecnologia no mercado de trabalho. Confira!
Como as novas tecnologias movimentam o mercado de trabalho?
Quando se fala em tecnologia no mercado de trabalho, é natural que as pessoas pensem especificamente sobre a transformação digital pela qual as empresas têm passado. Enquanto isso pode parecer algo exclusivo do século XXI, o fato é que tal movimento acontece de tempos em tempos na sociedade, que não tem outra saída senão se adaptar.
Isso porque as mudanças causadas pelas inovações tecnológicas — seja a criação da primeira máquina a vapor, seja o surgimento da inteligência artificial — fazem novas profissões surgirem, ao passo que outras se tornam obsoletas e desaparecem. Com isso, o perfil dos profissionais também precisa mudar para acompanhar as novas demandas, o que resulta em uma grande transformação do mercado.
Quais são os impactos da tecnologia no mercado de trabalho?
Para você entender melhor como a tecnologia afeta o mercado de trabalho, destacamos alguns dos seus principais impactos. Veja quais são eles, a seguir.
Surgimento de novas possibilidades de carreira
Um dos impactos da tecnologia no mercado de trabalho que mais chamam a atenção certamente é o surgimento de novas ocupações. Com as transformações tecnológicas, as empresas precisam se adaptar e contratar pessoas para lidar com a nova realidade.
É interessante notar que os impactos não atingem somente os setores ligados à tecnologia propriamente dita. Um bom exemplo disso é a profissão de social media, que consiste basicamente em gerenciar as redes sociais de uma pessoa ou empresa de qualquer ramo, uma ótima oportunidade para profissionais de marketing.
Extinção de cargos
Da mesma forma que as tecnologias recentes levam ao surgimento de novas profissões, elas também extinguem certos cargos. Isso porque a todo momento são desenvolvidos e aperfeiçoados softwares e dispositivos capazes de substituir a força de trabalho humana.
A inteligência artificial, por exemplo, já é usada para fazer atendimento ao público em plataformas digitais e serviços de telemarketing. Consequentemente, a demanda por profissionais tende a diminuir bastante nesses setores, com o risco até de desaparecer.
Mais automatização
Por falar em inteligência artificial e suas consequências, um dos principais impactos da tecnologia no mercado de trabalho é justamente a automatização dos processos. Muitas tarefas, que antes dependiam de profissionais para serem executadas, já podem ser realizadas de modo automático, por meio de máquinas e programas de computador.
Mesmo que a interferência humana não seja totalmente dispensável, esse é um sinal de alerta para o fato de que algumas profissões podem se tornar obsoletas. Diante da velocidade com que os avanços tecnológicos ocorrem, isso pode acontecer ainda mais rápido do que se pensa em vários setores.
Expansão do trabalho remoto
As novas tecnologias também possibilitam que as pessoas possam trabalhar sem precisar estar presencialmente na empresa todos os dias. Essa é uma tendência que ganhou ainda mais adeptos a partir do início da pandemia de Covid-19, quando as empresas tiveram de se adaptar para continuar suas atividades em meio ao distanciamento social.
Assim, a tecnologia é o que torna possível que as organizações contratem profissionais em home office (quando eles nunca precisam se deslocar até a empresa) ou no modelo híbrido (quando atuam alguns dias em casa e outros na empresa). Isso permite que elas recrutem talentos que vivem em outras cidades e até países.
Exigência de novas habilidades
Com a transformação digital nas empresas, a necessidade de aprender a lidar com as novidades é mais um dos impactos da tecnologia no mercado de trabalho. Em muitos casos, não se trata de perder espaço para os avanços tecnológicos, mas sim de saber como trabalhar com eles.
Ter conhecimentos de informática já se tornou uma das exigências mais básicas para qualquer cargo. Conforme os recursos se tornam cada vez mais modernos, os profissionais precisam desenvolver habilidades profissionais compatíveis com o novo cenário do mercado de trabalho.
Por que é tão importante investir em qualificação profissional?
Em meio a tantas transformações no mercado de trabalho, a melhor solução para os profissionais é entender como o setor em que atua tem sido afetado e acompanhar as mudanças. Para isso, o ideal é investir em mais qualificação profissional a fim de ter um diferencial competitivo, não perder espaço e conseguir crescer na carreira.
Fazer cursos e desenvolver novas habilidades para atender às demandas do mercado ajuda a melhorar o currículo e ter boas chances de disputar vagas de emprego. Para profissionais já empregados, por sua vez, adquirir mais qualificação é uma maneira de se preparar para ocupar cargos mais altos e conquistar uma promoção.
Além disso, investir em formação também torna possível que você mude de carreira, caso não esteja feliz com sua ocupação atual ou a sua profissão corra o risco de ficar obsoleta. Desse modo, você pode buscar outras oportunidades no mercado e dar início a uma nova trajetória profissional.
Por fim, vale reforçar a importância de escolher uma instituição de ensino de qualidade a fim de melhorar a sua qualificação profissional. Isso é imprescindível para que consiga se preparar e não sofrer com os impactos da tecnologia no mercado de trabalho, mas sim aproveitar as oportunidades que surgem com as mudanças.
Gostou do nosso post? Que tal se informar um pouco mais para se sair bem na profissão? Leia o nosso conteúdo sobre como se preparar para o mercado de trabalho e não perca nenhuma dica!