Estética e Cosmética: saiba como é o curso e o mercado de trabalho

estética e cosmética
6 minutos para ler

É bastante comum ter dúvidas na hora de escolher um curso de graduação. No entanto, para fazer uma escolha mais adequada, é preciso conhecer as especificidades e as possibilidades que a profissão oferece. Afinal, estamos falando do futuro profissional.

Um dos setores que mais chama a atenção dos jovens, principalmente por conta das boas oportunidades, é o de Estética e Cosmética. A área faz parte da saúde e estuda os conceitos relacionados ao corpo e à fisiologia humana em geral, focando problemas que influenciam a imagem pessoal dos pacientes.

Para saber mais sobre o tema, continue a leitura e veja como é o curso e o mercado de trabalho em Estética e Cosmética.

Como funciona o curso de Estética e Cosmética da UCEFF?

A graduação em Estética e Cosmética é um curso da área de saúde que passou a ser regulamentado apenas em 2018 no país. Por isso, nos últimos anos surgiu uma alta demanda por profissionais capacitados e devidamente treinados para lidar com os desafios do atual mercado competitivo.

A UCEFF oferece a qualificação de nível superior no setor com o objetivo de que os estudantes consigam promover bem-estar, saúde e maior satisfação pessoal para os pacientes. No geral, a graduação em Estética e Cosmética tem como foco transmitir orientações específicas para que os futuros profissionais desempenhem a parte técnica da rotina de trabalho da melhor forma.

A grade curricular contempla uma série de conhecimentos fundamentais para a boa prestação de serviços nesse nicho. Disciplinas como Anatomia, Biologia, Visagismo e Dermatologia Estética são alguns dos conteúdos que compõem a grade de Estética e Cosmética.

Desde 2019, a UCEFF oferece o curso no formato semipresencial híbrido, com duração de 2 anos (4 semestres). No decorrer da formação acadêmica, o aluno se prepara para os desafios e as demandas do mercado de trabalho. Isso porque na UCEFF, além das disciplinas teóricas, também são ofertadas atividades práticas para que o estudante execute os conhecimentos adquiridos nas aulas.

Quais são as possíveis especializações?

Por ter uma grade curricular diversa e multidisciplinar, o profissional pode seguir uma especialização na área de Estética e Cosmética e, com isso, se tornar craque em um determinado nicho do mercado. Tendo acesso a conhecimentos aprofundados sobre Anatomia Humana, por exemplo, o esteticista pode atuar com terapias alternativas, massagens, dentre outros.

Existem outras especializações que podem ser feitas para complementar a formação, como Farmacologia Clínica, Prescrição de Nutricosméticos e Fitoterápicos, Fisiologia Humana Aplicada à Nutrição Clínica, Estética e Esportiva. Além da parte teórica, a especialização ainda traz temas essenciais para o sucesso profissional do aluno.

Quem tem diploma em Biomedicina, Nutrição, Farmácia e Fisioterapia também pode optar por seguir uma especialização dentro da área para desenvolver as habilidades específicas voltadas para o mercado de estética. Inclusive, esse é um setor que passa por constantes inovações e, para se manter atualizado sobre os procedimentos, equipamentos e produtos, é imprescindível cursar uma especialização.

Como é o mercado de trabalho de Estética e Cosmética?

A quantidade de salões e centros de beleza no país comprova como o mercado de estética é aquecido e oferece uma série de oportunidades. Com o crescimento, o setor também expandiu as possibilidades de atuação, requisitando profissionais qualificados em:

  • centros estéticos;
  • clínicas de dermatologia, fisioterapia e nutrição;
  • academias;
  • spas;
  • hotéis;
  • consultoria de cosméticos;
  • salões de beleza;
  • atendimento em domicílio.

Também é possível trabalhar de forma autônoma ou, até mesmo, seguir na carreira acadêmica dando aulas em cursos técnicos e em faculdades privadas e públicas. A média salarial do esteticista é de R$1.449,22 atualmente, mas os rendimentos podem aumentar consideravelmente a depender da experiência e das especializações apresentadas no currículo.

As áreas e funções que mais empregam e oferecem oportunidades são:

  • Estética Facial;
  • Consultoria;
  • Estética Corporal;
  • Estética Pré e Pós-Cirúrgica;
  • Visagismo;
  • Massagem Corporal;
  • Maquiagem Profissional.

Dessa forma, o mercado de trabalho para esteticistas tem se mostrado bastante promissor e repleto de boas possibilidades de crescimento. Para ter sucesso e realização profissional, é fundamental conhecer cada área da Estética e Cosmética e optar por um setor que tenha afinidade com os seus interesses e objetivos de carreira.

Quais são as tendências da área?

Mesmo com a crise econômica dos últimos anos, o mercado de estética se manteve competitivo e ativo, empregando inúmeros profissionais e expandindo suas tecnologias, técnicas e procedimentos. O Brasil, por exemplo, é considerado o terceiro maior consumidor do setor de beleza e estética do mundo, estando atrás apenas dos Estados Unidos em quantidade de cirurgias plásticas realizadas.

Além disso, com as recentes mudanças no estilo de vida da população, que tem demonstrado maior preocupação com a saúde e o bem-estar, a busca por procedimentos estéticos também tem aumentado.

Isso comprova como o segmento anda aquecido e como a profissão pode ser promissora para quem busca por qualificação. O ideal é se organizar para estudar e iniciar a graduação para conseguir uma boa vaga e estabilidade no mercado de trabalho.

Ao ingressar na faculdade, você terá contato com conhecimentos atualizados e baseados nas mais recentes inovações da área. Quem atua na profissão deve estar sempre aberto e ser flexível para acompanhar as transformações, as novas técnicas e substâncias que surgem a todo momento. Tenha em mente que esse é um passo importante para se manter competitivo.

Assim, contar com um ensino de referência, uma capacitação de qualidade — com professores bem preparados e experientes — é essencial para acompanhar as mudanças e atender as demandas dos empregadores. Com isso, o indivíduo estará muito mais próximo de alcançar uma melhor colocação e, consequentemente, melhores rendimentos.

Mesmo que você ainda esteja em dúvida sobre qual carreira seguir, tenha em mente que o curso de Estética e Cosmética da UCEFF oferece diferenciais importantes para o futuro profissional. Nosso objetivo é que o recém-formado saia da faculdade preparado para lidar com os desafios do mercado de trabalho da melhor forma e com a devida qualificação. Por isso, considere sempre a qualidade da instituição de ensino e seus diferenciais antes de realizar a sua matrícula.

Gostou do conteúdo e quer conhecer mais sobre as opções de graduação que a UCEFF oferece? Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

Facebook Comments
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Share This