Curso de Estética e Cosmética semipresencial: descubra o porquê de investir nessa modalidade

Cada vez mais as pessoas se interessam em cuidar da saúde e do bem-estar. O curso de Estética e Cosmética semipresencial da UCEFF é um ótimo investimento!
6 minutos para ler

Beleza, saúde, autoestima e bem-estar são temas que chamam a sua atenção? Saiba que existem boas possibilidades de trabalho nessa área. Logo, é uma oportunidade de você unir o útil ao agradável, tendo um ofício prazeroso e que, ao mesmo tempo, seja sua fonte de remuneração.

O curso de Estética e Cosmética semipresencial da UCEFF ainda tem como característica a flexibilidade do EAD, unida às vantagens de uma sala de aula presencial. Além disso, é uma graduação superior de tempo mais curto, propiciando um retorno mais rápido do seu investimento.

Conversamos com Elaine Serpa, coordenadora do curso na UCEFF, que nos trouxe algumas informações relevantes. Acompanhe!

Por que investir no curso de Estética e Cosmética?

Escolher a área de Estética e Cosmética é vantajoso em vários sentidos. Entenda como o curso pode ser um diferencial para você!

Possibilidade de abrir um negócio próprio

Já imaginou trabalhar sem precisar de um chefe fazendo inúmeras solicitações? Ao atuar como esteticista, é possível ter o próprio negócio, escolher o horário de trabalho e decidir como será a agenda do dia. É uma maneira de conquistar a independência financeira, tendo mais protagonismo na vida.

Mercado em expansão

De acordo com Elaine, a estética é um mercado em expansão: “apesar da crise que passamos no Brasil, nesses últimos tempos, a Estética está em contínuo crescimento. A área vai além de cuidados com a aparência, havendo, também, a preocupação com a saúde e o bem-estar“.

Promoção da autoestima

A autoestima é um dos aspectos mais relevantes para a felicidade. Atuar nessa área é promover mais alegria para as pessoas, ajudando-as a levar uma vida mais agradável.

Diversidade de opções de carreira

Esteticistas têm muitas possibilidades de atuação. Eles podem trabalhar na área da saúde ou focar mais o embelezamento. Algumas oportunidades são:

  • consultoria: o consultor de estética realiza contatos com empresas e profissionais, com o intuito de fechar parcerias para comercialização de serviços;
  • depilação: o profissional se torna especialista em depilações para o público feminino ou masculino;
  • estética corporal: é possível desempenhar alguns procedimentos, com foco em diminuir celulites, estrias e gordura localizada. A drenagem linfática é um dos exemplos de procedimentos;
  • estética facial: manchas, pelos no rosto, acne, marcas de expressão e sobrancelhas desalinhadas são alguns dos grandes incômodos e possíveis atuações;
  • maquiagem profissional: dá para se especializar em um único tipo de maquiagem, como a artística, ou ser um profissional mais generalista;
  • massagens: aqui, é possível ser especialista em vários tipos de massagens, como a relaxante, a drenagem e a massagem para gestante;
  • podologia: calos e unhas encravadas incomodam muitas pessoas, então, sempre existirá mercado para esse profissional;
  • visagismo: aqui, o foco é cuidar dos cabelos. O esteticista se especializa não só em cores de tintas e tratamentos capilares, mas também em cortes e designs.

Qual o perfil de um bom profissional de Estética e Cosmética?

Sensibilidade e empatia com problemas de autoestima são algumas das características que farão de você um profissional mais reconhecido. Além disso, é importante ter uma boa comunicação e saber lidar com pessoas, já que o trabalho exige contato com elas o dia todo. Mais um ponto interessante é ser alguém que gosta de se cuidar, já que, nessa profissão, a imagem e a aparência pessoal tendem a ser consideradas.

Por que vale a pena fazer o curso de Estética e Cosmética na modalidade semipresencial?

Escolher a modalidade semipresencial é unir os benefícios do EAD com as vantagens das aulas presenciais. De um lado, há a flexibilidade em poder acompanhar o curso, no seu próprio ritmo. Quem trabalha ou tem outros afazeres durante o dia costuma aproveitar melhor o tempo dessa forma.

De outro lado, há o privilégio de mais contato com professores e colegas. Além de ser ótimo para tirar dúvidas mais pontuais, é um modo de criar um networking, o que será mais propício para a carreira. Ainda, a graduação conta com muita experiência prática, isso torna as aulas bem dinâmicas.

Elaine complementa afirmando que “desde o primeiro semestre, há aulas práticas do curso. Aliada a elas, temos uma profunda teoria, com professores especialistas, mestres e doutores já experientes no mercado de trabalho”.

“No curso de Estética e Cosmética semipresencial, os alunos têm aulas todos os dias da semana, sendo até 3 dias no presencial, para a prática, e o restante no ambiente virtual. Todas as aulas são preparadas por professores especializados e, além disso, na plataforma, o aluno tem o apoio de uma monitoria digital, para o esclarecimento de qualquer dúvida”, continua.

Quais são os diferenciais do curso de Estética e Cosmética semipresencial da UCEFF?

O curso de Estética e Cosmética semipresencial da UCEFF é autorizado pelo MEC, tem duração de 2 anos e é do tipo tecnólogo. O objetivo da graduação é fornecer habilidades em diferentes nichos do mercado, propiciando ao aluno um olhar crítico, dentro da ética.

As aulas têm muita parte prática, como já mencionado, sem, contudo, deixar a teoria de lado. Um dos diferenciais, inclusive, é viabilizar experiência para a atuação empreendedora. Assim, o aluno aprende planejamento, organização e gerenciamento de empresas.

Sobre a grade curricular, Elaine define ser “bem abrangente, com foco em Estética facial, corporal e eletroterapia (equipamentos estéticos). Também há técnicas de maquiagem, visagismo e embelezamento pessoal. Com isso, o profissional estará capacitado para atuar nos diversos segmentos estéticos”.

Algumas das disciplinas abordadas são:

  • Fisiopatologias da Pele;
  • Microbiologia, Imunologia e Parasitologia;
  • Técnicas de Maquiagem, Visagismo e Embelezamento Pessoal;
  • Cosmetologia e Formulações Cosméticas;
  • Psicologia Aplicada;
  • Práticas Integrativas, Terapias Complementares e Técnicas de SPA.

Para Elaine, graduar-se na instituição dará ao profissional melhor qualificação para competir no mercado e, consequentemente, mais oportunidades de atuação: “o esteticista e cosmetólogo formado na UCEFF estará preparado para promover a saúde aliada ao bem-estar das pessoas, terá capacidade para aplicar seus conhecimentos em diversos procedimentos estéticos, tanto faciais quanto corporais, incluindo a drenagem linfática pós-operatória, que é um tratamento que envolve um cuidado especial”.

Enfim, o curso de Estética e Cosmética semipresencial da UCEFF é um bom investimento para quem se interessa pela área de bem-estar, saúde e embelezamento. Não se esqueça de que não basta apenas escolher sua graduação. A qualidade da instituição de ensino também fará diferença nos frutos que você colherá mais tarde.

Achou interessante o curso? Caso precise de ajuda ou mais informações, entre em contato conosco!

Facebook Comments
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Share This